AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Prefeitura de Ilhéus divulga nova lista para Minha Casa, Minha Vida
Pré-conferência de saúde deste sábado será na zona centro em Ilhéus.
Atores globais encenam comédia neste final de semana em Ilhéus
Escola ganha conjunto completo de iluminação para coibir ação de vândalos

***

Prefeitura de Ilhéus divulga nova lista para Minha Casa, Minha Vida

Está prevista a próxima quarta-feira (20) a divulgação da segunda lista com nomes de candidatos ao Programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus, informou o secretario de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, na manhã desta quinta-feira (14). Na primeira lista divulgada pela secretaria foram divulgados 600 nomes de possíveis contemplados no programa habitacional. Desse total, 88 pessoas não compareceram para entregar os documentos solicitados, 190 pessoas possuem documentação pendente e apenas 325 se encontram habilitadas a participar do programa e participarão de uma nova etapa de checagem de documentos junto à Caixa Econômica Federal.

O secretário Emenson Silva explicou, ainda, que esta segunda lista conterá 400 nomes. Todos eles fazem parte do cadastro, realizado em 2009, quando cerca de 7.200 pessoas se inscreveram para participar do programa. “Nossa meta é enviar nesta primeira fase a documentação de 600 pessoas, para que a Caixa Econômica inicie a segunda etapa do procedimento”. Em Ilhéus, as obras do “Minha Casa, Minha Vida” seguem em ritmo acelerado na área da antiga Fazenda Porto Novo, localizada no quilômetro 5 da rodovia Jorge Amado, no bairro Banco da Vitória. Juntos, os três condomínios vão abrigar 1.300 unidades habitacionais, sendo que destas 986 já estão em fase de construção, enquanto que 493 aguardam liberação.

O secretário Emenson Silva explicou que, assim que os novos nomes forem divulgados as pessoas deverão comparecer imediatamente à sede da secretaria de Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes, no período das 8 às 14 horas, munidos de documentos pessoais como RG, CPF, comprovantes de renda e residência, de todos os moradores da residência. “Toda a documentação será enviada para a Caixa Econômica Federal, que dará prosseguimento à etapas necessárias para a inserção da pessoa no programa, inclusive a análise de crédito, e logo em seguida divulgará uma nova lista”.

Cinco critérios – Os beneficiados precisam atender a cinco critérios, sendo dois federais e três municipais, definidos pelo Conselho Municipal da Cidade, estão norteando o processo de inclusão dessas famílias ao programa. “O beneficiário tem que estar incluído no Cadúnico, se não estiver, deverá ser incluído caso atenda a outros critérios. Os critérios definidos pelo Governo Federal são: mulher chefe de família, família em situação de risco ou vulnerabilidade. Já os municipais são: famílias com renda per capta de até ¼ do salário mínimo; famílias desabrigadas em decorrência de obras municipais, áreas de risco eminente ou residentes em Áreas de Preservação Permanente (APPs), como mangues, restingas, florestas, margens de rio, praias, entre outras, e famílias em situação de auxílio moradia.

Mais sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus – Na área da antiga Fazenda Porto Novo, estão sendo construídos os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488 e o Moradas do Porto, com 316 unidades. Os empreendimentos serão mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra).

As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço e os condomínios contarão com uma grande infraestrutura dotada de ruas pavimentadas, áreas verdes e de lazer, ponto de parada de ônibus, quadra esportiva, e demais equipamentos.

Pré-conferência de saúde deste sábado será na zona centro em Ilhéus.

Em continuidade à realização das pré-conferências municipais de saúde,a Secretaria da Saúde do Município e o Conselho Municipal da Saúde promoverão no próximo sábado (16), a pré-conferência da zona centro. O evento será realizado no Instituto Municipal de Ensino (IME), na avenida Canavieiras, a partir das 8 horas, e será aberto à comunidade.Elas têm como objetivo ouvir as demandas da população, usuários e profissionais, sobre o sistema de saúde municipal, promover reflexões sobre as condições de saúde no município, além de eleger delegados do segmento usuários para a etapa municipal.

