Abono salarial 2017/2018 começa a ser pago em 27 de julho

Começa no próximo dia 27 o pagamento do abono salarial calendário 2017/2018 (ano-base 2016) para trabalhadores nascidos neste mês. O recurso ficará disponível até 29 de junho de 2018. Para receber o beneficio, o cidadão deve ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e com seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016. Os pagamentos são ordenados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, e os valores do benefício variam de R$ 79 a R$ 937, dependendo do tempo de trabalho em 2016. Os cidadãos poderão consultar a partir de 24 de julho o direito e o valor do benefício no Aplicativo Caixa Trabalhador, na página www.caixa.gov.br/PIS ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 0207.

LEIA MAIS

IBGE: Produção industrial sobe em dez regiões das 14 pesquisadas

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dez das 14 regiões pesquisadas apresentaram crescimento na produção industrial no período de abril a maio. Na média nacional, a indústria avançou 4% em maio frente a igual período do ano anterior. Foi o melhor resultado para o mês nessa base de comparação desde 2010, quando o indicador cresceu 14,3%. O principal destaque ficou com Ceará, que registrou um avanço de 5,9%. A Bahia e o Pará são outros locais que colheram resultados positivos no mês, com crescimento de 3,6% e 3,1%, respectivamente. Outros estados também registraram bons resultados, como Rio Grande do Sul (+2,5%), São Paulo (+2,5%), Santa Catarina (+1,4%), Paraná (1,4%), Região Nordeste (+1,3%), Goiás (+0,8%) e Pernambuco (0,1%).

LEIA MAIS

Índice que reajusta aluguel registra queda de 0,95% na 1ª prévia de julho

O Índice Geral de Preços  Mercado (IGP-M) , usado como base para reajustar grande parte dos contratos imobiliários, recuou 0,95% na primeira prévia de julho, depois de uma queda de 0,51% no mesmo período do mês passado. No acumulado do ano, o índice acumula uma deflação de 2,88%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e foram calculados com base na variação de preços entre os dias 21 e 30 de junho. Entre os três componentes do indicador, o que mais influenciou a queda foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que apresentou uma queda de 1,44%.

LEIA MAIS

Programa Brasil Braços Abertos chega a dez mil inscritos

O programa Brasil Braços Abertos acaba de chegar à marca de dez mil inscritos, contemplando todos os estados do País. A plataforma de ensino a distância do Ministério do Turismo oferece 80 horas de aulas on-line e gratuitas para profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor. O aluno pode realizar o curso por qualquer dispositivo com acesso à internet. Os módulos contam com vídeoaulas e jogos. Os estudos podem ser iniciados logo após o cadastro e devem ser concluídos até 30 de dezembro. O programa de atendimento ao turista foi lançado em abril deste ano e as inscrições estão abertas até 30 de setembro. O cadastro é feito pelo endereço brasilbracosabertos.turismo.gov.br e o curso é validado como de extensão.

LEIA MAIS