O modelo de gestão do Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus foi discutido e aprovado em reunião realizada na última sexta-feira (18) na Cãmra de Vereadores, entre a Bahia Pesca (BP), os presidentes das Colônias Z-34, Reinaldo Oliveira; Z-19, Leonardo Oliveira dos Santos, associados destas entidades, marisqueiras, pescadores e aquicultores.
Foram avaliados três modelos de gestão: Pública, que seria administrado diretamente pela Bahia Pesca; Privada, com a concessão de uso de bem público precedido de licitação; e Compartilhada.
O modelo compartilhado foi o preferido pelos participantes e sugerido à BP. “Neste caso a empresa passará gradualmente a gestão para uma cooperativa de pescadores”, explica o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que também considera a Gestão Compartilhada o melhor caminho.
A cooperativa que assumir contará com um suporte especial (administrativo, financeiro, operacional e comercial) na gestão do espaço,através de consultores especializados do Sebrae. O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado, informou também que a inauguração do terminal está prevista para o início do próximo semestre.
Já em relação ao Terminal Pesqueiro de Salvador, o modelo de gestão será escolhido em reunião com data a ser divulgada em breve.