:: 7/mar/2016 . 23:30
EXPOSIÇÃO DE NAZIR MARON
Nazir Maron expõe sua pintura a óleo na Saladearte da Ufba.

NM
O paisagista Nazir maron é o convidado da saladearte para exposição de sua obra, do dia 19 de março a 24 de abril na Saladearte cinema da Ufba, Avenida Reitor Miguel Calmon s/n, Vale do Canela. E expo ficara aberta a visitação de segunda a sábado das 9 às 8:30 h e domingo a partir das 14 h. Nazir tem 30 anos de carreira com mais de 50 mostras, premio e 300 obras em todo mundo. Através do paisagismo, expõe a natureza humana e sua intervenção na região de ilhéus. Céus e mares se confundem e apesar de expor sua cidade em vários aspectos, propõe a contemplação universal e acolhedora em seus quadros. A coletânea reúne a geografia, costumes e aspectos de ilhéus, considerada uma das mais belas cidades do sul da Bahia, Com este pretexto Nazir oferece ao espectador momentos para sonhar e descansar na brisa de praias e enseadas em quadros destinados a morar conosco.
Apae de Ilhéus inaugura nova sala de Multi-Funcional
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, inaugurou na Escola Flor do Cacau a sala multi-funcional, para atender os alunos na educação precoce, expressão corporal, grupo operativo, capoeira e teatro.
A inauguração da sala foi realizada por meio das melhorias oferecidas pela reforma que também contemplou outras instalações da Escola Flor do Cacau. Com novo piso, forro de PVC e pintura, a sala-multifuncional agora está mais bonita e adequada à continuidade dessas atividades para melhor atender o público apaeano.

Alfredo Amorim da Silveira
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.
NOTÍCIAS DA AVEP

