Lixo acumulado em quintal era potencial criatório de mosquitos em Ilhéus
Vizinhos denunciaram o acúmulo de lixo, que gerava mau cheiro e apresentava risco à saúde
Denúncias de vizinhos levaram a Equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) de Ilhéus a uma residência que acumulava cerca de duas toneladas de lixo, na Rua Anísio Pereira, no bairro Princesa Isabel. O material estava depositado no quintal da casa e atraia roedores e mosquitos.
Segundo o chefe da Fiscalização, Paulo Fonseca, o material foi totalmente recolhido na última quarta-feira, dia 16. O lixo, denunciaram moradores próximos, gerava mau cheiro, além de ser potencial criatório de mosquitos, a exemplo do Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zica e chikungunya.
Não é o primeiro caso, nem será o último. Existem pessoas acumuladoras de lixo no quintal de casa aos montes, em todo lugar. Infelizmente, grande parte da população não faz a parte dela nem se conscientiza em fazer. O aedes, a zika, a dengue e a chicungunya farão parte das nossas vidas por muito e muito tempo, até que surja uma solução que não dependa de atitudes cidadãs da população.