Por José Everaldo Andrade Souza

Ir.’. Everaldo

Caríssimos seguidores do R2CPRESS!

Conforme anunciado no capítulo anterior estamos retornando com mais uma etapa do nosso estudo relativo aos RITOS MAÇÔNICOS.

RITO DA ORDEM DOS CAVALEIROS HUMANITÁRIOS DA CIDADE SANTA DE JERUSALÉM, CHAMADOS CAVALEIROS DE CRISTO OU DO TEMPLO DE SALOMÃO, ou CAVALEIROS DO SANTO SEPULCRO.

Rito jesuítico criado na França em 1782, com base nas doutrinas do Martinismo, pelos membros de uma Loja de Lyon, denominada Cavaleiros Humanitários. Dali passou para a Alemanha, onde exerceu grande preponderância, formando associações denominadas Lojas Unidas da Alemanha. Mais tarde essas Lojas se fundiram com as da Estrita Observância, que tinham por chefe o Duque de Charyres.

Tem-se considerado este Rito uma mudança de nome do sistema templário, adotada pelos maçons franceses reunidos no Convento de Lyon, para despistar a polícia. Posteriormente, ao declarar-se a abolição da Estrita Observância no Convento de Wilhemshad, adotou-se a mesma modificação dos maçons franceses, substituindo-a por um novo Rito que se denominou de Cavaleiros Hospitalares. Compunha-se este Rito de sete graus tomados da Estrita Observância.

RITO DA ORDEM DOS IRMÃOS NEGROS

 Era o dos membros de uma sociedade secreta no sul da Europa e que pelos anos de 1766 se fundiu com a Academia dos Verdadeiros Maçons.  Mais tarde, sob esta denominação, constituiu-se outra sociedade maçônica cabalística, do sistema de Martinez Pascalis, a qual, unida a outras do sistema de Zinnendorf, fundou em Montpellier a Academia Swedenborguiana dos Iluminados de Avinhão.

                   Pouco depois de constituída esta Ordem, também se estendeu pela Alemanha, e especialmente pela Prússia, outra sociedade da Ordem dos Irmãos Negros, baseada nos mesmos princípios e adotando as fórmulas misteriosas de Kadosh. Teve sua sede em Geissen e em Marburgo até 1783, quando se trasladou para Francfort, onde se deu a seus membros o título de Caveiras. Em outras cidades foram também conhecidos como Irmãos da Harmonia.

                   Com o tempo estas sociedades tomaram caráter político.

RITO DA ORDEM SAGRADA DOS SOFÍSIOS ou SOFICIANOS

Atribui-se a origem desta Ordem a alguns generais franceses que fizeram parte da expedição napoleônica ao Egito e que a introduziram em 1801 na Loja dos Irmãos Artista de Paris, cujo Venerável, o Sr. Avelier de Frie, a fazia derivar diretamente dos mistérios egípcios.

                    Colocada sob os auspícios de Hórus, a Ordem se dividia em três graus: Aspirante, Iniciado e Membro dos Grandes Mistérios.

                   Compunham-na os seguintes dignitários: 1.º _ O Grande Isarco, órgão do Supremo Tribunal e único que pode fazer uso da palavra;  2.º _ quatro Isarcos ou Filisarcos, oficiais perpétuos da Ordem, que têm o bastão augural por distintivo;  3.º _ seis oficiais inferiores.

                   Por seu regulamento geral, a filantropia maçônica era a primeira virtude que se requeria de um sofista. Por isso, ninguém poderia ser admitido como Aspirante “nas pirâmides da República francesa”, se não fosse já Mestre Maçom.

RITO DA TUNGEND BUND ALEMÃ

Também conhecido como da União da Virtude, este Rito foi fundado em Berlim em fins de 1790, com objetivos meramente políticos.

RITO DA UNIÃO ALEMÃ ou DOS XXII

Sociedade fundada em 1787 em Halle, Saxônia, pelo Dr. Frederico C. Bahrdt e outros maçons, no total de vinte e dois, e dissolvida em 1790. Professava um doutrina racionalista e visava ensinar aos homens o uso de seu próprio raciocínio no exame e apreciação das verdades morais e econômicas, e fazia a apologia da religião natural.

                   Sua doutrina era desenvolvida em seis graus: Adolescente, Homem, Ancião, Mesopolita, Diocesano e Superior.

RITO DE ADOÇÃO

Mais conhecido como Maçonaria Andrógina, este Rito foi criado na França em 1730 e só reconhecido em 1774 pelo Grande Oriente daquele país. Depois de muitas mudanças, seus graus foram fixados em dez, que são os seguintes: Simbólicos: Aprendiz, Companheira e Mestra. Capitulares: Mestra Perfeita, Sublime Eleita Escocesa ou Soberana Ilustre Escocesa, Escocesa, Sublime Escocesa, Dama da Pomba, Dama da Beneficência ou Rosa-Cruz das Damas, e Princesa da Coroa ou Soberana Maçona.

RITO DE FESSLER

Também chamado de Grande Loja Real Iorque de Berlim, dada a sua origem alemã, foi fundada durante o século XVIII, mas foi curta a sua existência. Propunha-se desenvolver um curso completo de estudos maçônicos de todos os ritos e sistemas conhecidos, vivos ou mortos. Compreendia nove graus: Simbólicos:   Aprendiz Teósofo, Companheiro Teósofo e Mestre Teósofo;  Altos Graus: Santo dos Santos, Justificação, Celebração, Triângulo ou Verdadeira Luz, Pátria e Perfeição

RITO DE MELESINO

Pelo ano de 1765 apareceu na Rússia uma Maçonaria criada pelo general Melesino, em contraposição aos graus da Estrita Observância. Compunha-se o Rito de três graus simbólicos e de mais quatro graus superiores, denominados: A Abóboda Sombria, O Cavaleiro e Mestre Escocês, O Filósofo e O Grande Sacerdote do Templo.

Em breve retornaremos com mais uma etapa desse estudo relativo aos RITOS MAÇÔNICOS.

JOSÉ EVERALDO ANDRADE SOUZA

MESTRE MAÇOM DA LOJA ELIAS OCKÉ Nº 1841

FEDERADA AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL  –  RITO BRASILEIRO

ORIENTE DE ILHÉUS  –  BAHIA

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Joaquim Gervásio de Figueiredo Gr 33

MAÇONARIA:

seus mistérios

seus ritos

sua filosofia

sua história

Editora Pensamento – São Paulo-SP

Para ler a PARTE IIi clique AQUI