Cerimônia de abertura do evento contará com a presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues e do gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Müller, entre outros convidados
Nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções de Ilhéus (BA), às 18h, será realizada a cerimônia de abertura do Chocolat Festival, um dos maiores eventos de chocolate de origem do Brasil. Na ocasião, será realizada também uma apresentação do programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que nesta semana trouxe ao Brasil um grupo de 15 compradores de 12 países dos continentes africano, asiático, europeu e sul-americano para rodadas de negócios com 30 empresas brasileiras do setor produtivo de cacau e chocolate.
Segundo o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Müller, “promover rodadas de negócios no âmbito de um evento de porte como o Chocolat Festival potencializa a aproximação entre quem está buscando produtos de qualidade e quem pode oferecê-los”. Laudemir vai participar da cerimônia de abertura do festival, juntamente com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e outros convidados.

Rodadas de negócios
O diálogo entre compradores e vendedores da cadeia produtiva de cacau e chocolate começou no dia 15 de julho. Ao longo da semana, foram realizadas visitas técnicas a viveiros de cacau, áreas de colheita e usinas de beneficiamento e industrialização da amêndoa de cacau de marcas baianas e ao Centro de Inovação do Cacau (CIC), que realiza análises e monitoramento da qualidade do cacau brasileiro.
Já as negociações entre empresários nacionais e internacionais ocorreram nesta quarta e quinta-feira (17 e 18 de julho), no Sebrae Ilhéus. Serão dois dias dedicados a gerar bons negócios entre compradores da Rússia, Países Baixos, Bélgica, Portugal, Lituânia, França, Alemanha, Islândia, Israel, Emirados Árabes Unidos, Argentina e África do Sul e vendedores de todas as regiões do país. Das 30 empresas brasileiras, 12 são baianas.