WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2026
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  






:: abr/2026

Bahia e Brasil ampliam parceria na saúde com anúncio de R$ 66,49 milhões para 34 municípios

A parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal ganhou um novo impulso nesta sexta-feira (24), com o Dia D do PAC na Bahia. A iniciativa do Ministério da Saúde destina R$ 66,49 milhões para 34 municípios baianos, voltados à ampliação da rede pública de atenção básica e psicossocial. O evento que marcou o repasse dos recursos aconteceu na Policlínica de Narandiba, em Salvador, com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, da superintendente estadual do Ministério da Saúde, Joanna Paroli, e da diretora do Departamento de Cooperação Técnica, Inovação e Desenvolvimento em Saúde, Aline Costa.
Os recursos vão financiar a construção de unidades básicas de saúde dos portes 1 e 2, além de Centros de Atenção Psicossocial tipo II e CAPS Álcool e Drogas porte III, fortalecendo a presença do SUS em diferentes territórios. Serão beneficiados os municípios de Almadina, Angical, Antônio Cardoso, Aurelino Leal, Baixa Grande, Banzaê, Barra do Choça, Biritinga, Boninal, Botuporã, Canudos, Carinhanha, Conceição do Almeida, Cotegipe, Cravolândia, Euclides da Cunha, Iguaí, Ipecaetá, Itaberaba, Itapicuru, Ituberá, Jaborandi, Juazeiro, Jussara, Livramento de Nossa Senhora, Palmeiras, Pilão Arcado, Poções, Ribeirão do Largo, São Gabriel, Saubara, Serrolândia, Valença e Wanderley.
Mais do que um anúncio de investimentos, a agenda reafirma uma diretriz que vem marcando a política pública de saúde na Bahia: a convergência entre Estado e União para ampliar e regionalizar o acesso. “Essa é uma entrega que simboliza com muita força a parceria Bahia-Brasil em favor da vida. Quando o Governo Federal e o Governo do Estado atuam de forma articulada, quem ganha é a população, especialmente aquela que mais precisa do SUS. Estamos falando de mais estrutura para a atenção básica, de fortalecimento da rede de saúde mental e de mais presença do poder público nos municípios, com planejamento, investimento e compromisso social”, afirmou a secretária Roberta Santana.
“Hoje é o dia do Pix da Saúde. A gente está repassando para o Brasil todo mais de R$1,2 bilhão para 541 obras. Aqui na Bahia são 34, sendo 32 UBS e 2 Caps. Isso é parte de um conjunto de investimentos do Ministério da Saúde em parceria com os estados e os municípios para melhorar a qualidade da saúde das pessoas, com acesso aos serviços mais próximo da casa delas”, afirmou a diretora do Departamento de Cooperação Técnica, Inovação e Desenvolvimento em Saúde, Aline Costa

:: LEIA MAIS »

Feriados e chuvas reduzem doações e afetam estoque da Hemoba

Com os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes, além das chuvas que atingem a capital e o interior do estado, houve redução no número de doadores de sangue nas unidades da Fundação Hemoba. Como consequência, os estoques estão abaixo dos níveis recomendados para atender à demanda dos hospitais. No momento, todos os tipos sanguíneos estão em nível crítico, com exceção do tipo B positivo. A necessidade de transfusões ocorre em diversas situações, como em casos de lesões graves, cirurgias e tratamentos de doenças como o câncer e a anemia falciforme.
Na Bahia, a Hemoba conta com uma rede de 25 unidades fixas de coleta, sendo cinco na capital e 20 no interior, além dos hemóveis (unidades móveis). Em Salvador, a unidade móvel estará no Salvador Shopping até o dia 30 de abril, exceto aos domingos, das 8h às 17h, com intervalo para almoço. O posto temporário segue no Shopping Bela Vista, de segunda a sábado, das 9h às 18h.
As unidades fixas funcionam nos seguintes horários: o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; o Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; o Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; o Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e o Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das unidades de coleta no interior do estado, acesse: https://www.ba.gov.br/hemoba/onde-doar
Critérios para doação – Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doação anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Também é recomendado não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

 

Oxe, é Jazz anuncia edição de maio com programação especial no Parque Costa Azul

Festival gratuito reúne grandes nomes da cena instrumental

nos dias 15 e 16 de maio, em Salvador

A cena cultural de Salvador já pode se preparar: vem aí mais uma edição do Oxe, é Jazz, um dos encontros mais vibrantes do calendário musical da cidade. Nos dias 15 e 16 de maio, o Parque Costa Azul volta a receber o festival, reafirmando seu papel como espaço de encontro entre arte, natureza e experiências ao ar livre.

