WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


julho 2017
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








Luiz Castro em: DECOLORES

SAUDOSO WILSON LONGO

Sempre gostei de futebol, freqüentei o Estádio Mário Pessoa na década de 60, haviam seis clubes amadores que  disputavam o campeonato Ilheense de futebol (Colo-Colo, Vitória, Flamengo, Ferroviário, Ypiranga e Satélite). Normalmente as rodadas aconteciam duas vezes na semana (quarta-feira e domingo), o estádio sempre lotava, não somente na arquibancada principal bem como na geral. As rádios locais tinham suas equipes de radialistas para transmitir os jogos e havia também programas de esporte. Os torcedores gostavam de ouvir a Rádio Cultura de Ilhéus,  devido aos comentários comedidos e inteligentes de Armando Oliveira.  Os locutores eram  Myrthe Pititinga e Raimundo Veloso. A equipe da Rádio Baiana era  comandada por Paulo Kruschewsky e contava com os repórteres de pista Seara Costa (Olho Vivo), Walter Machado e Caetano. A Rádio Jornal de Oswaldo Bernardes de Souza ( o homem do terno marrom) , não tinha equipe de esporte ou estava em formação.

Os Dirigentes dos Clubes de Futebol naquela época, hoje considerados cartolas,  amavam seus clubes, e às vezes cobriam até  as despesas, a exemplo de Airton Adami, José Alves Barreto, Manoel Leal, Wilson Trindade, José Magalhães, Antonio Olimpio e Francisco Badaró (Colo-Colo). Gildásio Almeida e Prim Otero  (Flamengo). Ariston Cardoso e Edival Moura (Vitoria). Isaias Almeida (Ypiranga) e Silvio Silva (Satellite).

Os jogadores por sua vez jogavam com sangue e suor sem receber nenhuma renumeração mensal, às vezes, recebiam bicho quando ganhavam a partida.   O Vitória tinha craques da estirpe de Adilson e Domiguinhos.  O Flamengo Malaguti e Manequinha. O Ferroviário  Cassimiro,  Pingo e Catroca . O Satélite contava com o   chute de Carlitão. O Ypiranga com Oliveirinha e o Colo Colo tinha  Armandinho, Tinho,  Bebeto, Americano e Wilson Longo (craque dos craques).

Lembro-me que durante a semana os comerciários e  comerciantes  reuniam na banca de Sapa Veiga (ao lado da Pensão Vasco), para fazer aquela resenha sobre os jogos de domingo e da quarta feira. E após o apito da sirene do comércio íamos trabalhar, com vontade de ficar mais um pouco.

A respeito de Wilson Longo, infelizmente as autoridades políticas e esportivas durante sua vida nunca fizeram   a esse grande Ilheense uma homenagem condigna e merecedora, sugerir a um determinado líder político que o indicasse para ser  outorgando com a comenda SÃO JORGE DOS ILHÉUS  ao  grande atleta WILSON LONGO,  pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município na área de esportes em todas as modalidades, mas meu apelo foi em vão e o nosso saudoso craque faleceu no ostracismo.

Concluindo quero afirmar que o Estádio Mário Pessoa foi palco de inúmeras partidas de futebol com equipes do Rio de Janeiro a exemplo  do  Flamengo, Vasco, Fluminense, Campo Grande, Bangu, América, Olaria, Bonsucesso e  Portuguesa, bem como com o  Santos F. Clube com Pelé, Coutinho e Pepe, que por duas vezes se apresentou em Ilhéus, sendo que a primeira partida foi  Santos 6 x 1 Bahia (com um gol do torcedor que estava ao lado da trave e empurrou a bola para dentro do rede). A segunda partida foi  Santos 3 x 1 Seleção de Ilhéus com o gol de Adilson. Nessa partida o jogador Manequinha da Seleção de Ilhéus  deu um banho de cuia em Pelé.

A delegação do Santos F. Clube ficou hospedada no Ilhéus Hotel, e o rei Pelé muito simpático acenava sempre para os torcedores e admiradores, com aquele sorriso que sempre  lhe foi peculiar.

 

Colaboração de Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa

2 respostas para “Luiz Castro em: DECOLORES”

  • Coló says:

    Queremos um artigo sobre o saudoso Coló da Rua da linha

  • Domingos Maurício says:

    Luiz Castro,
    Mais uma boa matéria de sua autoria, dentre tantas, dessa vez abordando passagens do futebol ilheense no passado, com fatos inesquecíveis, principalmente para aquelas pessoas que que tiveram o privilégio de acompanhar aqueles momentos grandiosos, com lembranças de jogadores, diretores de clubes e fatos interessantes.

    parabéns, com agradecimento pela citação do meu nome entre alguns jogadores lembrados.
    Um abraço do amigo de sempre.
    Dominguinhos.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia