Neste domingo, dia 08/02, caminha para o seu terceiro dia a Campanha de Cadastro para Doadores de Medula Óssea, que está acontecendo na cidade e já conquistou o carinho de toda a população Ilheense.

Campanha_Ilhéus_Medula Óssea.

Campanha_Ilhéus_Medula Óssea.

Em seu primeiro dia de Campanha, dia 06/02, cadastraram-se 1.189 novos possíveis doadores, e em seu segundo, dia 07/02, 1.252, totalizando 2.441 pessoas que doaram um pouco de seu precioso tempo para dar a chance de uma nova vida à quem precisa.

Por lá já passaram diversas autoridades e pessoas de grande renome da cidade, assim como demais grupos e instituições sociais que não mediram esforços em demonstrar a solidariedade pelos que tanto necessitam encontrar a preciosa medula compatível.

No total, todo o processo do cadastro dura na faixa de quinze a vinte minutos, e para isso é necessário apenas que se tenha de 18 a 55 anos e que se leve um documento oficial com foto. Após o preenchimento da ficha e assinatura do termo, é feito uma coleta de apenas 4 ml de sangue (que está sendo feita no local, com total higiene e cuidado por pessoas especializadas). Pronto! Agora é só aguardar, que caso você seja compatível com algum paciente, o órgão responsável entrará em contato para prosseguir com o procedimento da doação da medula.

Vale ressaltar que, os únicos impedimentos para se cadastrar (além da idade) são: ter histórico de câncer; ser portador do Vírus HIV e ter tido Hepatite B e C.

O evento acontece no Palacete Misael Tavares (Prédio da Maçonaria), na Praça Ruy Barbosa, e ocorre sob a direção de Goya Kruschewsky, Christiane Bastos (Kiu), Enault Freitas e Dra. Regiana Quinto, totalmente apoiados pela Secretaria de Saúde de Ilhéus na pessoa de Antônio Ocké e pelo órgão técnico responsável, HEMOBA.

A proposta para este domingo é que se superem os dias anteriores em número de cadastros, pois cada vez mais a sociedade tem se mostrado solidária com a causa, demonstrando claramente que quando assunto é ajudar o próximo, todos se unem e formam uma corrente inquebrável!

Estamos te aguardando!

Edison Matos

Voluntário