WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


outubro 2015
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031






:: out/2015

MPF pede suspensão da limpeza da praia da Avenida Soares Lopes, principal cartão postal de Ilhéus

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, mesmo com a recomendação, o trabalho de retirada de lixo daquela faixa de areia terá continuidade, devido à alta estação e a realização das etapas brasileira e baiana de campeonatos de triatlhon e paratriatlhon

Apesar dos estudos da Sec de meio ambiente, MPF pediu suspensão do trabalho, que vem agradando a todos

Apesar dos estudos da Sec de meio ambiente, MPF pediu suspensão do trabalho, que vem agradando a todos

O serviço de limpeza total da praia da Avenida Soares Lopes, principal cartão postal de Ilhéus, foi suspenso, em parte, devido à solicitação dos ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), que questionam o fato de a vegetação retirada da praia ser restinga. O governo municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), atesta que não é restinga.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, lamentou a ação de militantes da oposição que provocaram o Ministério Público sobre a ação do governo, mesmo depois do serviço de limpeza ter atingido cerca de 60 por cento da área. A revitalização da Praia da Avenida e de seus espaços esportivos integra a operação Ilhéus em Ação, e essa atividade tem sido elogiada por diversos segmentos da população. Aquela região estava coberta de mato e de sujeira, impedindo que a população tivesse acesso ao mar, causando insegurança e acumulando detritos danosos à saúde.

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, o pedido dos representantes do Ministério Público, datado do início do mês de outubro, requer que nenhuma intervenção, no sentido de retirar vegetação, seja feita na área entre a Praia do Cristo e o Porto do Malhado, até a realização de estudos ambientais comprovando que o serviço não representa danos ao meio ambiente. Em ofício enviado ao MPF, o gestor solicita que o estudo técnico seja também feito de forma rápida.

O gestor informou que a recomendação foi prontamente acatada, porém, o trabalho que consiste na retirada exclusivamente de lixo daquela faixa de areia, terá continuidade. Até agora, foram retiradas mais de 300 caçambas de lixo da área. “Esse serviço tem contado com grande apoio da população e turistas que já recomeçam a usar aquela praia, uma das mais bem localizadas da cidade”, disse.

Além disso, Ilhéus se prepara para receber, em novembro, as etapas brasileira e baiana de campeonatos de triátlon e paratriatlon, que terão cobertura da imprensa nacional, o que exige um espaço urbano extremamente agradável para os atletas e o público – completou o prefeito. Ele reafirmou que o trabalho conta com supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), que já se posicionou favorável ao serviço, por se tratar de vegetação exótica, do tipo grama, que só passou a existir ali após o recuo do mar, causado pela construção do Porto do malhado.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

No BOCÃO NEWS

 Presidente do IAB declara apoio à candidatura de Luiz Viana

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiro (IAB), Tércio Lins e Silva declarou apoio, nesta quinta-feira (22), à candidatura de Luiz Viana Queiroz à presidência da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

Tércio Lins e Silva

Em um vídeo, o presidente do IAB afirma que a reeleição do atual presidente está “escrita na história” da advocacia.  “Luiz é um grande advogado, colega e companheiro. (…) A sua recondução é, a meu ver, um dado que já está escrito na história e se eu votasse na Bahia daria o meu restrito e absoluto apoio a ele”, afirmou.
Bocão News:
Para ver o vídeo desta matéria  copie o link abaixo e cole no seu navegador:
http://www.bocaonews.com.br/noticias/jusnews/justica/127172,presidente-do-iab-declara-apoio-a-candidatura-de-luiz-viana.html

Governador lamenta a morte do empresário José Carvalho

Nota de pesar

 O governador Rui Costa lamentou, na noite desta quarta-feira, a morte do empresário José Carvalho. “[Ele] não era baiano, mas encontrou na Bahia uma terra acolhedora e cheia de oportunidades. Aqui fundou uma das maiores empresas do setor de mineração e metalurgia do País, a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa). José Carvalho usou seu espírito empreendedor também para deixar um legado na área da educação em nosso estado. A Fundação criada por ele, no município de Pojuca, seguirá fazendo a diferença na vida dos cerca de cinco mil estudantes baianos beneficiados”, disse o governador.

….

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

No GOTAS DE PAZ

Energias do Bem

Quando estamos dispostos ao bem automaticamente as boas energias tomam conta de nós, nos dando a leveza do corpo e da alma.

