WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa secom bahia embasa


novembro 2012
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus


Prefeito destaca investimentos do Governo do Estado em Ilhéus
Prefeitura e Caixa concluem nesta quinta-feira sorteio do “Minha Casa”
Ilhéus sediará I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia

***

Prefeito destaca investimentos do Governo do Estado em Ilhéus

O governador da Bahia, Jaques Wagner, estará em Ilhéus nesta quinta-feira (29) para inaugurar importantes obras para a cidade e ainda anunciará serviços de infraestrutura que vão proporcionar um novo ciclo de desenvolvimento na região. Na lista de inaugurações está o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Terminal Pesqueiro. Jaques Wagner também anunciará o início da construção da nova ponte Centro-Pontal, a duplicação da BR-415, a manutenção e ampliação do Porto de Ilhéus e a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul.
Para o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, todos esses investimentos confirmam o compromisso do Governo do Estado com a cidade, realizando obras e ações que serão fundamentais para o desenvolvimento da região e que vão garantir mais conforto, segurança e comodidade para os ilheenses e turistas, além da geração de emprego e renda. Um dos serviços destacados pelo prefeito é o início da construção da nova ponte, uma obra que Jaques Wagner prometeu que começaria antes do final desse ano. Newton Lima também citou a inauguração do DPT, a luta pela implantação do Porto Sul e o Terminal Pesqueiro, obras que serão fundamentais para a geração de mais emprego e renda para toda a região.
Somente no Terminal Pesqueiro de Ilhéus foram investidos recursos na ordem de R$ 10 milhões, que vão beneficiar cerca de 20 mil pescadores que vivem da pesca artesanal na cidade. Na avaliação do governador, esse investimento vai ajudar o povo que vive da pesca, com embarcações de pequeno e médio porte que vão melhorar a forma de comercializar o pescado, fruto do seu trabalho. De acordo com o governador, a Bahia é o terceiro maior produtor de pescados do Brasil, perdendo apenas para Santa Catarina e para o Pará, daí a necessidade de se investir cada vez mais na infraestrutura da pesca.
Outra importante inauguração será o Departamento de Polícia Técnica, construído em uma área de 355,96 metros quadrados no centro da cidade, correspondendo a um investimento de construção de R$ 680.000,00, que somados às aquisições de equipamentos técnicos e de informática atingem um investimento total de um milhão de reais. Além das amplas instalações físicas, a nova unidade recebeu também viaturas, sendo um carro para transporte de cadáveres (rabecão) e uma caminhonete tipo pick-up, que estarão disponíveis para os mais diversos serviços de perícias criminais. Na área de recursos humanos, o DPT de Ilhéus vai contar com cinco peritos criminais, cinco peritos técnicos, quatro peritos médicos legistas, dois servidores administrativos, três auxiliares de serviços gerais.
Homenagem – Logo após as inaugurações, Jaques Wagner participará, junto com o prefeito Newton Lima, da solenidade em comemoração ao centenário da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), onde serão homenageados pelos investimentos na cidade. Durante a solenidade, o presidente da ACI, Nilton Cruz, adiantou que vai solicitar ao governador que interceda junto à Codeba para que sejam realizadas obras de modernização do Porto do Malhado, em Ilhéus, como a conclusão da retroárea e o aumento da profundidade do cais de atracação para 12 metros.

Prefeitura e Caixa concluem nesta quinta-feira sorteio do “Minha Casa”

Iniciado na última terça-feira (27), o sorteio das unidades do Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus vai até esta quinta-feira (29), no Ginásio de Esportes Herval Soledade. No total, serão 1.300 casas, distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. E nesta quinta-feira (29), serão sorteadas 496 unidades do Residencial Morada das Brisas. A lista com a relação dos beneficiados de cada dia já está afixada no próprio Ginásio de Esportes e também na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Sast), na avenida Itabuna.
Para o sorteio, o prefeito Newton Lima, a Sast e a Caixa Econômica Federal estão convocando todos os beneficiados com as unidades para comparecerem ao Ginásio de Esportes, munidos de documentos de identificação com foto. O não comparecimento para o sorteio nestas datas implicará na automática exclusão do programa Minha Casa, Minha Vida. A data da entrega das chaves das casas aos beneficiados e a assinatura dos contratos de posse também já está definida. Será nos dias 19 e 20 de dezembro. Os primeiros 24 imóveis sorteados beneficiaram Portadores de Necessidades Especiais (PNE), que receberão imóveis totalmente adaptados.
As 1.300 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus estão localizadas em uma área privilegiada situada no bairro do Banco da Vitória. As casas serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens. Além da infraestrutura completa, os novos moradores terão acesso a diversos serviços, como saúde e transporte e muitos espaços de lazer, como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos.
Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. Tudo isso sem contar que 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima acompanhou cada etapa da implantação do programa na cidade e destacou a importância do Minha Casa Minha Vida para as famílias que não tinham onde morar ou que viviam em condições de miséria e que agora passarão a dispor de um imóvel próprio e em excelentes condições, com toda uma infraestrutura para uma melhor qualidade de vida.

