WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia embasa secom bahia embasa


novembro 2012
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) ESTÁTUA DO CRISTO DE ILHÉUS COMEMORA 70 ANOS.
2) CONHEÇA DE QUEM OS CIGANOS SÃO DEVOTOS.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

***

1. ESTÁTUA DO CRISTO DE ILHÉUS COMEMORA 70 ANOS

Há 70 anos, precisamente no dia 10 de novembro de 1942, um dia de terça-feira a população de ILHÉUS acordava pela madrugada com o pipocar de uma alvorada de fogos. O prefeito decretou aquele dia como feriado. Finalmente às 10 horas era inaugurada uma das obras mais importantes do Governo Dr. MÁRIO PESSOA, O CRISTO REDENTOR DE ILHÉUS na Avenida 2 de Julho.

Estátua do Cristo no dia da inauguração (10-11-1942). Observe algumas crianças no pedestal, duas delas poderiam ser os amigos RENATO LEITE e MORÊA que participaram da inauguração.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO CRISTO NO CORRER DOS ANOS

Linda foto clicada no ano da Inauguração (10-11-1942).

A Estátua do Cristo de Ilhéus de frente a entrada da Barra dando as Boas Vindas aos navios que entravam para o Porto. (Foto: final da década de 1940).

O Cristo Redentor que aguardava as embarcações na Baia do Pontal de braços abertos.
(Foto: década de 1950)

Avenida 2 de Julho ainda sem calçamento. Observe no final da Avenida a Estátua do Cristo. (Foto: década de 1940).

Construção na área do Cristo do FLAMINGO YATE CLUBE que não foi para frente, mas muita gente ganhou dinheiro e a área hoje se encontra abandonada há mais de 50 anos. MEU DEUS! COMO ILHÉUS SOFRE!

Área onde está localizada a Estátua do Cristo. Observe o que restou da construção do Flamingo Yate Clube na década de 1980, tempos depois foi demolido e a piscina soterrada.

No ano de 1991 a Estátua estava bastante suja e abandonada. O CDL de Ilhéus (José Leite Presidente) e a Associação Comercial de Ilhéus (Pedro Lavigne Presidente) fizeram uma parceria e mandaram pintar e restaurar a Estátua do Cristo.

SALVE NOSSO CRISTO REDENTOR DE ILHÉUS, onde todas as manhãs quando faço minha caminhada junto com outros amigos, paramos de frente a Estátua e fazemos nossas Orações.

2. CONHEÇA DE QUEM OS CIGANOS SÃO DEVOTOS

Pronto meus amigos, acabou o mistério, a devoção ao PADRE CÍCERO são de fiéis de todas as raças e cores. E os nossos irmãos CIGANOS não poderiam ficar de fora.

DELEGAÇÃO DE CIGANOS em visita a Estátua do Padre Cícero acompanhado dos seus filhos ainda crianças onde recebem os ensinamentos e conselhos deixados pelo “bom velhinho” para se viver em paz, com saúde e muita fé em DEUS.

3. AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

Diretores da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS fizeram uma visita ao Ex. Presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS, Sr. ANTONIO LINO PEREIRA CAMPOS que aniversariou na última quarta feira (07-11-2012). O Senhor ANTONIO LINO PEREIRA CAMPOS será um dos homenageados pela ACI na Festa do CENTENÁRIO no próximo dia 30. Na foto: da esquerda para a direita ED FEREIRA, JOSÉ LEITE, ANTONIO LINO, RODRIGO (neto do homenageado), LIBÉRIO MENEZES FILHO e NILTON CRUZ (Presidente da ACI). (Foto: 07-11-2012).

VISITANDO UMA ILUSTRE FAMÍLIA EM JUAZEIRO DO NORTE, de pé: Sra. MARIA TENÓRIO SILVA, ANTONIO REGINALDO TENÓRIO, Sra. ANTONIA REGINALDO DA SILVA (a Matriarca), e ODONIRA TENÓRIO CORREIA, os três são irmãos do meu ilustre amigo Dr. IDERVAL REGINALDO TENÓRIO (Juazeirense) com residência na cidade de SALVADOR – BAHIA. (Foto: 02-11-2012).

E NO MAIS…

PARA NÃO ESQUECER AS TRADIÇÕES NORDESTINAS; JOSÉ LEITE NO MERCADO MUNICIPAL DE JUAZEIRO “TRAÇANDO” UM DELICIOSO CALDO DE MOKOTÓ COM CUSCUZ E PIMENTA. (Foto: 03-11-2012).


