O italiano Giulio Tampalini se apresenta com a OSBA, na Igreja de São Francisco

TAMPALINI

TAMPALINI

Considerado um dos mais conceituados e carismáticos violonistas clássicos da Europa, o italiano Giulio Tampalini é o convidado especial da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), em um concerto sob a regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da OSBA, nesta quarta-feira (5), na Igreja de São Francisco, no Terreiro de Jesus. Além de Tampalini, que vem a Salvador numa cortesia do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, o concerto terá também como solistas Carlos Prazeres (oboé) e Ana Zanata (violino). A entrada é gratuita.

O programa da noite promete grandes momentos: do espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999), o famoso Concierto de Aranjuez e Fantasia para un Gentilhombre (solos de Giulio Tampalini); do maestro e compositor brasileiro Armando Prazeres (1934-1999), Improviso para Cordas, e do italiano Ennio Morricone (1928), Gabriel’s Oboe, da trilha sonora do filme “A Missão”, do diretor Roland Joffé.

Vale destacar que uma das obras mais executadas em todo o mundo, o Concierto de Aranjuez foi composto em Paris, em 1939, na Segunda Guerra, pelo músico espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999), um dos compositores que mais popularizaram o violão na música clássica do século XX. A obra foi criada para descrever os belos jardins do Palácio Real de Aranjuez, em Madri, uma das seculares residências do Rei da Espanha.

Giulio Tampalini, 45 anos, venceu o Prêmio de Arte e Cultura 2014 (Milão, Itália), e diversos prêmios em competições internacionais. Um virtuose no violão clássico, já gravou mais de 25 CDs e DVDs e realizou quase 2 mil concertos em todo o mundo, apresentando-se como solista junto a importantes orquestras e também conjuntos de câmara. É professor no Adria Conservatório de Música, na Itália e ministra concorridos masterclasses, em países da Europa.

A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Seu atual curador artístico e regente titular é o maestro Carlos Prazeres. Criada em 1982, a OSBA consolidou-se como um dos mais conceituados conjuntos sinfônicos brasileiros. Na sua vasta trajetória, destacam-se apresentações com grandes estrelas do canto lírico, como Luciano Pavarotti e Montserrat Caballé; companhias de dança como os balés russos Kirov e Bolshoi, além de músicos de nível internacional, a exemplo de Jaques Morelenbaum, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Maria João Pires, Cristina Ortiz, Ray Lema e Hélène Grimaud, entre outros.

SERVIÇO:
ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA (OSBA) – Concerto
Solistas: Giulio Tampalini (violão); Carlos Prazeres (oboé) e Ana Zanata (violino).
Local: Igreja de São Francisco, no Terreiro de Jesus – Centro Histórico
Data: 05 de outubro, quarta-feira
Horário: 18h
ENTRADA GRATUITA