Obras do aterro sanitário do Itariri serão concluídas no mês de junho
Newton Lima recebe direção da MSC Cruzeiros
Remake da novela Gabriela será lançado em Ilhéus no próximo dia 14 de junho
Projeto “Maio: Mês da Dança” é realizado toda quarta-feira

***

Obras do aterro sanitário do Itariri serão concluídas no mês de junho

As obras do aterro sanitário do Itariri, na zona norte de Ilhéus, serão concluídas já no mês de junho e a partir de agora será desenvolvida uma serie de ações conjuntas envolvendo a Prefeitura, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ministério Público Estadual, Cooperativa dos Catadores de Ilhéus e a sociedade civil organizada, no sentido de implantar em definitivo o programa de coleta seletiva na cidade. Essas ações, que devem ser colocadas em práticas de imediato, foram assuntos de uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (16), no gabinete do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, onde foi feita uma avaliação do andamento das obras, discutidas estratégias de desenvolvimento do programa de coleta seletiva e o papel de cada um dos segmentos nesse projeto de requalificação do aterro e inclusão sócio produtiva dos catadores.
Durante o encontro, a diretora da Conder, Márcia Trocoli, adiantou que as obras de implantação da parte física do aterro sanitário, realizada pela empresa Itatiaia, vencedora da licitação pública, estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o mês de junho. Mas a empresa – conforme o contrato – ficará na administração do aterro até o mês de dezembro, na fase de pré-operação. E o resultado de todo esse trabalho, segundo a diretora, é visível. Atualmente nenhum lixo fica exposto no aterro sanitário do Itariri. Todos os resíduos são colocados nas células específicas, onde são separados e logo após aterrados. E a partir da implantação do programa de coleta seletiva não existirão nem mesmo catadores na área do aterro sanitário. Com o início definitivo das operações do aterro Ilhéus passa a ser a primeira cidade do Sul da Bahia a cumprir a legislação que trata da destinação dos resíduos sólidos.
Inclusão social – O prefeito Newton Lima pontuou que a Prefeitura de Ilhéus tem desenvolvido uma série de ações para que o aterro sanitário do Itariri comece a funcionar em definitivo o mais rápido possível. O projeto, segundo ele tem sido acompanhado pelas secretarias de Governo e Ações Estratégicas, Indústria, Comércio e Planejamento, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, contemplando não somente as partes físicas e ambientais, mas também a questão social, dando uma atenção especial aos catadores de resíduos. Como resultado desse trabalho de inclusão social, os catadores já foram incluídos em programas como o “Minha Casa, Minha Vida” e também o Todos Pela Alfabetização (Topa).
O próximo passo, segundo o prefeito, será a implantação do programa de coleta seletiva, que está sendo desenvolvido, em caráter experimental, no bairro Hernani Sá. O programa será fundamental para garantir a inclusão sócio-produtiva dos catadores, oferecendo a oportunidade de emprego e renda. Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) – contratado pela Conder para coordenar e acompanhar o programa de coleta seletiva – informou que já existe um cadastro e contatos com as 80 grandes empresas geradoras de resíduos sólidos em Ilhéus que farão adesão ao projeto. Também já foram realizadas reuniões com donos de hotéis e cabanas de praias que vão aderir ao programa de coleta seletiva. Outro passo será a implantação dessa ação nos bairros, com a coleta de lixo domiciliar, o que exigirá um amplo trabalho de divulgação e conscientização dos moradores.
Cooperativa dos Catadores – Como parte desse trabalho de coleta seletiva, a Prefeitura de Ilhéus já se comprometeu em disponibilizar, de imediato, uma caçamba que ficará à disposição do projeto para fazer o recolhimento desses resíduos que serão destinados para a Cooperativa dos Catadores. Esses equipamentos ficarão disponibilizados até a chegada dos novos caminhões solicitados pelo município e que serão adquiridos pela Conder para o trabalho de coleta seletiva. A Prefeitura de Ilhéus também garantiu que colocará equipes de fiscalização na área de aterro para evitar a invasão de pessoas que não estão cadastradas no projeto, conforme solicitação do Grupo de Trabalho que atua diretamente no Programa de Requalificação do Aterro Sanitário do Itariri.
A presidente da Cooperativa dos Catadores de Ilhéus, Deisemeire Souza, falou da importância de se observar a questão social do projeto, já que nesse local estão cerca de 80 famílias de trabalhadores que vivem da atividade de recolhimento e reciclagem dos resíduos e que contribuem com a preservação do meio ambiente. Para ela, a construção e o funcionamento do aterro sanitário são ações importantes para a cidade, mas é preciso implantar em definitivo o programa de coleta seletiva, que vai garantir o sustento e mais dignidade para essas famílias.

