Estado perde apenas para o Rio de Janeiro em número de casos; pesquisa da USP comprova eficácia da água sanitária no combate à doença

 O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (17) que, nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 286.011 casos confirmados de dengue no País. O número representa queda de 44% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registradas 507.798 notificações, mas seis estados ainda registraram alta no número total de casos confirmados: Tocantins, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Mato Grosso. A Bahia registrou o segundo maior número de casos  – 28.154 –  contra 22.424 no mesmo período em 2011. No comparativo, o número de pessoas mortas pela doença no estado subiu de 12 para 13. Em primeiro lugar, está o Rio de Janeiro, com 80.160 notificações.

Uma das formas de combate à doença é a utilização do hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como água sanitária. De acordo com pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados, o produto é 100% eficaz na eliminação das larvas do mosquito aedes aegypty, transmissor da doença. Testes em laboratórios da universidade mostraram que 10 ml de água sanitária em concentração de 2,5%, (comumente encontrada no mercado), adicionadas a cada litro de água tratada são suficientes para matar em até 24 horas a larva do mosquito.

Estudousp

View more documents from r2cpress.

PARA VER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (Fullscreen)