Com curadoria do guitarrista e produtor Eric Assmar — também confirmado como uma das atrações — o projeto segue valorizando a diversidade do jazz e suas conexões com diferentes linguagens musicais. A proposta é reunir artistas locais e nacionais em apresentações inéditas, criando uma programação rica, plural e cheia de identidade.

Na sexta-feira (15/05), a abertura fica por conta do guitarrista e compositor Raoni Maciel, que apresenta um show inédito com canções do seu primeiro álbum, acompanhado por músicos de destaque da cena instrumental e com participação da cantora e clarinetista Vanessa Melo, um dos nomes em ascensão no jazz soteropolitano. Encerrando a noite, Eric Assmar sobe ao palco convidando o trompetista Joatan Nascimento para um encontro inédito que promete unir o blues e o jazz em uma apresentação marcada por diálogos intensos entre guitarra e trompete.

No sábado (16/05), a programação começa com o Laurent Rivemales e seu quinteto, trazendo releituras de clássicos do jazz e homenagens ao lendário Art Blakey, em uma performance que celebra a tradição do gênero. Fechando a edição com chave de ouro, o guitarrista, cantor e compositor Márcio Pereira apresenta seu trabalho solo pela primeira vez no festival, convidando a jovem cantora Cinara para um show potente que mistura jazz, blues, R&B e soul, marcando o encontro entre diferentes gerações da música. :: LEIA MAIS »

Abril Laranja: Ilhéus terá caminhada contra crueldade animal e feira de adoção de animais neste final de semana

Como parte da campanha Abril Laranja, mês dedicado à conscientização e combate à crueldade contra os animais, a ONG Planeta dos Bichos realizará a Run 4 Paws, uma caminhada e corrida solidária no domingo, 26 de abril, com concentração às 06h00 e largada às 06h30, em Ilhéus.

O evento terá como ponto de partida o estacionamento em frente à Praça da Irene, seguindo pela Ponte Jorge Amado e retornando pela Avenida Soares Lopes, com percursos de 3 km e 5 km. A iniciativa reunirá atletas, corredores, protetores de animais e pais de pet em um momento de mobilização social em defesa da causa animal.

A Run 4 Paws integra a campanha Abril Laranja, que busca alertar a população sobre os maus-tratos contra animais, incentivar a denúncia e promover a guarda responsável, e conta com o apoio de parceiros, como Vittamax, PlayLuz e Calzin, que contribuem para a realização do evento. A ONG reforça que a participação da comunidade é fundamental para ampliar a conscientização e combater a crueldade animal. :: LEIA MAIS »

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 66 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO QUE SE FOI.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Jovem Aprendiz impulsiona entrada de novos talentos no mercado de trabalho

Programas do SENAI e IEL são oportunidade de formação e inserção profissional para jovens baianos

Celebrado em 24 de abril, o Dia do Jovem Aprendiz reforça a importância de iniciativas que promovem a qualificação profissional e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Na Bahia, programas desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) têm desempenhado papel estratégico na formação de milhares de talentos, conectando educação e prática profissional.

As histórias dos participantes evidenciam o impacto dos programas. Ex-aprendiz do SENAI, Raul Silva dos Santos, hoje líder em treinamento na empresa Monsertec, destaca a importância da formação na sua trajetória profissional. “Foi fundamental para a minha formação. As aulas práticas e os conteúdos de ética e relações interpessoais contribuíram diretamente para o profissional que sou hoje. Essa experiência ampliou meus horizontes e fez toda a diferença na minha carreira.”

Já Edu Alves, 23 anos, jornalista, iniciou sua trajetória profissional como jovem aprendiz pelo IEL entre 2020 e 2021, no setor administrativo de uma empresa do ramo automotivo. Ele destaca que a experiência, apesar de desafiadora, foi fundamental para seu amadurecimento pessoal e profissional, marcando seu primeiro contato com o mercado de trabalho.