Para estarmos bem, necessitamos ativar nossos pensamentos para o bem, e se por ventura algum pensamento ruim vier nos sondar façamos uma prece elevando nosso pensamento a Deus pedindo sempre a proteção necessária para dissiparmos qualquer pensamento que nos faça esmorecer ou nos deixar em desânimo.

As boas energias contagiam a todos, mesmos aqueles irmãos que estão em dificuldade quando entram e contato com energias positivas renovam a alma e fazem crescer em seu interior a chama da esperança em momentos melhores.

Todos os dias acredite que há uma imensidão de boas energias a contagiar nosso coração, trazidas do Alto pelos benfeitores espirituais para acariciar nossas dores e reativar a persistência e a coragem que há dentro de cada um de nós.

GOTAS DE PAZ:

http://www.gotasdepaz.com.br/energias-do-bem/?utm_source=22%2F10%2F2015&utm_medium=email&utm_campaign=22%2F10%2F2015

ILHÉUS / LOJA MAÇÔNICA ELIAS OCKÉ

LO JA PALESTRA PRÓSTATA EM 17 11 2015

Governo vai resgatar em 2016 as Olimpíadas Estudantis da Bahia

A intenção é resgatar a competição que envolvia os jovens baianos e criar o clima olímpico para a Rio 2016

A volta da realização das Olimpíadas Estudantis, envolvendo as 1.370 escolas públicas estaduais da Bahia, está prestes a ser confirmada pelo Governo do Estado.

O tema foi pauta de reunião ocorrida na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta quarta-feira 21, presidida pelo secretário Álvaro Gomes. A competição, sucesso entre os alunos nas décadas de 60, 70 e 80, deverá acontecer em 2016.

As Olimpíadas Estudantis da Bahia será uma das ações do Governo do Estado, por meio da Setre, para criar o clima olímpico, visando os 10 jogos de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que serão  sediados em Salvador, entre os dias 14 e 17 de agosto”, destaca o titular da Setre.

Transversalidade – Para realização da competição escolar, nos 27 Territórios de Identidade do Estado, o governo baiano aposta na transversalidade e integração das secretarias de Educação e do Trabalho e Esporte.

“No formato alinhavado por um grupo técnico das duas secretarias estaduais, os jogos poderão servir como seletivas para os Jogos Escolares da Juventude, promovido anualmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB)”, acrescenta Álvaro Gomes.

As Olimpíadas Estudantis da Bahia eram disputadas no antigo Estádio Octávio Mangabeira. Agora, com a Arena Fonte Nova, o Governo do Estado vislumbra a oportunidade de resgatar e promover novamente a competição esportiva e dar continuidade à tradição.

Na época, jovens de todos os colégios estaduais competiam nas mais diversas modalidades esportivas. Na abertura das provas desfilavam uniformizados pela pista olímpica do estádio, ao som das bandas marciais de cada escola. As arquibancadas ficavam lotadas para prestigiar os estudantes.

Ascom Setre.

I Curso de Manutenção de Gramado Esportivo de Ilhéus terá palestra de engenheiro da CBF

As inscrições estão abertas desde o início do mês e as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta comparecer à Maramata portando documento de identidade e 2 quilos de alimentos não perecíveis

O I Curso de Manutenção de Gramado Esportivo, promovido pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia vinculada à Prefeitura de Ilhéus, contará com a participação do engenheiro agrônomo Daniel Tapia, um dos maiores especialistas da área no Brasil. As inscrições estão abertas desde o início deste mês e a atividade acontecerá no dia 4 de novembro, no auditório da Biblioteca Municipal Adonias Filho, das 08h30min às 16h30min.

Daniel Tapia possui 35 anos de carreira e traz no seu currículo o diploma de Engenharia Agrônoma pela Universidad Nacional de La Plata, de Buenos Aires, Argentina. Ele possui experiência no tratamento em campos de golf, pólo e futebol em países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Durante o curso, serão repassadas técnicas para plantio e cuidados com o gramado. Para o presidente da Maramata Frederico Andrade, a presença de Tapia representa trazer o que o Brasil tem de melhor na área, dessa forma, “compartilhando com os profissionais da região a experiência de um profissional que é consultor da Confederação Brasileira de Futebol, por exemplo”.

