Marisqueiras de Ilhéus e Itacaré recebem kits de proteção para o trabalho

Entrega dos EPI´s para as marisqueiras de Ilhéus e Itacaré - 01.10

Entrega dos EPI´s para as marisqueiras de Ilhéus e Itacaré – 01.10

Na manhã desta quinta-feira, 01, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, participaram do ato de entrega de 135 kits de equipamentos de segurança de proteção individual para marisqueiras de Ilhéus e Itacaré, realizado no Terminal Pesqueiro Público do Município, localizado à Rua Ramiro de Castro, no centro da cidade. O objetivo é promover melhores condições de segurança, trabalho, renda e minimizar os riscos ocupacionais que atingem as trabalhadoras dessa classe.

Os equipamentos promovem segurança ocupacional e minimizam os riscos de trabalho -01.10

Os equipamentos promovem segurança ocupacional e minimizam os riscos de trabalho -01.10

Essa foi uma realização da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado. Participaram do ato de entrega os deputados estaduais Eduardo Sales e Ângela Souza, o chefe da unidade técnica de Bahia Pesca, Nilton Montargil, e os presidentes das colônias Z-18, Luiz Henrique Nascimento, Z-19, Leonardo Oliveira dos Santos e da Z-34, Reynaldo dos Santos (Zé Neguinho), os secretários municipais de Relações Institucionais, Frederico Vésper, de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Infraestrutura e Trânsito e ex–presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli e o vereador Ivo Evangelista.

O prefeito Jabes Ribeiro, afirmou que os equipamentos de segurança ocupacional são extremamente importantes para promover melhorias na qualidade de vida e de trabalho das marisqueiras. “Temos um terminal pesqueiro em Ilhéus que gera trabalho e renda para nosso povo, promover a segurança desses trabalhadores é essencial para o crescimento da economia do município”.

O kit é composto por uma bota e um par de luvas em neoprene e antiderrapante, uma calça em tactel, uma camisa manga longa em dry e um boné com abas largas frontal e traseiro, confeccionado com fator de proteção ultra-violeta, tecido especial que protege a pele e não absorve o calor solar, minimizando a incidência de câncer, desidratação e envelhecimento precoce.

Segundo o presidente Dernival Oliveira, as condições de trabalho das marisqueiras melhoram a partir do momento que elas estão devidamente equipadas e protegidas dos raios solares e dos cortes causadas pelos mariscos e crustáceos. “Os equipamentos são importantes, principalmente no quesito da saúde, as roupas tem 98% de proteção contra os raios UVB e evitam o câncer de pele, a desidratação e o envelhecimento precoce”.

As marisqueiras contempladas com os Kits de segurança ocupacional fazem parte das colônias de pescadores, Z-18, Z–19 e Z-34. O presidente da Colônia Z-34, Zé Neguinho, relata que é uma conquista para as trabalhadoras que diariamente ficam expostas ao sol e que beneficiará tanto na produção, como no rendimento diário. A marisqueira Débora Carmo ficou muito feliz, e disse que o kit vai ajudar muito no rendimento do seu trabalho e principalmente na proteção da sua saúde.

Piscicultura – Além da entrega dos EPIs, a Bahia Pesca também distribuiu, no Terminal Pesqueiro, cerca de 100 mil alevinos de tambacus, para os pequenos produtores rurais e membros de assentamentos e associações indígenas. Na oportunidade, também foi realizada a entrega de duas embarcações de fibra e vidro, para a colônia Z-19 de Ilhéus, composta de equipamentos de salvatagem, motor e registro da capitania dos portos.


Secretaria de Comunicação Social – Secom.