4ª RODADA COM VITÓRIAS DOS CAPITÃES PAULO GOIS E CAIO

01

02

03

04
Manhã de jogos bem disputados da Associação dos Veteranos de Esporte Praiano – AVEP marcaram o domingo (28) na praia da Av. Soares Lopes, imediações da Tenda Teatro Popular de Ilhéus, em que no chamado Campo Grimaldo o quadro do Capitão Paulo Gois venceu novamente, desta feita para o do Capitão Marconi, pelo escore de 2 a 1. O atacante Luís Eduardo (1º tempo) e o meia Galego (2º) marcaram pro vendedor, e o meia atacante Tabosa na etapa final para o perdedor.
No Campo Martial num jogo disputadíssimo a equipe do Capitão Caio venceu a do Capitão Erisvan por 3 a 2. O dianteiro Zezinho da Baixa Fria (aos 30’ da 1ª etapa e aos 47’(2ª, já na prorrogação) e o beque Galletti (aos 32’ da 2ª) foram os autores dos gols da vencedora; o atacante Ralio(aos 40’ da 1ª e aos 40’ novamente da 2ª) marcou para a perdedora. Kennedy Brito(Campo Grimaldo) e Carlos Santos, juízes da Liga Ilheense de Futebol apitaram as partidas. Conforme os analistas de arbitragem, os dois não comprometeram o andamento das competições. Levaram Cartão Amarelo na rodada: Wendel, Marconi, Ralio e Alvinho. Cartão Azul para Danilo.
Equipes no Campo Grimaldo
Incêndio
Tinho!
Um incêndio na subida do Basílio, em frente ao Posto Dom Eduardo.
Os bombeiros já foram acionados a mais de quinze minutos e até agora[18h29] nada.
POR QUE O MAL?
por Dom Fernando Arêas Rifan
Diante do sofrimento, surge sempre a questão da existência do mal: “Se Deus existe, de onde vem o mal?” (Leibniz). Se Deus, Pai todo-poderoso, cuida de todas as suas criaturas, por que então o mal existe? O Catecismo da Igreja Católica nos diz que a resposta não pode ser dada de modo rápido e simples, mas há que se considerar todo o conjunto da fé cristã: a bondade da criação, as sábias leis divinas da natureza, a pequenez e limitação da criatura – só Deus é perfeitíssimo, sem deficiências; as criaturas, não -, a liberdade humana, o drama do pecado, o amor paciente de Deus, a sabedoria misteriosa da Providência divina, enfim, todo o conjunto da mensagem cristã traz a solução para o problema do mal.
Em sua sabedoria e bondade infinitas, Deus quis criar um mundo em estado de busca da perfeição última. Essa série de transformações que se operam no universo permite, no desígnio de Deus, juntamente com o mais perfeito, também o imperfeito, juntamente com as construções da natureza, também as destruições. Juntamente com o bem físico existe, portanto, o mal físico, enquanto a criação não houver atingido a sua perfeição. As leis físicas e químicas universais, criadas por Deus, são benéficas universalmente, embora, pela deficiência das criaturas, por serem tais, possam produzir alguns malefícios particulares, a não ser que Deus interfira com um milagre, que é a suspensão temporária do efeito das suas leis universais da natureza, o que só raramente acontece, por motivos só dele conhecidos.
Além disso, existe o mal moral, procedente da vontade livre do homem, pelo mau uso da liberdade que Deus lhe deu para poder merecer agindo sem coação.
E Deus sempre sabe tirar do mal um bem. “Deus todo-poderoso, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir em suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal” (S. Agostinho, De libero arbítrio, I, 1, 2). E nós também devemos sempre tirar do mal um bem: a caridade, a solidariedade, o arrependimento, a contrição, o propósito de melhorarmos a nós e o mundo, a paciência, a humildade, o desapego, enfim as virtudes cristãs que nos preparam para uma eternidade feliz, sem males.
Neste tempo quaresmal, cujo ápice será a celebração da vitória de Cristo sobre o mal e a morte, ouçamos o maior teólogo vivo da Igreja: “Ao longo deste tempo, manteremos o olhar fixo sobre Jesus Cristo, ‘autor e consumador da fé’ (Hb 12, 2): n’Ele encontra plena realização toda a ânsia e aspiração do coração humano. A alegria do amor, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento, a força do perdão face à ofensa recebida e a vitória da vida sobre o vazio da morte, tudo isto encontra plena realização no mistério da sua Encarnação, do seu fazer-Se homem, do partilhar conosco a fragilidade humana para a transformar com a força da sua ressurreição. N’Ele, morto e ressuscitado para a nossa salvação, encontram plena luz os exemplos de fé que marcaram estes dois mil anos da nossa história de salvação” (Bento XVI, Porta Fidei, 13).
*Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney
http://domfernandorifan.blogspot.com.br/
Torneio de futebol feminino mobiliza distritos de Ilhéus
Foi realizado na comunidade rural de Rio do Engenho, um dos pontos turísticos e mais procurados por visitantes domésticos em Ilhéus
Aconteceu neste domingo, 6, no distrito do Rio do Engenho, em Ilhéus, o 1º Torneio de Futebol Feminino dos Distritos, com a participação de times compostos por mulheres que moram na zona rural. Ao fim dos confrontos, o time Atlântico foi campeão. A ação contou com a participação de 130 atletas e oito equipes. Aproximadamente 600 pessoas prestigiaram o evento, entre elas o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) e o secretário Jamil Ocké.
A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e integra a programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, lembrado mundialmente em 8 de março. De acordo com o vice-prefeito Cacá, “uma atividade como essa, de um esporte dito masculino, faz todo sentido, tendo em vista que a mulher é autônoma, trabalha em equipe e luta a cada dia para vencer as barreiras do preconceito”.
As equipes que entraram em campo representaram as localidades do Couto, Búzios, Maria Jape, Rio do Engenho, Santaninha, Repartimento, São José, Ponta do Ramo, além do bairro Nossa Senhora da Vitória, e uma equipe formada por funcionárias da SDS. Os três times mais bem classificados, receberam a premiação em dinheiro, 500 reais 1º lugar, 300 reais segundo e 200 reais para o terceiro.
SIMPI irá celebrar dia da mulher oferecendo serviços médicos e estéticos aos Professores
Convite
Associação Comercial e Industrial de Ilhéus
ÓRGÃO TÉCNICO E CONSULTIVO DO GOVERNO FEDERAL
FUNDADA EM 1º DE NOVEMBRO DE 1912
PRAÇA J.J. SEABRA, 39 CENTRO – FONE: (073) 3231-6118 3231-1268
e–mail: acilheus@veloxmail.com.br
CEP: 45.653.280 – ILHÉUS
—
Convite
Infra-estrutura brasileira: desafios e perspectivas da economia mundial com influência sobre a Fiol e o Porto Sul, cenários e recomendações.
Palestrante: Jorge Hori, especialista em gestão pública, FGV-SP. Assessor e gestor em dezenas de empresas públicas federais e estaduais. Estuda e analisa tendências de investimentos em infra estrutura no Brasil. Traz sua visão e recomendações para a nossa região focado Fiol e Porto Sul, resultado de seus estudos.
A Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, convida para a palestra e debate no próximo dia 09, quarta feira, às 19hs , no salão nobre da sua sede.
Cumprimentos,
Antonio Marcos Campos
Ilhéus seleciona dez propostas para o projeto musical Seis e Meia
Iniciativa busca valorizar a música regional, levando artistas locais para apresentações abertas ao públicos nas comunidades
A Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus selecionou, através do Projeto Seis e Meia, dez propostas de apresentações musicais de artistas do município, que serão realizadas em espaços públicos. A iniciativa da Secult foi aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura e será realizada, pelo segundo ano seguido, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
A comissão, composta por Odilon Andrade, representante da Secult, Rodrigo Macêdo Figueroa, representante do Conselho Municipal de Cultura e Charles Williams, músico convidado, aprovou os seguintes intérpretes e bandas: Laís Marques, Jah Bless, Jozilto Araujo, Márcia Alencar, Eloah Monteiro, Mulheres em Domínio Público, de Geisa Pena, Nozinho, Stampa do Forró, Jacque Barreto e Dinho Brown.
Nesta edição, os selecionados percorrerão os bairros do Banco da Vitória, Iguape, Malhado, Alto da Conquista, Castelo Novo, Teotônio Vilela e Centro, no encerramento do projeto. Os artistas interpretarão os grandes sucessos da música popular brasileira, incluindo três canções autorais, conforme a determinação do projeto.
Assim, de acordo com o secretário Paulo Atto, além de criar um espaço para os novos talentos, o Seis e Meia também busca estimular a produção artística musical de Ilhéus, atendendo a uma solicitação do prefeito Jabes Ribeiro de movimentar o cenário cultural, divulgando os valores dos músicos da comunidade e a diversidade rítmica.
Mulheres comandam sete bases comunitárias de segurança na Bahia
Entre todas as atividades diárias de uma dona de casa e de mãe com um filho pequeno, Camila Soledade tem espaço para mais uma ocupação. Ela é capitã da Polícia Militar e comanda a Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro do Rio Sena, em Salvador. Na Bahia, outras seis mulheres estão à frente dessas unidades e, como Camila, conseguem conciliar a rotina cheia com um trabalho que exige muita responsabilidade e amor pelo que faz.