Texto e fotos: José Leite de Souza
jleitesouza@hotmail.com
(73) 3631-3134

7 respostas para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • flordovale says:

    Ze Leite, comendo mokoto deixa voce quaisi mais forte do que os norte- americanos na ilha- ben feito jose, gostando seus fotos e historia.

  • JOSÉ REZENDE MENDONÇA says:

    Desde criança que ouço dizer que o Cristo foi colocado ali de braços abertos para entrada da barra, não para proteger os navios que ali passavam em direção ao porto, numa barra muito perigosa, e sim para exclamar: Chega de tanto sergipano por aqui!. Claro, que isto era uma brincadeira com nossos irmãos sergipanos, que aqui vinheram na busca do fruto de ouro.Inclusive meus pais fazem parte desta história.

  • paulo MILED says:

    Amigos queridos de Ilhéus….
    Eu acho, que os braços abertos do cristo, quer dizer que venham os árabes e
    os cearenses tambem….gente de muito progresso como José Leite.
    abraço saudoso a todos os meus, ai de Ilhéus.
    Paulo Miled

  • eduardo carvalho says:

    Ze aguardo voce para comer uma VIUVA fresquinha, la no Parque de Exposição de Ilheus…

  • José Augusto Halla de Sá says:

    Fico ansioso esperando a sua matéria e fotos sempre divulgadas aos sábados.
    É uma forma de rever amigos e fotos interessantíssimas da nossa Ilhéus. O Cristo me faz lembrar do tempo de garoto em que pescava com meu velho pai César Vieira de Sá, que, para quem não lembra, era proprietário da Farmácia Santa Inês na década de 60 na Rua D.Pedro II.
    Grande Abraço,

    José Augusto Halla de Sá

  • vilma regina says:

    Oi Zé, quanto tempo? Pergunto sempre a Verinha nos nossos bate papo por vc.Não esqueça Ilhéus,voce de família nobre nesta cidade não pode nos abandonar. Venha ver de perto como ela está abandonada, dá pena!A nossa esperança está ainda em Jabes fazer algo por nós. SENÃO JÁ ERA. iLHÉUS TE AGUARDA. uM ABRAÇO.RECOMENDAÇÕES A TDS SEUS.

  • Amigo,professsor,mestre e dedicado Zé Leite, é com alegria,satisfação e muito orgulho que no meu dia a dia ao falar em Ilhéu ou no Sul da Bahia vem logo a pergunta, vocês conhecem por lá o maior representante da Bahia e do Ceará, ou merlhor de Ilhéus e do Juazeiro do Norte, o inteligente Zé Leite? e a resposat vem de imerdiato,claro que conheço, isso mostra a importancia de um cidadão para o seu municipio, um cidadão que faz e sempre faz pensando no bem.

    Este seu número na INTERNET mostra tres fatos históricos:
    1-O resgante do ano de 1942 quando foi inaugurado a monumento do Cristo em, Ilhéus bem doicumentado em fotografias.

    2-o FLAGRANTE CLIC CIGANAL, QUANDO FOI DOCUMENTADO A FÉ DE UM POVO,MESMO SENDO CIGANO,MOSTRA A SUA FÉ NO PATRIARCA DE JUAZEIRO DO NORTE.

    3-MOSTRA A SAGA DE UM MUNICIPIO POBRE QUE FUNDADO E EMACIPADO EM 1911,CRESCEU E HOJE REPRESENTA O NORDESTE BRASILEIRO COMO UM DOS POLOS TURISTICOS,INDUSTRIAIS E UNIVERSITÁRIO ,PARA ONDE CONVERGEM MILHARES DE BRASILEIROS NA BUSCA DO CONHECIMENTO.

    POR DERRADEIRO E SEM MUITA IMPORTANCIA ´PARA O PUBLICO, A FOTOGRAFIA DA MINHA MÃE,E TRES FILHOS NA SALA DA CASA ONDE EU ME CRIE. PARA NÓS DA FAMILIA DE UM IMENSO VALOR,DE UM INCOMESSURÁVEL RESPEITO.

    Este baú é um verdadeiro arquivo é A MEMÓRIA DE UM POVO, .

    Povo de Ilhéu leiam mais esta coluna, depois de 04 meses de leituta o amigo não é mais o mesmo, eu tenho certeza que tenha angariado um bom naco da Cultura Brasileira,principalmente da cidade de Ilhéus.Iderval Reginaldo Tenório

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia