:: 2/mar/2016 . 21:36
POR QUE É TÃO DIFÍCIL?
Após ser ajuntado e empilhado em montes, o lixo vizinho ao Colégio CAIC, na zona sul de Ilhéus, aguarda há uma semana pelo recolhimento (isso mesmo!) e continua sendo um potencial foco do mosquito Aedes Aegypti.
A ação de limpeza é realizada sem a menor pressa, como se estivéssemos longe de vivenciar uma situação emergencial de epidemia grave que é associada – dentre outras coisas – ao acúmulo de lixo. Por ser um trabalho tardio, moroso e incompleto, a chance de nascimento de legiões de mosquito Aedes Aegypti naquele local continua altíssima, independente do lixo estar espalhado ou “arrumado”.
Em outras palavras: efeito zero no combate ao mosquito, até que se retire o lixo. E não basta só retirar, porque, em questão de poucos dias, teríamos novo acúmulo – filme velho já visto por todos. Ótimo para o Aedes, péssimo para nós.
Daí, surgem as perguntas:
Por que não eliminar de vez o problema, com orientação, fiscalização, proibição e multas?
Por que, aparentemente, nenhuma penalidade é imposta ao proprietário do terreno, que sequer constrói um muro?
Por que ao poder público municipal falta o mínimo de bom senso e sobra tanta permissividade?
Nilson Pessoa
Corpo de Bombeiros recebe mais de R$ 8 milhões em novos equipamentos
A segurança em terra, na água e no ar está maior para os baianos e para os servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia com o recebimento, nesta quarta-feira (2), de mais de R$ 8 milhões em equipamentos. Entre eles, duas novas auto-bombas tanques, que são os caminhões para combate a incêndios, 50 viaturas para atividades administrativas e uma moderna câmera para captação de imagens e sons durante salvamentos em escombros. A entrega foi realizada pelo governador Rui Costa, em solenidade no 10º Grupamento de Bombeiros Militares, em Simões Filho. Na ocasião, também foi apresentado o novo uniforme da corporação.
Na cerimônia, Rui contou que no ano passado, durante um balanço, o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, apresentou um convênio que estava para vencer e não havia recursos para executar. “Nós resolvemos o problema e hoje estamos entregando estes equipamentos, mesmo com todas as dificuldades de arrecadação que o Estado vem enfrentando”. O governador ainda parabenizou os servidores da corporação. “Aqueles que, onde existem pessoas a serem resgatadas, vão lá, arriscando suas próprias vidas. E não podemos deixar de homenagear o bombeiro que morreu em Feira de Santana, tentando resgatar uma família que estava ilhada”.
O governador também elogiou a estrutura do 10º Grupamento. “É importante quando a gente chega a um órgão público e encontra as coisas organizadas como estão aqui, com boa aparência. O mais importante que temos é a nossa profissão, nossa atividade, se a gente não zelar por nosso ambiente de trabalho, pela nossa capacitação, ninguém vai valorizar”. Entre os equipamentos entregues estão ainda botes infláveis, roupas e equipamentos de mergulho, desencarceradores, que são alicates e alavancas mecânicos para salvamento em escombros, além de diversos itens de segurança.
Novos bombeiros
De acordo com o sub-secretário de Segurança Pública, Ari Pereira, nesta quinta-feira (3) será formada mais uma turma de soldados e outra no final de março. “Tenho a certeza de que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia está pronto para buscar servir da melhor forma possível a sociedade baiana, investindo em equipamentos e na capacitação do seu efetivo”, disse. Atualmente, a corporação conta com 2.373 bombeiros em todo o estado.
Novo posto de atendimento para casos de dengue, chikungunya e zika será aberto em Ilhéus nesta quinta-feira
O equipamento começa a funcionar nesta quinta-feira, no prédio da antiga clínica Sacro, situado na Avenida Bahia, bairro Cidade Nova
O segundo Pronto Atendimento (P.A) em Ilhéus será aberto nesta quinta-feira, 3. A unidade, montada especialmente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para atender casos suspeitos de dengue, zika vírus e chikungunya, está localizada à Avenida Bahia, 367, bairro Cidade Nova, onde funcionou a clínica médica Sacro. O local terá capacidade para atender até 300 pessoas diariamente, das 7h às 17h.O primeiro PA, localizado nas imediações do Centro de Convenções, continuará funcionando e já atendeu, de 11 a 29 de fevereiro, cerca de 3300 pessoas. A descentralização do atendimento foi uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro, visando dar melhor atenção à população que tem sido vítima das doenças causadas pelo aedes aegypti.
“Com esse novo equipamento, ampliaremos o número de pacientes atendidos, podendo chegar a mais de 500 a cada dia”, salientou o prefeito. A superintendente técnica da Secretaria de Saúde, Gleiciane Birschner, informou que a nova unidade irá funcionar de segunda a sexta-feira, com equipe formada por três enfermeiros por dia, dois médicos, além de quatro técnicos de enfermagem.
O secretário de Saúde, Antonio Ocké, informou que após a abertura do segundo P.A no centro da cidade, será iniciada a preparação para funcionamento de unidades em bairros, como o Nelson Costa, na zona sul, e Teotônio Vilela, na zona oeste, “dando continuidade ao processo de descentralização do atendimento”.
No GOTAS DE PAZ
Conectados com o Cristo
Estamos conectados por fios tênues.
E assim vai o homem vivendo seus dias sobre a Terra.
Nem todos bons nem todos maus,
mas esse é o seu destino.
Deus, que a tudo comanda, alimenta-nos
com suas provisões de amor. O Cristo é nosso exemplo maior.
Porém, o homem, que está submetido
às barreiras da carne, não percebe esse amor.
O homem transforma o amor divino em amor-sacrifício,
amor-trabalho, amor-violência e uma série
de outros tipos de amor.
Vê-se, assim, que o amor é uma força que a tudo comanda.
Se o homem transforma esse amor em seu tipo predileto
de amor é por seu livre-arbítrio.
Está ele preso aos seus problemas, ainda.
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/conectados-com-o-cristo/?utm_source=02%2F03%2F2016&utm_medium=email&utm_campaign=02%2F03%2F2016
- 1