Inscrição – Para realizar a inscrição, basta o comparecer à Maramata (bairro Nova Brasília, zona sul) com o documento de identidade ou entrar em contato através do telefone (73) 3632 – 3698 ou pelos e-mailsmaramataios@gmail.com/ maramatacomunicacao@gmail.com ou ainda pela página da Maramata no Facebook. As vagas são limitadas. O custo do curso será de 2 quilos de qualquer alimento não perecível, que serão doados a instituições de caridade.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Palestra sobre prestação de contas de projetos culturais acontece dia 29 em Salvador

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), promove no próximo dia 29 a Orientação para a Execução de Projetos e Apresentação de Prestações de Contas. A palestra, que acontece das 14h às 17h, no Forte de Serviços Criativos (Forte do Barbalho), será gratuita e aberta ao público. O objetivo é proporcionar a um número cada vez maior de proponentes de projetos em execução ou a serem iniciados, bem como a futuros proponentes, a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre os vários aspectos da apresentação das prestações de contas e da execução dos projetos apoiados via Fundo de Cultura e Fazcultura. O encontro terá como ministrante o diretor de Acompanhamento e Controles da Suprocult da SecultBA, Manoel Pinto.

Há 10 anos responsável pelas análises das prestações de contas dos projetos apoiados pela SecultBA, Manoel Pinto esclarecerá dúvidas sobre os procedimentos de prestação de contas, com base na legislação vigente. Ele ressalta que, após cinco anos desde a primeira palestra, houve significativas mudanças no trabalho dos proponentes quanto à apresentação das prestações de contas, agora feitas de forma mais satisfatória e dentro dos critérios e das normas de execução do Fazcultura e do Fundo de Cultura. “Há muitos proponentes que ainda não tiveram acesso a essas orientações. Destacamos que as palestras podem se revelar de grande importância para a correta condução dos projetos, melhorando, assim, as prestações de contas e, consequentemente, a dinamização do nosso trabalho”, explica o diretor.

Serviço:

Palestra de Orientação para Execução de Projetos e Apresentação de Prestações de Contas

Quando: Quinta-feira, 29 de outubro, das 14h às 17h

Local: Forte de Serviços Criativos (Forte do Barbalho) – Ao lado do ICEIA

Público-alvo: Proponentes de projetos culturais apoiados via Fundo de Cultura e Fazcultura – em execução, a serem iniciados, bem como futuros proponentes -, além de eventuais participantes da execução e da elaboração da prestação de contas dos projetos.

Gratuito e aberto ao público

Prefeitura de Ilhéus antecipa feriado do Dia do Servidor

Mudança de datas, de 28 para 26 de outubro, se deu após consulta à categoria do funcionalismo público municipal

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou decreto que antecipa para a próxima segunda-feira, 26, o feriado que comemora o Dia do Servidor Público, lembrado em 28 de outubro. O documento foi publicado na edição desta quarta-feira, 21, do Diário Oficial do Município. De acordo com o gestor, a mudança de datas foi realizada após consulta à categoria do funcionalismo público municipal.

Mesmo com a antecipação da data, o decreto prevê que serviços essenciais à população serão mantidos, entre eles os de saúde em pronto atendimento, que incluem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), limpeza e recolhimento de lixo doméstico, transporte coletivo, agentes de trânsito, Guarda Municipal e salva-vidas.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

No GOTAS DE PAZ

Pelo Caminho

Caminhamos eternamente em busca do aperfeiçoamento e melhora interior, o aprendizado e conhecimento são eternos não paramos de aprender e conhecer jamais, a todo instante temos lindas lições de lutas e vitórias a nos mostrar que tudo na vida tem um porque, nada acontece ao acaso, cabe a cada um de nós reconhecer essas lições em nosso dia a dia.

Quantas vezes pelo caminho nos deparamos com irmãos em situação muito difícil e nos perguntamos como essa pessoa consegue continuar, em quantos momentos nos pegamos a olhar para o sofrimento do outro e falamos para nós mesmos se fosse “eu” não conseguiria. Pois bem, todos os exemplos que temos a nossa frente são a demonstração da coragem, da força, da persistência e da fé daqueles que não se deixam esmorecer mesmo nos momentos mais tortuosos.

Sejamos nós o bom exemplo para todos aqueles que encontrarmos pelo caminho, trazendo sempre um pensamento positivo, uma palavra de consolo e um sorriso nos lábios lembrando que tudo é passageiro e a vitória virá para todos que não desistirem da luta.