Edu ressalta que o período como aprendiz foi decisivo para desenvolver visão estratégica de carreira e entender que nem sempre o caminho profissional começa exatamente na área desejada. Para ele, cada experiência contribui para a construção do futuro, sendo um aprendizado valioso que carrega até hoje. “Foi ali onde eu aprendi sobre responsabilidade, sobre respeitar a hierarquia, as coisas básicas, que todo e qualquer profissional, independente da área de atuação, precisa saber lidar cotidianamente”, conta. :: LEIA MAIS »

Buja da Timbalada proporciona tarde de música para pacientes do HGRS

A música rompeu a monotonia do serviço de hemodiálise do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na tarde desta quinta-feira (23), levando leveza para pacientes renais que passam até 4h conectados a uma máquina. O responsável por essa mudança no ambiente foi o cantor da Timbalada, Buja Ferreira, acompanhado dos músicos Anderson Capacete e Vando Formiga. Juntos, eles transformaram o espaço, momentaneamente, em um cenário mais leve, trocando os sons das máquinas pelos sons dos instrumentos musicais.
A iniciativa faz parte do projeto “Música Cura”, que busca levar conforto emocional a pacientes internados em unidades de saúde. Para Buja, a proposta vai além de uma simples apresentação. “Nossa missão aqui na terra é passar alegria para o povo através da música”, afirmou. Segundo o artista, a experiência também impacta quem se apresenta. “Existe uma troca de energia muito forte. A gente chega para oferecer algo, mas sai purificado e renovado”, acrescentou.
Enquanto os músicos se apresentavam, pacientes e profissionais de saúde deixavam, ainda que por alguns minutos, o peso da rotina para se conectar com a música. Alguns acompanhavam com o olhar atento, outros batiam levemente as mãos no ritmo, em um gesto discreto, mas carregado de significado.
Após a passagem pela hemodiálise, o grupo seguiu pelos corredores da unidade, levando a mesma energia contagiante à enfermaria de nefrologia. A ação reforça o papel da humanização no cuidado em saúde, mostrando que, além dos procedimentos e tecnologias, gestos simples – como uma canção – podem transformar o ambiente hospitalar e a experiência de quem enfrenta tratamentos longos e delicados.

Agro em transformação impulsiona demanda por profissionais especializados em tecnologia e sustentabilidade

Universidade SENAI CIMATEC lança pós-graduação voltada à formação de líderes para atuar na digitalização e inovação da agroindústria

Com o objetivo de formar líderes para atuar na transformação digital e sustentável da agroindústria, a Universidade SENAI CIMATEC desenvolveu o MBA em Tecnologias Avançadas para o Agronegócio. A pós-graduação nasce conectada à transição do mercado de métodos tradicionais para modelos mais tecnológicos em um dos setores mais estratégicos da economia brasileira.

Inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), automação, análise de dados e conceitos como agricultura regenerativa, bioinsumos e mercados de carbono estão entre as transformações que têm ampliado a demanda por profissionais não apenas com conhecimento técnico, mas com capacidade de integrar tecnologia, gestão e sustentabilidade no campo.

“A proposta da especialização é formar profissionais capazes de atuar de forma estratégica em um agro cada vez mais tecnológico e sustentável, conectando inovação, produtividade e responsabilidade ambiental. Estamos falando de profissionais preparados para dialogar com mercados globais e responder às exigências de cadeias produtivas cada vez mais complexas”, afirma Fernanda Barbosa, coordenadora pedagógica da pós-graduação.

O curso foi criado em um contexto de forte expansão e modernização do agro. O Brasil está entre os quatro maiores produtores agrícolas do mundo, ao lado de China, Índia e Estados Unidos, além de ocupar a segunda posição no ranking global de exportação de produtos agropecuários, segundo dados de 2023 da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Governo do Estado investirá R$ 60 milhões para construção de hospital em Santaluz

Em um marco para o fortalecimento da saúde pública no interior do estado, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, anunciou neste sábado (18), em Santaluz, a construção do novo Hospital Municipal Petrolino Evangelista dos Santos. Com investimento de R$ 60 milhões, fruto de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e a prefeitura, a unidade foi projetada para ampliar a assistência no Território do Sisal, com perfil de hospital geral de médio porte.

A nova estrutura contará com 51 leitos, sendo 24 clínicos e 12 cirúrgicos, além de uma ala de pediatria com oito leitos, um deles destinado ao isolamento. A saúde da mulher também será contemplada com sete leitos de obstetrícia. A unidade terá ainda um Centro de Parto Normal, com três leitos no sistema PPP (pré-parto, parto e pós-parto), permitindo que a gestante vivencie todo o processo em um único ambiente.

O hospital terá um centro cirúrgico com três salas modernas. Além disso, a unidade contará com uma estrutura completa de emergência para atendimento aos públicos adulto e pediátrico, garantindo agilidade no socorro imediato. Todo o projeto visa modernizar o acesso à saúde, assegurando que a população tenha suporte especializado sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões.

