110 ANOS DE MUITO AMOR DE ROTARY
No dia 23 de fevereiro de 1905 foi fundado o Rotary International (RI) por Paul Haris juntamente com outros três homens de negócios, Silvester Schiele, Gustavus Loehr e Hiram Shorey, na sala 711 do Edifício Unity, onde a primeira reunião foi realizada, em Chicago.
Com 110 anos de prestação de serviços humanitários, o Rotary é hoje a maior entidade particular de serviço social do mundo. Respeitável e reconhecida mundialmente por sua credibilidade e alto padrão de ética, a organização atua na prestação de serviços humanitários. Com assento permanente na ONU, o RI possui um milhão e duzentos mil voluntários unidos em 219 países em prol do mesmo objetivo: transformar vidas.
No Brasil, a organização está estabelecida desde 1922, possui 2.396 clubes em 38 distritos e 352 núcleos de desenvolvimento comunitário, com 56.192 rotarianos. Líderes de negócios responsáveis e profissionais de destaque oferecem vasto conhecimento para o compromisso de aprimorar comunidades por m eio de serviços voluntários.
Entre os principais projetos, destaca-se o Pólio Plus, o programa mais ambicioso da história do Rotary e que constitui principal e atual meta, a erradicação global da Poliomielite, doença da paralisia infantil. Este projeto é a representação máxima dos trabalhos voluntários na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Lançado em 1985 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades, o Pólio Plus alcançou uma redução de mais de 99% do número de casos da doença em todo o mundo, com ações em 122 países. Mais de dois bilhões de crianças foram imunizadas! No Brasil, a doença foi erradicada em 1989. Agora, Falta Só Isto (1%)!
É através do financiamento de iniciativas locais e internacionais, que se realiza a prestação de serviços voltados para prevenção e tratamento de doenças; capacitação no preparo e aperfeiçoamento profissional para jovens, mulheres e adultos para realização de trabalhos significativos; educação básica e alfabetização; desenvolvimento econômico e humanitário; combate à pobreza; assim como o Programa de Intercâmbio de Jovens, entre outras áreas.
A credibilidade do Rotary prima-se no valor da honestidade, uma organização que conecta pessoas proativas, inspiradoras e competentes, para o melhor desenvolvimento possível dos projetos, nas comunidades contempladas. A excelência do Rotary está elencada no Ideal de Servir, para que a boa vontade, cooperação, compreensão, boas relações entre as nações e a paz mundial, sejam promovidas e estimuladas entre todos.
Saiba mais
O nome é “Rotary” porque os sócios se reuniam em rodízio em seus locais de trabalho. Paul Harris, o fundador, nasceu em 19 de abril de 1868 em Rancine, Wisconsin, nos Estados Unidos, filho de George e Cornelia Bryan Harris, e casou-se com Jean Thomson. Estabelecido em Chicago em 1896, Harris tornou-se um conhecido advogado em pouco tempo.
Certa vez, após o jantar, Paul Harris acompanhou um colega de escritório num passeio noturno, e, durante a caminhada, seu colega de advocacia o levou a diversos estabelecimentos para cumprimentar os amigos proprietários de várias casas comerciais, que os apresentou a Paul. Conhecer os clientes do seu colega, que vieram a se transformar em amigos, foi um fato que se fixou como ideia na mente de Paul Harris. Este insight o inspirou a organizar um clube, sem restrições políticas ou religiosas, para executivos e profissionais estabelecerem novas amizades e desfrutarem de companheirismo.
Antes de fundar o Rotary International e ser advogado, Paul Percy Harris exerceu diversas profissões, como repórter no jornal Chronicle em São Francisco (EUA), professor de economia, ator, caubói, ajudante de fazendas, colhedor de uvas, recepcionista noturno em hotel, caixeiro viajante, tratador de gado, encaixotador de laranjas, pescador de ostra e representante e vendedor de mármores, quando fez diversas viagens pelos Estados Unidos e Europa. Formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Iowa, em 1891, e posteriormente obteve o título de Doutor Honorário da Universidade de Vermont.
Quando o Presidente Emérito do Rotary International, Paul Harris, veio a falecer, em 27 de janeiro de 1947, 6000 Rotarys Clubs estavam unidos em todo o mundo pelos ideais rotários de companheirismo e prestação de serviços.
Curiosidades
Os self-made men formaram os primeiros Rotary Clubes. Eles eram homens de negócio que conquistaram o que tinham por seu próprio esforço.
A tolerância foi o valor que Paul Harris perpetuou como legado que herdou do seu avô e projetou em sua vida, durante sua jornada. Cidadão do mundo, Harris conheceu os cinco continentes e recebeu honrarias de reis e presidentes em diversos países.