GOTAS DE PAZ:

http://www.gotasdepaz.com.br/pelo-caminho/?utm_source=21%2F10%2F2015&utm_medium=email&utm_campaign=21%2F10%2F2015

Governo da Bahia busca investimentos para monitorar água subterrânea

Preocupado em garantir a boa qualidade da água utilizada para o consumo diário de centenas de famílias baianas, o Governo da Bahia prepara uma rede de monitoramento para ‘medir’, em tempo real, a qualidade da água subterrânea em áreas já diagnosticadas como críticas, prioritariamente. A informação foi anunciada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, durante audiência pública realizada nesta terça-feira (20), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O secretário adiantou que os recursos para colocar essa tecnologia em funcionamento devem vir através do Banco Mundial, somando cerca de US$ 1 milhão. O prazo estimado é que em um ano a Bahia disponha do sistema. O governo já tem uma rota prioritária para iniciar o monitoramento da água subterrânea na Bahia.

“Vamos começar pela região da Província Uranífera, que compreende o território de Lagoa Real, Caetité e Livramento de Nossa Senhora, justamente porque a gente precisa ter dados mais seguros para a tomada de decisões em relação ao abastecimento humano, dessedentação de animais e, até mesmo, para subsidiar o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] na tomada de decisão em relação ao licenciamento ambiental”, disse Spengler.

Ainda sobre a região, onde fica uma mina de urânio, o secretário apresentou informações referentes ao trabalho realizado até o momento. O foco especial é monitorar a área de exploração da mina. Assim, a equipe técnica do órgão ambiental da Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), estabeleceu uma área de atuação, onde estão implantados 23 poços. O Inema acompanha a qualidade da água nesses poços por coleta de amostragem. Spengler afirmou que o trabalho seguirá sendo aperfeiçoado.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) ainda aproveitou a oportunidade para alertar que existem poços perfurados, sem qualquer autorização do poder público, e isso implica em riscos para a saúde da população que consome a água. A audiência pública reuniu representantes do Ibama, da sociedade civil, das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa instalada na região e que realiza exploração de urânio, e de deputados federais. A agenda foi motivada atendendo ao pedido do deputado Sarney Filho (Maranhão), da Comissão de Meio Ambiente.

……………………………………………………………………………………………..

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Ilhéus descobre cerca de 7 mil irregularidades no Programa Bolsa Família

Após o cancelamento do benefício de sete mil pessoas, a Secretaria de Desenvolvimento Social pretende incluir no Programa, até abril de 2016, cerca de 2.500 novas famílias. No momento, Ilhéus possui 19 mil e 730 unidades familiares favorecidas

Auditoria realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Ilhéus, desde 2013, constatou que mais de sete mil pessoas estavam cadastradas irregularmente no programa federal Bolsa Família no Município. A revisão cadastral identificou uma série de problemas, que incluem omissão de renda, informações falsas sobre estado civil e recebimento de pagamentos em nome de pessoas que já faleceram.

Segundo o coordenador do programa em Ilhéus, Fernando Reis, as irregularidades foram identificadas nos cadastramentos realizados entre os anos de 2009 e 2012. “Com a identificação das fraudes e o consequente cancelamento dos benefícios, estamos trabalhando para favorecer novas famílias. Até abril de 2016, pretendemos elevar as atuais 19.730 beneficiários do programa para o total de 22 mil”, afirma Reis.

A Secretaria de Assistência Social informa que, pelo menos, 287 pessoas terão que devolver o dinheiro recebido de forma irregular. No entanto, as pessoas que consideram indevido o cancelamento do benefício terão o direito de recorrer da decisão.

Novos cadastros – Com o cancelamento dos sete mil beneficiários, outros ilheenses poderão agora integrar o programa Bolsa Família. Segundo a secretaria de Desenvolvimento Social, novas inscrições podem ser feitas nas sedes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) localizadas nos bairros de Olivença, Barra, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Salobrinho. As unidades atendem das 8 às 17 horas.

O coordenador do PBF, Fernando Reis, explica que as pessoas interessadas devem comparecer às unidades do Cras com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho e Previdência Social, para os adultos; e Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, para os menores de 16 anos.Ainda segundo o coordenador do Programa Bolsa Família em Ilhéus, para ser contemplada, a renda per capita da família deve ser de até 154 reais.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia