CEPLAC ENTRISTECIDA / MORRE JORGE VIEIRA
Acabou de falecer, em Brasilia, Jorge Raymundo Vieira ou, simplesmente, Jorge Vieira da CEPLAC.
A história de vida desse referencial ceplaqueano se confunde com a da própria INSTITUIÇÃO. Tanto ele quanto seu Irmão José Haroldo fizeram da CEPLAC um modelo nacional e internacional de sucesso.
Recentemente, o nosso Jorge Vieira passou por aqui e, no site, contou 30 anos da CEPLAC em 30 artigos:
Veja todos eles copiando e colando o link que segue no seu navegador
http://www.r2cpress.com.br/v1/?s=jorge+vieira&search=
Jorge Vieira conhecia como poucos a história da região cacaueira da Bahia. Inúmeras foram as sugestões dadas para políticos, gestores, reitores,enfim, vivenciava sua terra com muita dedicação e denodo. Era uma enciclopédia viva da nossa região cacaueira da Bahia.
Um cara do bem que, a exemplo de outros ceplaqueanos, levam com eles uma história de encantos e por últimos, ruindo, desencantos localizados, identificados e só …



























































Com grande tristeza recebemos a notícia da morte de Jorge Vieira. É mais um dos que construíram com muito amor e trabalho a CEPLAC que nos deixa.
Lamento profundamente o desaparecimento de Dr. Jorge Vieira. Um homem de bem. Um ceplaqueano defensor ardoroso de sua Instituição. Conhecedor profundo da problemática do cacau, jorge e Zé Haroldo, são dois que merecem o respeito e a admiração de uma região. Quando estava em Ilhéus, sempre almoçamos no mesmo restaurante do Pontal, Lanamary, quanto tinha a feliz oportunidade de conversar com ele sobre diversos assuntos. Era um homem completo. Sempre ao lado de sua Inah, parecia que o mundo lhe rodeava de tanta felicidade. Descanse em paz, amigo. Você plantou e colheu os frutos de sua generosidade, elegância, conhecimento e humildade.
Prof. Josevandro Nascimento – Presidente da Academia de Letras de Ilhéus
Retifico: O nome do livro é CEPLAC – 50 anos em 50 escritos.
Fiz referência ao publicado no site.
Jorge Vieira tem um livro de sua autoria intitulado “Idéias e idealismo no mundo do cacau”, publicado pela EDITUS, e que coincidente há poucos dias peguei para ler num ônibus da Rota, disponibilizado que foi dentro do Projeto No Caminho tem um livro, desenvolvido pela UESC/ROTA.
Este livro publicado no ano 2000, reúne uma série de reflexões de Jorge separadas em três grupos: 1. Universidade, 2. CEPLAC, 3. Região.