Mais um reforço para a prevenção de incêndios na região da Chapada Diamantina foi anunciado pelo Governo do Estado. O patrulhamento aéreo (helicópteros e aviões), que faz parte do programa Bahia sem Fogo 2016, é um acolhimento às demandas do Corpo de Bombeiros, brigadistas voluntários e integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. “Todo esse processo dá uma grande eficácia na prevenção de incêndios florestais, evitando o aumento dos custos e, principalmente, o impacto ambiental”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

By Alberto Coutinho/GOVBA

By Alberto Coutinho/GOVBA

Um helicóptero é utilizado para a realização do monitoramento por parte do Corpo de Bombeiros. Inicialmente usado para identificar focos de incêndio, a aeronave está preparada para iniciar combate em casos de constatação de queimadas. “As ações são feitas em dois turnos, com o intervalo de duas horas a cada dia. A aeronave sai do aeroporto de Lençóis com bombeiros a bordo, equipados para o combate de incêndio”, destacou o sub comandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, major Jean Vianey.

A edição deste ano do Bahia sem Fogo foi lançada na última quinta-feira (13), durante a abertura do 18º Festival de Lençóis. O objetivo é prevenir as ocorrências de incêndio a partir da conscientização das pessoas que moram e visitam a Chapada e o Oeste da Bahia, justamente no período de seca nessas duas regiões.

O Bahia sem Fogo também está realizando oficinas de educação ambiental por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais para que os mesmos se tornem atores e multiplicadores dessas ações.

Festival de Lençóis

O Bahia sem Fogo é o tema do tradicional Festival de Lençóis, evento que tem apoio do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Lençóis. A expectativa é que dez mil pessoas aproveitem a programação até domingo (16).