As temáticas de discussão para as pré-conferências versarão sobre controle social, apresentação e diagnóstico situacional do município, priorização dos problemas de saúde.Até o momento já foram realizadas três pré-conferências dividas por zonas de saúde: A zona oeste, no bairro Teotônio Vilela no dia 18 de junho;zona rural, no dia 6 de julho, no auditório da Justiça Federal; e zona sul, dia 9 de julho no Colégio Caic. A zona norte será a próxima a realizar a pré-conferência de saúde, dia 23 de julho, no Colégio Estadual.

Conferência- Continuam os preparativos para a Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá em Ilhéus nos dias 29 e 30 de julho. A abertura do evento será no dia 29 de julho, no auditório da Justiça Federal, e as atividades do dia 30 ocorrerão no Centro de Convenções de Ilhéus. A Comissão organizadora do evento salienta a importância da participação deste evento. “Profissionais, prestadores e usuários devem participar deste importante momento para construção e promoção de melhorias na saúde de Ilhéus”, informou o secretário Jorge Arouca, presidente da comissão.

A 5a Conferência Municipal de Saúde terá como temática: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro.A Conferência Municipal de Saúde é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do SUS (Sistema único de Saúde), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.

Atores globais encenam comédia neste final de semana em Ilhéus

Depois de celebrar 79 anos de história no último domingo (10), marcados pela homenagem “Amigo do Teatro” e pela apresentação do espetáculo “África Brasil”, o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) segue com o restante de sua programação mensal. Neste final de semana (16 e 17), sempre a partir das 20 horas, os atores globais Camila Morgado, Carmem Frenzel e Anderson Muller estarão encenando no palco do TMI a comédia “Igual a Você”, grande sucesso de crítica e de público do teatro brasileiro.

A comédia aborda alguns dos principais males da vida moderna, presentes, na maioria dos casos, nas grandes metrópoles do mundo. Camila, Bia e Anderson se revezam em esquetes onde interpretam personagens que sofrem com as “loucuras contemporâneas”, como paranóia, ansiedade, hipocondria, TPM, síndrome do pânico, ninfomania e transtorno obsessivo-compulsivo (Toc). De autoria de vários autores, os esquetes são ‘costurados’ por texto de Rogério Blat e direção de Ernesto Piccolo.

Dando sequência à programação, entre os dias 18 e 21, o TMI recebe, sempre a partir das 19h30min, o espetáculo de dança “Os filhos dos contos”. No dia 22, será a vez do espaço sediar, a partir das 21 horas, a abertura da exposição do artista plástico Guido Lima. Já nos dias 23 e 24, a partir das 17 horas, o público infantil terá a oportunidade de curtir a adaptação de “Pinóquio”. Por sua vez, a nova montagem da Cia. Baiana de Risos, “Baianidade baiana”, será apresentada às 17 horas dos dias 29 e 31. Finalmente, no dia 30, a partir das 19 horas, será realizado o III Festival de Música Gospel de Ilhéus.

Escola ganha conjunto completo de iluminação para coibir ação de vândalos

A escola municipal do Banco da Vitória, bairro localizado da zona oeste da cidade, foi beneficiada com a instalação de um poste e de um conjunto completo de iluminação (braços metálicos, lâmpadas, relês e reatores). De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, o prédio que abriga a unidade escolar vinha sofrendo a ação de vândalos que estavam depredando o patrimônio do município com a retirada ou, simplesmente, com a destruição de portas, lâmpadas e refletores.

Ainda segundo informações de Carlos Freitas, trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizaram a instalação dos equipamentos com vistas a iluminar tanto a área interna do colégio, quanto as principais áreas exteriores. “Com isso, o nosso objetivo foi proteger o patrimônio público, inibindo a ação dos vândalos e dos criminosos que vinham atuando nas proximidades”, afirma o secretário municipal.

Além de ser responsável pela manutenção de serviços essenciais, como a varrição pública e a coleta de lixo domiciliar, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) trabalha diariamente para melhorar o dia-a-dia da população e também para melhorar o aspecto visual da cidade com a execução de diversas outras intervenções. Além de ações voltadas para a melhoria da iluminação pública, a Secretaria realiza ações como limpeza, retirada de entulhos, roçagem, capinagem e poda de árvores, entre outros.