Hoje é o dia do centenário de nascimento de Durval Weyll Cardoso e Silva, que viajou para o Oriente Eterno em 05 de junho de 1990, aos 75 anos.
Fica a lembrança eterna de um homem que dedicou sua vida a fazer o bem.
Foi múltiplas vezes venerável da Loja Maçônica Regeneração Sul Bahiano, tendo nessa condição liderado a campanha para aquisição do templo do Palacete Misael Tavares, com sacrifício, inclusive, de suas finanças pessoais.
Fundou o Rito Brasileiro na Região, com a Loja Gonçalves Ledo V, da qual foi o primeiro venerável, hoje cognominada Elias Ockè e participou da fundação da Loja 28 de Julho, em Itabuna, e de outras lojas filiadas ao rito na Região.
Foi Presidente do Lyons Club, da Associação Rural de Ilhéus, do Clube dos Bancários, da Sociedade São Vicente de Paulo, do Conselho Administrativo do Clube dos Comerciários e Vereador em Ilhéus (sem remuneração). De todas essas instituições, entre outras, saiu sempre mais pobre do que entrou.
Foi um grande atleta, na juventude, tendo se sagrado tricampeão baiano de remo e de water polo, pelo EC Vitória.
Amou Ilhéus com inexcedível paixão e zelo.
Fez a Grande viagem em casa, cercado pelo amor dos familiares, deixando saudades eternas e exemplo de honradez no trato da coisa pública ou particular.
Um beijo no seu gigantesco coração,
Do filho Durval Miguel Cardoso e Silva