A consciência humana refletida sobre atitudes e deveres que os cidadãos devem ter dentro das suas atribuições e convicções para viver bem, formaliza um estado de benefícios que poderão trazer bons rendimentos para si e a sociedade que ele pertence! Basta ter a honestidade de enfrentar as suas próprias qualidades ou imperfeições, medindo-as ele fará com plena convicção se trouxe ou não um bem-estar do dever cumprido na sua vida em família e na comunidade que reside.

O maior problema que surge diante dessa inicial afirmativa é a falta do cumprimento do dever, a inexistência da solidariedade, do desconhecimento das suas atribuições e que as pessoas não têm nada a ver com tudo que se passa no mundo em que o homem habita, simplesmente observando a ótica de que muita gente não tem nenhuma responsabilidade no cumprimento do direito e do dever!

É o que se pode observar atualmente na cidade de Ilhéus, diante de tantas mazelas da administração pública, são lançados fortes atributos ao seu corpo formado por políticos que, na realidade pouco fizeram. E assim, perguntamos aos moradores da nossa comunidade enfim, por que existem tantos destroços denominados “lixos cheios de imundícies” espalhados por toda a nossa cidade?

O seu povo formado de pessoas constituindo de famílias, com a formação de gente considerada ser humano, não seriam culpados por essa sujeira espalhada na cidade que eles vivem e dizem que gostam muito dela? Não seria possível encontrar uma fórmula de relevante importância que trouxesse essa Terra aos tempos de respeito por sua beleza, retornando aos caminhos de prosperidades como em outras épocas tradicionais mergulhadas na força da honra e da moralidade?

Todos os dias que acordamos e vemos a situação de nossa comunidade, todos os seus habitantes têm sempre a necessidade de refletir sempre quando imaginamos que uma cidade ou um país, tem que vencer suas inesperadas crises sociais e financeiras, encarando as duras e patentes realidades. Conhecer o pensamento de desvelo para trazer a grandeza de Ilhéus de anos atrás. Esperar que os novos secretários e administradores do nosso município, que serão bem remunerados para executarem suas atividades, cumpram seus deveres dentro da mais pura honestidade e transparência.

Os habitantes de Ilhéus esperam que a cidade readquira sua beleza natural e sua limpeza; as escolas sejam abertas, os educadores não sejam agredidos, e seus salários pagos dentro da legalidade; as crianças e os adultos sejam educados para a formação de boas pessoas; que os pais ofereçam os necessários ensinamentos aos filhos, podendo eles respeitar seus mestres de ensino escolar e seus colegas de sala. Diante tudo isso, ter uma certeza sobre a vontade das pessoas saírem às ruas em condições de não serem molestadas; e, finalmente, não seja essa providencia apenas de forma aparente e seus agentes de segurança estejam atuando verdadeiramente aos olhos dos seus moradores.

Finalizando nosso comentário, passamos a informar a quem interessar que ouvimos hoje pela manhã alguns eleitores comentando na Praça Cairú, relatando até a situação do seu jardim, salientando que o prefeito eleito irá fazer uma boa administração e o seu povo vai adorar!

Perguntei como e por quê? Eles afirmaram que o prefeito vai fazer três coisas que a população de Ilhéus gosta: “tirar o lixo das ruas, pagar em dias os funcionários da prefeitura e fazer um bom carnaval”!!!

Depois que seguimos o nosso caminho, ficamos imaginando como existem pessoas com pequenas aspirações em função da magnitude das inúmeras necessidades básicas do nosso município de forma geral, cheio de tantas irregularidades de obras e baqueada sua finança, emanadas da Constituição Federal, que é dever do poder público oferecer irrestritamente saúde, educação, segurança e trabalho.

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia