POR SECOM

A partir do dia 20 de novembro, começa oficialmente a temporada de cruzeiros da temporada primavera-verão que vai até abril de 2019. Pela primeira vez, a portuária cidade de Ilhéus vai receber a maior embarcação de passageiros a navegar pela costa brasileira. O novíssimo MSC Seaview é o maior navio de cruzeiro turístico que a aportar na cidade, com chegada marcada para o dia 19 de dezembro. Lançado em junho deste ano, ele traz um design completamente inovador, elegante e possui uma área vélica maior, com capacidade para acomodar 5.210 passageiros a bordo.

Além do lançamento do MSC Seaview, a temporada conta ainda com a passagem do MSC Fantasia, Costa Favolosa, Veedam, Prinsendam e Artania, e encerramento previsto para 1° de abril de 2019. No total, serão 19 embarcações a atracarem em Ilhéus, totalizando aproximadamente 74 mil passageiros.  Confira no link abaixo a programação completa da temporada 2018/2019: http://bit.ly/TemporadaCruzeirosIlhéus.

De acordo com Barbara Laudano, gerente do Porto de Ilhéus, essa temporada tem menor em escala de navios, porém ganha em número de passageiros desembarcados no município, pois só o MSC Seaview, que substitui o MSC Presciosa, presente na temporada passada, tem capacidade superior. “A expectativa é positiva, vamos preparar um receptivo especial para o lançamento do MSC Seaview na cidade”, declara.

Segurança – Nos dias de desembarque e embarque dos cruzeiros marítimos, será organizada uma operação de segurança envolvendo a Guarda Municipal, Polícia Militar e a Superintendência do Trânsito (Sutran), na saída e no retorno dos turistas ao Porto de Ilhéus.  Segundo a subtenente da 68ª CIPM, Cristiane Oliveira, foi montado um planejamento operacional a fim de evitar possíveis transtornos aos turistas que visitarão a cidade. “Haverá um aumento do efetivo no policiamento ostensivo a pé, com viaturas e motocicletas, no entorno do porto, e nas Avenidas Soares Lopes e Bahia, no Bairro Cidade Nova e no centro histórico”, informa.

Trânsito – O trânsito no sentido centro e praias terá maior fluidez para os veículos que transportarem os turistas. O Superintendente da Sutran, Gilson Nascimento, garantiu que haverá efetivo no entorno do porto para fiscalização dos transportes permissionários e estacionamentos exclusivos para ônibus, vans e táxis, próximos a Catedral e ao Mercado de Artesanato para desembarque dos passageiros nessas localidades. “Acima de tudo queremos que os turistas ao desembarcar na cidade sintam-se tranquilos e seguros. Vamos dar um enfoque maior no acesso ao centro e nos meios de transportes”, concluiu.