Durante o anúncio, Roberta Santana ressaltou que o investimento reflete a política de regionalização da saúde. “Com a nova unidade, o Governo do Estado espera oferecer um atendimento mais humano e eficiente, consolidando o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma ferramenta de transformação social no interior baiano”,

afirmou.

Centro de Especialidades Médicas

:: LEIA MAIS »

“Nem pai, nem filho e nem Neto”, diz Éden sobre aliança de ACM Neto e Flávio Bolsonaro na Bahia

O secretário Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, afirmou que ACM Neto nega, mais uma vez, sua aliança na Bahia com a família Bolsonaro, assim como fez nas eleições de 2022 e 2018. O candidato do União Brasil tenta se desvincular da imagem dos Bolsonaros devido à grande reprovação do ex-presidente no estado, afirmou Éden em entrevista à rádio Baiana FM.

“Não me parece que ACM Neto tenha aprendido com a eleição passada porque ele não admite ser aliado e que vai apoiar o filho de Jair Bolsonaro. Essa história de que vai votar em Ronaldo Caiado ninguém acredita. Ele disse que ia votar em Geraldo Alckmin quando Alckmin foi candidato a presidente em 2018, jurou que ia votar em Alckmin e nenhum carro do comitê dele tinha um adesivo de Geraldo Alckmin. Ele votou em Bolsonaro e só veio admitir isso no segundo turno. Acha que a gente é besta ou que o povo da Bahia é besta? Ele vai fazer palanque, vai fazer campanha para o filho de Bolsonaro”, afirmou o secretário de Comunicação.

Éden explicou que ACM Neto nega a aliança com Flávio Bolsonaro com medo de perder votos já que os baianos rejeitam Bolsonaro. “Rejeitam a desumanidade de Bolsonaro, rejeitam o que ele fez na pandemia, e com a tentativa de golpe, piorou. O apoio de Bolsonaro é tóxico na Bahia, por isso ACM Neto tem medo de admitir que está apoiando o filho de Bolsonaro, e o povo da Bahia olhar e dizer: ‘nem pai, nem filho e nem Neto’. É essa covardia dele, então não acho que ele tenha aprendido tanto com as eleições passadas porque o voto em Caiado é o jeito do tanto faz dele de novo”, concluiu o secretário petista.

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 66 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) OS 100 ANOS DO BUSTO DE RUI BARBOSA.

3) VIAGEM PARA JUAZEIRO DO NORTE (2ª PARTE).

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Censo sobre Doença Falciforme na Bahia recebe menção honrosa na 18ª Expoepi

Na 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), o relato de experiência sobre o Censo das Pessoas com Doença Falciforme da Bahia recebeu certificado de menção honrosa concedido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, promotora do evento. Lançado em junho de 2024, por meio de parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Hemoba, o Censo foi apresentado por Altair Lira, assessor de Relações Institucionais do Centro de Referência das Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba).
O Censo tem como objetivo mapear pessoas com doença falciforme, além de identificar os serviços e profissionais de saúde envolvidos no atendimento a esse público no estado. Durante a apresentação, foi destacado que a Bahia apresenta a maior incidência da doença no Brasil, estimada em um caso para cada 650 nascimentos. No país, a média é de um caso a cada 1.000 nascidos vivos, com cerca de 3.500 novos casos por ano e uma estimativa entre 60 mil e 100 mil pessoas vivendo com a doença.
De acordo com os dados do Censo, entre 15 de julho de 2024 e 10 de abril de 2026, foram cadastrados 2.186 pacientes em 352 municípios baianos. Desse total, 2.010 estão em tratamento, 1.282 utilizam medicamentos, 820 realizam transfusões de sangue, 57 possuem próteses e 87 apresentam úlceras. A maioria dos pacientes é composta por pessoas pardas (1.107) e pretas (939), com predominância na faixa etária de 25 a 59 anos (828).
A doença falciforme é uma condição genética e hereditária caracterizada por alterações nas hemácias (glóbulos vermelhos), que se tornam rígidas e assumem formato semelhante ao de uma foice. Essa alteração dificulta a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio para órgãos como cérebro, pulmões e rins. A doença é mais frequente em pessoas negras, mas, devido à intensa miscigenação da população brasileira, também pode ocorrer em indivíduos de outras origens étnicas.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia