:: 13/abr/2022 . 19:58
Projetos formados por mulheres baianas participam da Expo Favela 2022
Evento promovida pela Cufa acontecerá, em São Paulo, e contará com representantes da Fábrica de Fardamentos e da Farmácia Verde, ações apoiadas pela Bracell Bahia
Dois projetos sociais apoiados pela Bracell Bahia participarão da edição deste ano da Expo Favela, que será realizada nesta sexta-feira, 15, sábado, 16, e domingo, 17, em São Paulo. São elas: a Fábrica de Fardamentos, cooperativa de mulheres do município de Inhambupe que trabalha com costura industrial em quatro comunidades, e a Farmácia Verde, que é uma iniciativa composta por mulheres quilombolas da comunidade do Cangula, em Alagoinhas.
A Bracell – companhia que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais – também estará presente no evento a convite da Central Única das Favelas (Cufa BA). Durante os três dias, a empresa contribuirá com a participação desses grupos produtivos na Feira Brasil, espaço do evento que funcionará para a comercialização de produtos de empreendedores de comunidades de todo país.
Além disso, os representantes dos projetos baianos ainda poderão acompanhar a programação, trocando conhecimento e experiência com outros empreendedores de outras comunidades.
Para o evento, a Cooperativa de Trabalho das Costureiras de Inhambupe e Região (Coopecir), que conduz a Fábrica de Fardamentos, irá apresentar alguns produtos resultados do trabalho desenvolvido visando à qualificação de mulheres para produção de fardamentos e costura em geral, beneficiando a comunidade local. Criada em 2014, o projeto está localizado nas dependências da Fazenda Salgado, pertencente à Bracell, que disponibiliza toda a infraestrutura necessária, bem como o apoio técnico e administrativo para as cooperadas.
Já o projeto Farmácia Verde, iniciado em 2017, levará ao evento produtos fabricados com base natural, como aromatizantes, velas e sabonetes medicinais e orgânicos. Os produtos são frutos do trabalho feito por mulheres quilombolas da comunidade da Cangula, que recebem apoio para o desenvolvimento de uma metodologia participativa, teórica e prática, que envolve a capacitação dos participantes para estudo e aplicação da fitoterapia, contemplando conhecimentos sobre a interação das plantas com o corpo humano, além de orientações para a comercialização. :: LEIA MAIS »
Ilhéus in Jazz movimenta a economia e a cultura da cidade
A cidade de Ilhéus preparou uma ótima oportunidade para quem deseja curtir a cidade e boa música neste final de semana de feriado prolongado. A programação está voltada para o Ilhéus in Jazz, que acontece nesta sexta-feira, 15, e sábado,16, na Praça Rui Barbosa, no Centro.
Com entrada gratuita, o evento terá como atrações Adelmo Casé e Funk Machine, Putorkestra! e Juvino Filho & Grupo. A abertura fica por conta do DJ Neto Nogueira. Para a criançada, tem o espetáculo Vida de Circo, do grupo Circo da Lua, com direito a pintura facial.
Por ser a primeira vez que um evento como este acontece na cidade, a expectativa está grande, principalmente para os organizadores. “Este evento que vamos realizar, junto à Bahiatursa e outros parceiros, visa fomentar a cultura local. Além disso, é bastante importante, não só para o turismo, mas para a economia da nossa cidade também. Espero que esse seja o primeiro de muitos eventos como esse que vamos fazer aqui”, revelou Vinícius Briglia, assessor técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus.
Além do entretenimento com foco na produção contemporânea do jazz, o Ilhéus in Jazz promoverá para o público, durante os dois dias, comodidade através da internet gratuita da ITS Brasil e também instigará o lado ambiental com a ação Praia Limpa. “O projeto Ilhéus In Jazz tem como objetivo levar a cultura através da música, entretenimento e sustentabilidade, valorizando artistas locais, além de movimentar o comércio e o turismo da cidade de Ilhéus”, ressalta Rogério Tedesco, responsável pela Gamboa, uma das organizadoras do evento.
O projeto é uma realização da Gamboa, A4 Comunicação e AMB Bussiness’n Fun, e conta com os patrocínios do Governo da Bahia, através da Bahiatursa, Prefeitura de Ilhéus e Devassa, a cerveja oficial do Ilhéus In Jazz.
Praia limpa
No sábado, a programação começa cedo. A partir das 7h30, acontece o mutirão de limpeza na Praia do Sul, em parceria com o GAP (Grupo Amigos da Praia). O ponto de encontro é a Cabana da Codorna. Lembrando que, durante todo o evento, vão ser coletados materiais recicláveis para a Associação de Catadores de Ilhéus. Juntos, o GAP e a associação realizam gestão de resíduos em Ilhéus. São mais de 40 colaboradores, que fazem mutirões semanais em praias, rios e mangues da cidade. :: LEIA MAIS »
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) VISITA DO BISPO DE ILHÉUS DOM GIOVANNI CRIPPA À GALERIA RELIGIOSA DE JOSÉ LEITE.
3) ESSAS CRIANÇAS NASCERAM PARA SEREM GENERAIS!
4) A HISTÓRIA DA IMPRENSA BAHIANA NO ANO DE 1953 (4ª PARTE).
5) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
- 1