Ilhéus sediará I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia

O auditório do Hotel Barravento, no bairro do Malhado, será palco do I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia – Ilhéus, evento que será promovido pela secretaria municipal da Saúde, nos próximos dias 6 e 7 de dezembro. Para o seminário, estão sendo convidados trabalhadores e gestores do Sistema de Atendimento Domiciliar (SAD) de Ilhéus, da Atenção Básica e da Secretaria do Estado da Bahia, além de representantes de diversos outros segmentos. Um dos objetivos da iniciativa é apresentar o Programa “Melhor em Casa”, trabalho desenvolvido pelo Governo Federal e que se encontra em fase de implantação no município de Ilhéus.
Com o Programa “Melhor em Casa”, pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, passarão a ter assistência multiprofissional gratuita em seus lares. O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e farmacêuticos) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.
Entre os benefícios listados pelo Ministério da Saúde, encontram-se a melhoria e a ampliação da assistência no SUS a pacientes com agravamentos de saúde, que possam receber atendimento humanizado em casa e, consequentemente, perto da família. Estudos encomendados pelo governo federal afirmam que o bem-estar, o carinho e a atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são elementos importantes para a recuperação de doenças. Ancorado nessa realidade, o Ministério da Saúde quer que, através do Programa “Melhor em Casa”, pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação sejam atendidos em casa, estratégia que também será importante para diminuir os freqüentes riscos de contaminação e infecção.

Segundo o Governo Federal, o “Melhor em Casa” representará avanços para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais. Segundo técnicos federais, estima-se (estimativa do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação Geral de Gestão Hospitalar) que com a implantação da Atenção Domiciliar venha a ser obtida uma economia de até 80% nos custos de um paciente, quando comparado ao mesmo paciente internado em um hospital.

Funcionamento – O “Melhor em Casa” é executado em parceria com estados e municípios. O programa está articulado com as Redes de Atenção à Saúde (Saúde Mais Perto de Você e Saúde Toda Hora), lançadas pelo governo federal para ampliar a assistência, respectivamente, na Atenção Básica e nos casos de urgência e emergência no SUS. As equipes do “Melhor em Casa” atuarão de maneira integrada com os serviços da Atenção Básica, Unidades com Salas de Estabilização, Upas, Samu 192 e com as unidades hospitalares. Diferentemente do que ocorre na maioria dos projetos de atenção domiciliar já existente, as equipes do “Melhor em Casa” atuarão vinculadas a uma central de regulação controlada pela secretaria de saúde dos municípios ou estados e não a um hospital. Assim, ao ser acionada, a central terá a oportunidade de selecionar a equipe do local onde o paciente mora visando à prestação da assistência.

A abertura solene do I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia – Ilhéus acontecerá por volta das 8h30min, com o pronunciamento de autoridades locais, estaduais e federais. Na sequência, técnicos do Ministério da Saúde estarão realizando uma pequena mostra do programa “Melhor em Casa”. Depois de um rápido lanche, apresentação da experiência do SAD de Ilhéus diante da nova proposta de atuação com o “Melhor em Casa”. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, início das oficinas e, a partir das 16 horas, realização das plenárias. No dia 7, a partir das 9 horas, apresentação da experiência do SAD de Eunápolis, seguida de uma rodada de debates e apresentação de questionamentos. Por volta das 10 horas, visita aos Serviços de Atenção Domiciliar do município de Ilhéus e, encerrando, às 11 horas, discussão envolvendo os profissionais do SAD, município, estado e FESF sobre as perspectivas e desafios para o Serviço de Atenção Domiciliar no ano de 2013.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia