O nosso objetivo é criar um banco de dados digital.
A ideia é que todos que se interessem pela nossa história participem.
Criaremos juntos um banco de dados com todos os registros possíveis desde o tempo de capitania , até os dias atuais. De alguma forma isso já vem sendo feito por algumas pessoas e instituições, portanto este trabalho vem somar junto a estes.
Começaremos com a digitalização de documentos do acervo de Raymundo Sá Barretto, acervo este reunido no decorrer de uma vida. Sá Barretto que nasceu em Ilhéus no dia 21 de fevereiro de 1924 e viveu até o ano de 2003, tabelião de notas, escritor memorialista, historiador nato, benemérito da cultura ilheense . O seu acervo é constituído por: correspondência com escritores e personalidades de alguma forma ligados a nossa região; fotografias; uma coleção de recorte de jornais organizada pelo próprio Sá Barretto , textos do próprio Sá Barreto narrando acontecimentos; entre outros documentos históricos.
Faz parte também da ideia, a criação de um álbum com o nome de pessoas ligadas a nossa historia, que de alguma maneira contribuíram para o desenvolvimento da nossa sociedade. E assim, a cada dia acrescentaremos nomes e dados novos. Até que um dia tenhamos digitalizados, registros suficientes para que seja compreendido o nosso momento presente.
Na busca de uma sociedade sustentável, o acesso a memoria social de nossa gente, é de grande importância para a compreensão socioambiental , nos auxiliando na preparação do futuro que queremos.
Aspectos culturais, também terão lugar de destaque nesta nossa proposta, pois acreditamos que a valorização de nossa cultura terá papel decisivo na transformação que almejamos para a nossa sociedade.
Iniciaremos com uma serie de reportagens, recortes de jornais do acervo do Memorial Sá Barretto, matérias que remontam o cenário do cacau em nossa região a três décadas passadas.
Espero que esta pagina denominada Centro de Memória de Ilhéus possa contribuir de alguma forma para esse novo momento da nossa cidade e região.


Raymundo Sá Barretto Neto
Fim da conversa no bate-papo