Analisando o ponto de vista filosófico o mundo atual está mesmo passando por uma fase extremamente inusitada com obscuros acontecimentos. Os problemas atuais que afligem o homem levam-no ao embrutecimento de suas qualidades de sensibilidade, de consciência e responsabilidade perante suas próprias atitudes diante das suas próprias dificuldades. Atingem uma desconcentração de sua modalidade de raciocínio, perdem a faculdade de pensar, ficam aparentemente cegos, nada veem, uns até esquecem a sua própria existência, chegando a um estado depressivo, e o stress trágico impacto de passagem de vida que virou a doença da moda.

Existe apenas uma impressionante característica nesse estado de vida: os que se julgam ricos, esquecem-se de viver a plenitude das coisas que conquistaram ao longo das suas lutas, e às vezes se perdem estressados, e os pobres passageiros das locomotivas das dificuldades financeiras que se esvaem de fome e lutam contra os aparentes preconceitos sociais!

São exibidos frequentemente por criaturas conhecidamente tímidas e fracas os exemplos de coragem e de força em face de uma situação de ameaça. É que a natureza dotou a todos nós de um mecanismo de defesa como uma válvula de escape, isto quando nos confrontamos com uma emergência ameaçadora da nossa integridade física. Dispara-se um forte gatilho do nosso mecanismo desencadeando grande reação psicodinâmica, como se o ser humano estivesse entrando numa doutrina segundo a qual todas as energias do Universo se reduzem a uma força única de forma imperiosa.

As dificuldades em algumas camadas da sociedade trazem novas descobertas que ajudam as pessoas a vencerem juntas, é só acreditar no trabalho, respeitar os aliados representados pela sua comunidade ou associação. É o exercício do bom senso e o cumprimento com muito desvelo para buscar a igualdade. Esperar que jamais aparecessem surpresas contraditórias ou manifestações sem éticas, seria impossível, pois é normal existir muita atenção e a proteção seja individual. Os integrantes das associações sociais devem estar preparados para inibir qualquer clima de descontentamento, prevalecendo sim, o respeito mútuo em consonância com os direitos e deveres.

A nossa mente está cheia de ideias sugestivas e aspirações que recebe do Poder Universal. Todo o ser humano possui dentro de si um “Eu” elevado e bom, e outro “Eu” baixo e mau. Então, não podemos exigir do nosso companheiro a lealdade, a amizade, a compreensão, a gentileza, a humildade e o respeito recíproco, quando nada disso conseguimos oferecer. É preciso que os homens sejam sócios da solidariedade humana, uns dos outros sempre, nas alegrias e nas tristezas! Afinal tudo é bom quando agrada no ponto infinito a todas as pessoas, e elas merecem a verdadeira paz e serem felizes.

O homem precisa de muita coragem para seguir suas inclinações e conquistas para alcançar o seu espaço. Buscar o seu “Eu” perseverante e obstinado, em suma, teimar na vontade de conquistar o melhor para si e seus semelhantes. O esforço dos perseverantes não ficará sem recompensa, pois na própria estrutura do universo moral está incorporada a lei de que digno é o obreiro de seu salário. Em outras palavras, o trabalhador persistente colherá o fruto de seus labores, porque “o homem é a medida da técnica e ela só é boa quando possui qualidades humanas”. O exercício do trabalho executado de formar digna jamais deixará de ser uma oração, e declamada todos os dias beneficia e enobrece toda a humanidade.

Eduardo Afonso – (73) 8844-9147 – (73) 9154-6888 – Ilhéus-Bahia

Para ler a 28ª PARTE clique AQUI.