1) AMIGOS DE ILHÉUS QUE JOSÉ LEITE GOSTA (PARTE 2).

2) OS REISADOS DE JUAZEIRO DO NORTE.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

1) AMIGOS DE ILHÉUS QUE JOSÉ LEITE GOSTA (PARTE 2).

São tantos os amigos que JOSÉ LEITE tem que fica difícil de homenagear todos eles, mas de vez em quando, ele escolhe alguns. Observe nas fotos abaixo:

Esse quarteto é inseparável, quase toda semana eles se reúnem para jogar conversa fora. Da esquerda para a direita: GIVALDO SOBRINHO, ANTÔNIO COSTA, ISMERALDO PEREIRA e JOSÉ LEITE. (Foto: 11-09-2018).

DO OUTEIRO SÃO SEBASTIÃO PARA O MUNDO!

JOSÉ LEITE e seu amigo DOMINGOS CARLOS BARRETO. Esse gosta de ILHÉUS!

JOSÉ LEITE e seu sobrinho MARCOS JOSÉ, empresário na linda cidade de CANAVIEIRAS. GRANDE ABRAÇO, AMIGO!

JOSÉ LEITE ladeado pelos amigos ALBERTO ALBAGLI e CLEBER DA COSTA LIMA. (Foto: 01-10-2018).

JOSÉ LEITE recebeu a visita do amigo e colega do INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (IME), PEDRO COELHO. Foram colegas de sala no ano de 1968. E lá se vão 50 ANOS! MUITA SAÚDE, QUERIDO AMIGO!

Outra amizade com mais de 50 anos, desde o tempo das CASAS ARNALDO!

JAIR GARCIA e JOSÉ LEITE. (Foto: 11-08-2018).

2) OS REISADOS DE JUAZEIRO DO NORTE.

REISADO é uma Manifestação Cultural, religiosa, Festiva e classificada, no BRASIL, como FOLCLORE. Praticado pelos adeptos e simpatizantes do Catolicismo no intuito de rememorar os TRÊS REIS MAGOS. JUAZEIRO DO NORTE mantém essa tradição com mais de um grupo de REISADO por mais de 100 anos, para a alegria de todos nós! Observe nas fotos abaixo:

GRUPOS DE REISADOS NAS FESTIVIDADES DA PADROEIRA E DA REFORMA DA PRAÇA PADRE CÍCERO! Observe a elegância das vestimentas.

(Foto: 15-09-2018).

Centenas de pessoas presentes na PRAÇA para verem os GRUPOS DE REISADOS DANÇAREM. (Foto: 15-09-2018).

Na foto, os CARETAS que fazem parte dos REISADOS. Quando criança, JOSÉ LEITE corria léguas com medo de ser chicoteado por um Cara Preta, como eram chamados. Fotos clicadas por JOSÉ LEITE em 15-09-2018 na PRAÇA PADRE CÍCERO.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

NA FOTO ACIMA, anuncio que saiu no saudoso JORNAL DIÁRIO DA TARDE, Edição do dia 23 de Setembro de 1949. Até a década de 1980, no Prédio onde funciona a IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, na Rua TIRADENTES, funcionou um cinema, Primeiro com o nome de VITÓRIA PALACE, que anos depois ficou em decadência e sem manutenção e foi apelidado de CINE POEIRA. Depois de uma reforma, mudaram o nome para CINE BRASIL, onde ficou por mais alguns anos funcionando e depois fechou. Agora vamos falar sobre duas coincidências acontecidas naquele prédio e que JOSÉ LEITE está intrigado até hoje. No ano de 1949, foi inaugurada uma loja com o nome “A SAFIRA” (foto acima) o mesmo nome de uma Loja que JOSÉ LEITE inaugurou, no mesmo ramo, em 1977 na Rua Rodolfo Vieira, e que funciona até hoje. No mesmo prédio, na década de 1960, funcionou uma vidraçaria cujo dono se chamava JOSÉ LEITE. Agora quem souber informações sobre a família de ARQUELAU MOUTINHO, favor procurar JOSÉ LEITE, por que o dono da vidraçaria, com o nome de JOSÉ LEITE, a informação é que mora em BELO HORIZONTE onde se encontra atualmente.

HOMENS QUE AJUDARAM O COMÉRCIO DE ILHÉUS A CRESCER.

SECUNDINO CARBALAL, lado esquerdo, dono dos saudosos estabelecimentos LOJA EXPOSIÇÃO FÁTIMA, O BAR SANCHOPANÇA e hoje administra seu Imóvel Empresarial. O saudoso ALBERTO STORINO foi comerciante no ramo de roupas, sapatos e artigos masculinos, também foi Presidente do CLUBE SOCIAL DE ILHÉUS. Foi destaque no Comercio de ILHÉUS! (Foto: década de 1960).

Chegando em JUAZEIRO DO NORTE, foi com muita alegria que ZÉ LEITE encontrou a PRAÇA PADRE CÍCERO completamente reformada. E que reforma! PARABÉNS PARA O PREFEITO ARNON BEZERRA e a todos que participaram do trabalho!

A COLUNA DA HORA, um dos Símbolos marcantes da PRAÇA PADRE CÍCERO e de JUAZEIRO DO NORTE. É parada obrigatória para os juazeirenses e os turistas.

BANCO DOS VELHOS.

O banco onde, anos atrás, se reuniam todas as noites, cidadãos para conversarem, com a reforma, foi colocado no mesmo lugar, mas atualmente, eles se reúnem todos os domingos pela manhã e um banco precisa ser colocado na sombra das árvores ali existentes. Na foto: JOSÉ LEITE às 11h30mim em um dia de domingo no BANCO DOS VELHOS no sol quente. (Foto: 16-09-2018).

MAIS UM AMIGO QUE SE VAI. MANOEL DE ANDRADE, conhecido por MORÊIA, faleceu na última quinta feira (04-10-2018) aos 96 anos. O sepultamento aconteceu às 10 horas da manhã desta sexta feira (05-10-2018). MORÊIA nasceu em 01 de Fevereiro de 1922. DESCANSE EM PAZ, QUERIDO AMIGO!

E NO MAIS…

CHEGOU O DIA DE VOCÊ DECIDIR!

QUAL O FUTURO QUE VOCÊ QUER PARA SUA CIDADE, PARA A BAHIA E PARA O BRASIL? JOSÉ LEITE JÁ ESCOLHEU SEUS CANDIDATOS. ESPERO QUE OS SEUS SEJAM TÃO BONS QUANTO OS DELE!

PARA CONFERIR O BAÚ ANTERIOR, CLICK AQUI

Texto e fotos: José Leite de Souza

[email protected]

(73) 3634-3134