por José Everaldo Andrade Souza .’.

 Trabalho em Loja

 

Ir.’. Everaldo.

Ir.’. Everaldo.

A Maçonaria é, antes de tudo, uma escola em que individualidades escolhidas e animadas pelo espírito progressista vêm, inicialmente, aprender para si mesma, e em seguida ensinar aos outros as doutrinas morais, filosóficas e sociais que preparam a evolução no sentido de progresso humano tal como o conhecemos, isto é, dentro da Liberdade, da Justiça e da Paz.

Os trabalhos ritualísticos são caminhos mais seguros que conduzem ao ensino filosófico. Uma peça de arquitetura sobre um assunto maçônico não é uma dissertação teológica sobre um assunto de convenção; é um estudo que, sempre, por um lado, há de referir-se às altas questões de Doutrina, de Filosofia, de Moral ou de Sociologia.

Os trabalhos ritualísticos formam realmente a base essencial da obra de ensino das nossas Lojas, e serão o prefácio obrigatório e fecundo de uma outra categoria de trabalho e Loja: as conferências sobre vários assuntos, seguidas geralmente de uma discussão contraditória, da qual caberá a cada Irmão tirar as conclusões no segredo de sua consciência.

Deste modo, vê-se que a razão de ser verdadeira dos trabalhos de uma Loja maçônica é educar e instruir os seus membros não em assuntos que são tratados no mundo profano, mas nos princípios maçônicos e nos conhecimentos que possuam real fundamento iniciático.

Esse espírito de progresso regula a orientação e a organização das atividades das Lojas, não em suas manifestações tradicionais que permanecem idênticas, mas em todas as suas pesquisas, em todos os seus trabalhos, em todas as suas ações para o aumento em qualidade de seus adeptos, e depois, por eles, de todos os seres que o rodeiam.

A boa organização dos trabalhos em Loja necessita que eles se coadunem com os princípios e as metas da nossa Associação.

Os organizadores do trabalho em Loja deverão lembrar-se sempre: em primeiro lugar, o “Progresso Moral”, individual, de inicio, coletivo; em seguida, até atingir a unidade moral da humanidade.

Esse processo, absolutamente notável em seu principio, não pode, contudo, produzir o seu pleno efeito se não for condicionado pelo que traz cada um em beneficio de todos.

“O trabalho Maçônico concretiza-se, dessa maneira, pela educação e pela instrução do adepto só de certa forma, a fim de que ele possa determinar-se a seu modo, em vista do seu desenvolvimento intelectual e moral.”

O plano de trabalho deve ser organizado pelas Luzes da Oficina, plano que deve ser posto em ação de maneira razoável, gradativa e sábia.