Newton Lima recebe direção da MSC Cruzeiros

“Ilhéus já está consolidada como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Prova disso são os inúmeros investimentos feitos na área do Porto do Malhado, a exemplo da construção do Terminal de Passageiros bem como a infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Ilhéus”. Esta afirmação foi feita pela diretora de operações da MCS Cruzeiros, Márcia Leite, durante visita à Ilhéus na manhã desta quinta-feira (17), quando participou de reunião com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, em seu gabinete.
O encontro contou, ainda, com a presença do operador da MSC em Ilhéus, Alfredo Landim; dos diretores da Codeba, Renilton Rhem e Renato Neves da Rocha, e do consultor jurídico da MSC Cruzeiros, Leandro Guerra, assim como dos secretários Jorge Bahia (Planejamento), Ronaldo Lavigne (Saúde), Antônio Batista (Fazenda), e dos representantes das secretarias de turismo, Néo Bastos e de Infraestrutura, Hermano Fahning. A discussão sobre os avanços feitos pelo município nos últimos anos, no que diz respeito à infraestrutura de recepção dos cruzeiristas, foi o principal assunto da reunião, assim como a previsão de novos investimentos.
Em visita ao escritório da Codeba, Márcia Leite, pode conferir as melhorias que estão sendo feitas no Porto, a exemplo da montagem das defensas e cabeços, o que em sua opinião já significa um passo importante para que as empresas armadoras, assim como a MSC, possam dispobinibilizar novos, modernos e maiores transatlânticos para as visitas de temporada. Desde o ano passado, prosseguem negociações para que Ilhéus passe a ser um dos destinos do MSC Fantasia, considerado um dos maiores e mais luxuosos transatlânticos do mundo e que tem capacidade para 4.300 passageiros. “Acreditamos que esta é uma realidade muito próxima”, ressaltou Márcia, referindo-se à possibilidade do navio ser inserido na próxima temporada de visitas a Ilhéus.
Efeitos positivos – O secretário Jorge Bahia fez questão de ressaltar que os investimentos feitos na infraestrutura oferecida pelo município para o turismo podem refletir claramente em diversas áreas, a exemplo do comércio. “Todos são beneficiados, desde a baiana do acarajé até as grandes empresas da área de saúde”. Opinião, que também foi compartilhada pelo secretário Ronaldo Lavigne. “Este efeito distribuidor de renda aumenta a autoestima da população, que por sua vez, passa a se preparar, cada vez mais, para atender os turistas”, apontou.
A divulgação do destino Ilhéus, que já conta com o suporte do receptivo montado pela Secretaria do Turismo, se estenderá este ano para todos os cruzeiros da MSC, através de material institucional do município que será disponibilizado. “Também está na pauta a realização de novos cursos de qualificação de mão-de-obra para atender às pessoas que recebem os cruzeiristas, como taxistas, garçons, entre outros”, explicou Néo Bastos. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, fez questão de parabenizar a MSC pela tranquila temporada e aproveitou a presença da diretora da empresa, para convidar a MSC para participar das comemorações pelo aniversário do escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos no próximo dia 10 de agosto, caso estivesse vivo.
Newton Lima também ressaltou a parceria com a Codeba, que em sua opinião tem sido fundamental para que essa infraestrutura melhore a cada temporada. “Essas melhorias visam garantir o desenvolvimento e o fomento do turismo em Ilhéus, preparando-a para o futuro”. Lima afirmou ainda que, após participar de reuniões e entrar em contato com a Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), que o terminal de passageiros, uma antiga reivindicação da Prefeitura e dos órgãos ligados ao setor, seja construído ainda este ano.

