:: 27/jul/2016 . 22:23
Programa Cidades Sustentáveis será apresentado aos municípios do Território Litoral Sul
A poucos meses das eleições municipais, o Instituto Nossa Ilhéus (INI) inicia a apresentação do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) nos 26 municípios do Território Litoral Sul. Entre os dias 27 e 29 deste mês será a vez de pré-candidatos ao legislativo e ao executivo de Camacã, Pau Brasil, São José da Vitória, Mascote, Canavieiras, Santa Luzia, Ubaitaba, Aurelino Leal, Jussari, Buerarema, Una, Itaju do Colônia, Uruçuca, Itacaré, Maraú e Ilhéus serem apresentados à agenda para a sustentabilidade, que incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural, abordando as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. Os encontros visam promover o entendimento sobre como funciona o Programa, para que os futuros gestores e legisladores o adaptem à realidade de seu município e pautem suas gestões na melhoria dos indicadores. Os encontros também são abertos à participação da sociedade civil.
O lançamento nessas cidades contará com a presença e explanação do assessor do PCS e membro da Direção Institucional da Escola de Governo de São Paulo, Américo Sampaio. Na ocasião, ele também abordará temas como transparência, controle social e o papel da sociedade civil no monitoramento da gestão pública.
Outro objetivo do PCS é difundir a ideia de que uma gestão moderna e democrática deve combinar as diretrizes político-partidárias do governante com mecanismos de atuação direta da sociedade nas decisões administrativas, respeitando a diversidade e construindo instrumentos que fomentem a igualdade em diferentes níveis.
Nos encontros, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) apresentará o trabalho do Comitê de Produtores de Água, mostrando a necessidade de articular parceiros para a solução da crise hídrica no sul da Bahia. A apresentação do PCS conta ainda com o apoio do Instituto Arapyaú e a parceira do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica e do Tabôa – Fortalecimento Comunitário.
Território Litoral Sul MAIS Sustentável
Luiz Castro em: DECOLORES
CAUSOS DO ZEQUITO
O seu nome verdadeiro era José Pereira da Silva, conhecido por Zequito por todos os moradores do Distrito do Iguape, onde seu genitor exercia a profissão de Juiz de Paz e era proprietário de uma area agricola naquela região. Além dos afazeres na agricultura, Zequito gostava de ajudar seus pais no armazem que ao lado da residencia oficial. Lá vendia de tudo, afinal era distante da cidade e os moradores circuvizinhos gostavam de adquirir suas mercadorias de genero alimenticios e algumas miudezas lá mesmo, pois existia o sistema da cardeneta “anote aí depois meu pai paga”.
Zequito foi crescendo e não fez progresso nos estudos fez até o primeiro ano primario, apesar daquela epoca esse cur4so valia pela quinta série ginasial hoje. Ele preferiu se aperfeiçoar na tocagem da roça, nas coisas corriqueiras da agricultura e ser um comerciante considerado prospero. Lá no armazem era bastante movimentado, em epocas de eleições os politicos iam procurar apoio de seu pai que tiha muito prestigio. Alguns fazendeiros ao passar por aquelas bandas também não deixavam de fazer suas paragens para tomar uma dose de bituri (cachaça da epoca) ou então ingerir um caldo de cana ou refresco de graviola que tinha de fartura.
Os tempos foram passando e Zequito começou a mudar de “pato” pra “ganso” ou seja começou a frequentar o Distrito do Iguape onde se concentrava os amigos e as paqueras. Nos novenários ele tirava até de oficial da festa, pois sempre utilizar o vocabulo portugues com maestria. Certa ocasião houve um espertalhão que na calada da noite roubou o sino da Igrejinha e até hoje não descobriram quem foi, dizem que o sino encontra-se numa fazenda de um cidadão alemão que na epoca era colecionador de reliquias religiosas. Isso foi motivo da espionagem procedida por Zequito e seus comparsas.
MAIS NOTÍCIAS DE KLEINEILANDEN
Por: J. KLEINEILANDENER
Volto aqui a noticiar alguns fatos daquela conhecida cidade situada na costa ocidental sul-africano, aquela que foi fundada no Século XVI, mas que só veio a progredir depois que encontraram muito ouro nas redondezas, atraindo gente de todo o mundo. Mas as minas se esgotaram e a cidade enfrentou um grande paradeiro, só revertido quando tiveram a brilhante e retardada ideia da manufatura das poucas reservas ainda ali existentes, desse citado precioso metal.
