ASTRISUL FECHA ETAPA INÉDITA DO PARATRIATHLON EM ILHÉUS.

DIRIGENTES CHEGAM EM ILHÉUS NESTA QUARTA (10/12)

 No Calendário da Confederação Brasileira de Triathlon está definida a Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon para Ilhéus no dia 08/11/2015. A modalidade estreia em Jogos Olímpicos na Paralimpíada do Rio de Janeiro em 2016, o que motivou a Associação dos Triatletas de do Sul da Bahia, com sede em Ilhéus, a fazer a proposta de sediar o evento durante o VI Congresso Paradesportivo Internacional realizado em Florianópolis Santa Catarina no mês passado. O Paratriathlon ocorre nos mesmos moldes do triathlon, com natação, ciclismo e corrida para atletas em 5 categorias:
Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon será Ilhéus

Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon será Ilhéus

TRI 1: Atletas que usam cadeiras de rodas em decorrência variadas deficiências; TRI 2: Atletas com deficiências severas, incluindo bi amputados que utilizam próteses e atletas que correm com uso de muletas; TRI 3: Atletas com esclerose múltipla, distrofia muscular, paralisia cerebral, amputados de dois ou mais membros que podem usar bicicleta ou triciclo e correr; TRI 4: Deficiências nos membros superiores, incluindo amputação acima do ou abaixo do cotovelo, amputações em um ou dois membros superiores, que usam ou não próteses; TRI 5: Limitação moderada nos membros inferiores, incluindo amputação abaixo do joelho, que podem usar a bicicleta e correm com próteses; TRI 6: Deficientes visuais, incluindo cegos ou que possuem visão 6/60 ou mesmo campo visual de menos de 40 graus com aparelhos corretivos. Um guia do mesmo sexo é obrigatório nesta categoria.
Hilton Junior, que é do Paratriathlon Brasileiro, estará em Ilhéus e a diretoria da Astrisul agendou reunião com prepostos da Prefeitura para definir os principais pontos do evento, inédito na Bahia. Haverá também visitas ao percurso Cristo/Avenida Soares Lopes para levantar prioridades. Além da etapa brasileira do Paratriathlon, acontecerá na mesma data uma competição de triathlon que pode ser válida pelo campeonato baiano.
APOIO DA UESC AO TRIATHLON E PARATRIATHLON
Um dos pontos fortes da cidade de Ilhéus para receber eventos de grande porte é a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc com a Confederação Brasileira de Triathlon na com formação de árbitros. Os alunos Curso de Educação Física têm formação internacional e, com apoio da universidade, participam de eventos internacionais. A mesma UESC por meio do Departamento de Letras disponibiliza curso de inglês aos alunos que integram a equipe de arbitragem. Ilhéus tem uma das maiores equipes de ITU Technical Officials (Oficiais Técnicos de Arbitragem filiados à International Triathlon Union) do país por conta desta parceria, não
cansam de enaltecer os envolvidos.

Ios

Com informações de Alberto Barretto Kruschewsky