Remake da novela Gabriela será lançado em Ilhéus no próximo dia 14 de junho

Pela primeira vez na sua história, a TV Globo, considerada uma das maiores redes de televisão do mundo, fará o lançamento de uma nova atração fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (17), no Palácio Paranaguá, o presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Maurício Corso, comunicou oficialmente ao prefeito Newton Lima que o remake da novela Gabriela, previsto para estrear no próximo dia 19 de junho, será lançado em Ilhéus. O lançamento acontecerá no dia 14 de junho, a partir das 19 horas, no Bar e Restaurante Vesúvio, um dos principais cenários do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado.
Maurício Corso informou, ainda, ao prefeito ilheense que o remake de ‘Gabriela’, que terá 76 capítulos e irá ao ar de terça a sexta-feira, sempre a partir das 23 horas, também será lançado em Salvador. O evento, que a exemplo de Ilhéus contará com a presença do elenco, diretores e autoridades, acontecerá no próximo dia 21, a partir das 20 horas, no Restaurante Amado, um dos mais tradicionais da capital baiana. O prefeito Newton Lima confirmou presença no lançamento da novela em Salvador e Ilhéus.
“Trata-se de um momento histórico para a cultura da nossa Terra. Veremos aqui o lançamento de uma nova adaptação televisiva da obra de Jorge Amado como parte do centenário de seu nascimento e também como parte da programação de aniversário do município, que está completando 478 de fundação”, lembra Maurício Corso. “No Vesúvio, principal cenário de ‘Gabriela, Cravo e Canela’, teremos no dia 14 de junho uma noite absolutamente inesquecível, repleta de atores, diretores e autoridades”, completa o presidente da Fundaci, acrescentando que “diversas surpresas estão programadas”. O lançamento da novela em Ilhéus será realizado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo, em parceria com a Fundação Cultural.
No dia seguinte ao lançamento da novela “Gabriela” (15), continua Maurício Corso, a Rede Globo exibirá um “Globo Repórter Especial” que terá a missão de retratar a vida e a obra de Jorge Amado, com ênfase para a cidade de Ilhéus, um dos principais palcos da obra do escritor. “Também como parte das comemorações alusivas ao centenário do nosso Jorge, o Centro de Convenções, na avenida Soares Lopes, estará recebendo a peça teatral ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, protagonizada pelos atores Marcelo Faria, Fernanda Vasconcelos e Duda Ribeiro”, reforça mais uma vez o presidente da Fundaci.
Maurício Corso realta que no dia da estreia nacional do remake “Gabriela”, programada para as 23 horas do dia 19 de junho, serão instalados dois grandes telões na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. “Na estreia nacional da novela, queremos que a população venha assistir ao primeiro capítulo conosco. Sem dúvida alguma, será mais um momento de grande emoção ver a estreia de um produto televisivo que engrandece a obra de Jorge Amado e, por via de consequência, a nossa querida cidade de Ilhéus”, conclui o presidente da Fundação Cultural do Município.
A trama que irá ao ar a partir do dia 19 de junho conta a história de Gabriela – interpretada por Juliana Paes –, uma moça simples do sertão baiano que vai para Ilhéus para fugir da seca. Sofrida, porém muito alegre, Gabriela conquista os homens com seu jeito alegre, simples e sensual. Além de Juliana Paes, integram o elenco grandes nomes da televisão brasileira, como Humberto Martins, Antônio Fagundes e Marcelo Serrado.

Projeto “Maio: Mês da Dança” é realizado toda quarta-feira

O Projeto “Maio: Mês da Dança”, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), está completando 20 anos. A iniciativa, que objetiva mostrar o trabalho realizado pelos grupos e academias locais, incentivando e divulgando esse segmento cultural na cidade, realizou esta semana o seu quarto evento. Realizado sempre às quartas-feiras do mês de maio, às 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, o projeto presta este ano uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado.
Na próxima quarta-feira (23), diversas escolas participarão mais uma vez do projeto, a exemplo da Academia Núcleo da Dança, Balé Afro Dilazenze, Cia. de Dança Sôanne Marry, Escola de Dança Tônus e Escola de Ballet Dinâmica e Movimento. Como convidados da semana, informam os coordenadores do “Projeto Maio: Mês da Dança”, participarão os grupos afro Zambiaxé e Dança do Ventre Rafaela Canabrava.
Durante o projeto, que integra a programação mensal do Teatro Municipal, as escolas apresentam diversos estilos de dança, como balé (clássico, moderno e contemporâneo), jazz, sapateado, dança afro, dança de rua, dança espanhola e dança do ventre. O evento, que deverá atrair cerca de 2.500 pessoas nos seus seis dias de realização, conta com a participação de 400 pessoas, entre artistas, bailarinos e profissionais de produção. Além dos cinco eventos programados para acontecerem até a última quarta-feira deste mês (dia 30), a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) também promoveu uma edição infantil do “Maio: Mês da Dança”, ocorrido no último dia 5 (sábado).