O Clube Bahiano de Tênis – o mais aristocrático do Estado da Bahia – abriu suas portas, neste sábado 8, para abrigar o 2º Campeonato Mundial Morganti JuJitsu, que reúne até amanhã (domingo), atletas da Alemanha, África do Sul, Itália, Canadá, Argentina e Chile e de mais nove estados brasileiros. Secretário estadual do Trabalho e Esporte Álvaro Gomes que representou o Governador Rui Costa na solenidade de abertura destacou a importância do evento para o desenvolvimento no desporto local.

Mundial de Jujitsu

“Sempre defendemos o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano. Essa tem sido prioridade do Governo do Estado porque o esporte ajuda na formação do homem na saúde física e mental”, afirma. Presidente da Associação Baiana de Morganti Jujitsu (ABMJ), Renilton Santos comemorou a presença de atletas estrangeiros e brasileiros e, em especial, do público presente. A entrada custou 1kg de alimento não-perecível, que será doado à uma instituição de caridade cadastrada no programa do Sesc, “Mesa Brasil”.

CATEGORIAS

O Mundial de Morganti Jujitsu é dividido em duas categorias: individual e equipe. A disputa por equipes envolve nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Alagoas, Pernambuco Santa Catarina, Bahia e de mais seis países: Alemanha, África do Sul, Argentina, Canadá, Itália e Chile.

Na categoria individual, os praticantes são de idade que varia, a partir dos 4 anos de idade. Entre as crianças, não haverá um disputa, apenas uma forma de incentivar a pratica do esporte, todos receberam medalhas. Entre os favoritos destaque para o baiano Ronaldo Santos e os paulistas Bruno Suema e Wernei Cardoso.

LUTA

O Sensei Luciano Maciel explicou que o Jiu-Jitsu e o Morganti JuJitsu são diferentes. O Morganti envolve a luta em pé, a projeção ao solo e a luta no chão. A diferença para o Jiu-Jutsu é que no Morganti, a luta no chão tem que ser movimentada, os lutadores precisam buscar a finalização a todo momento, caso contrário abre-se uma contagem de cinco segundos para que a luta seja interrompida e recomeçada em pé.

Morganti JuJitsu é um caminho para se viver. Um método de luta e uma forma de atividade física, que reúne mente, corpo e espírito. Propicia ao praticante uma forma estimulante de conhecimento, otimizando a calma, paciência e equilíbrio. Através desta forma de aprendizado, propõe a não violência, pois o objetivo do Morganti JuJitsu é mostrar ao praticante que é preciso seguir uma filosofia de crescimento interno, ou seja, o caminho do auto-conhecimento.