Kleineilanden tem um bom porto, aeroporto, universidade, belas praias, gente decente a circular no seu pequeno centro comercial onde funcionam boas lanchonetes, poucos bancos, muitas lojas de roupas e uma só livraria. Na periferia da cidade estão alguns excelentes restaurantes, pousadas e, quase todo ano, ali realizam um “Festival do Ouro”, quando ourives de fama internacional ali chegam para demonstrar as suas obras de joalheria e suas excelentes técnicas de produção.
Kleineilanden fica na foz de um rio cada dia mais seco pois, os agricultores locais, como quase todos de todo o país, se lixam para a preservação das matas ciliares. É triste constatar o galopante processo de desertificação do local que, até um século atrás, abrigava densas matas com árvores multiseculares.
Empossada nova diretoria do Lions Clube Ilhéus Norte
Ao participar da posse da nova diretoria do Lions Clube Ilhéus Norte, instalado no bairro Pontal, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), que representou o prefeito Jabes Ribeiro na solenidade, destacou a importância dos clubes de serviços para a promoção do bem estar social e para a missão de servir ao próximo. Durante a cerimônia, que aconteceu na noite de terça-feira, dia 26, na Academia de Letras de Ilhéus, no centro histórico da cidade, tomou posse a nova presidente da entidade, Lucimar Bittar.
Em linhas gerais, os membros do Lions Clube trabalham para atender às necessidades sociais dos segmentos menos favorecidos da sociedade. Atualmente, a entidade possui mais de 1,38 milhão de associados, distribuídos em cerca de 210 países e regiões geográficas diferentes. Um dos principais lemas do Lions é “a comunidade é o que fazemos dela”.
CIPRv/Itabuna comemora seu 13º aniversário de criação
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO
COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO DE ITABUNA
CIPRv/Itabuna comemora seu 13º aniversário de criação
A CIPRv/Itabuna – Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna, comemora hoje (27), em reunião Solene seu 13º aniversário, a partir das 16h, na sede da Unidade, já com o seu novo Comandante, o Ten Cel PM José Diógenes Câmara Alves.
Para tanto, além de alguns comandantes, os policiais da Unidade, que se destacaram no desempenho do serviço operacional, no período do primeiro semestre deste ano, serão homenageados durante a Solenidade. Também será entregue o prêmio de Policial Padrão do mês de junho.
O evento será presidido pelo Cel PM Antônio José Barbosa Reis, Subcomandante Geral, acompanhado pelo Sr. Cel PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro e contará com diversas autoridades militares e civis da região.
Hotel que vai receber delegações olímpicas passa por varredura de segurança
No GOTAS DE PAZ
NÃO SE ENTREGUE AO DESESPERO
Há momentos na vida em que parece que o mundo desaba sobre nossas cabeças. São problemas emocionais, financeiros, de saúde, e tantos outros, que nos levam ao desespero.
O desespero é sempre mau conselheiro. Não podemos deixar que o desespero tome conta de nós. Para tudo há um jeito. Deus não permitirá que carreguemos um peso maior do aquele que possamos suportar. Deus só quer o nosso bem, porém, não interfere no nosso modo de pensar, sentir e agir. Jesus nos ensinou que o amor e a caridade são os únicos remédios a nos tornar pessoas melhores e mais felizes. Deus espera que aprendamos com nossos próprios erros o caminho certo a seguirmos. Ele nos dá infinitas oportunidades para mudarmos a nossa história. Jesus nos deixou todos os ensinamentos para sermos felizes, mas ainda somos espíritos rebeldes, querendo fazer tudo à nossa maneira, que geralmente não é a melhor. Ai vem a dor e o sofrimento, trazidos por nós mesmos. Infelizmente, ainda precisamos passar pela dor para aprendermos. Ainda assim, não se desespere diante das dificuldades. Mesmo quando erramos, com nossa teimosia e orgulho, Deus está ali, ao nosso lado, nos amparando e nos envolvendo com seu infinito amor. Aprendamos a confiar na Providência Divina que não falha e o mais importante: coloquemos o amor e a caridade acima de tudo e nosso fardo se tornará leve. Pensemos nisso.
http://www.gotasdepaz.com.br/nao-se-entregue-ao-desespero/
- 1