Secretária de Educação Marlúcia Rocha – Foto Alfredo Filho – Secom.

As Escolas Nucleadas de Aritaguá II – que atende também às comunidades de Mamoan, Ponta da Tulha e Ponta do Ramo – normalizou as atividades letivas do ensino fundamental II, a partir desta segunda-feira, 08. A informação é da secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha.

O antigo prédio onde a unidade escolar funcionava foi considerado inapto por oferecer risco aos alunos, devido ao estado de depredação do imóvel. Há oito anos, aquele prédio não passava por nenhuma reforma ou serviço de manutenção em sua estrutura. Nesse sentido, a secretaria de Educação decidiu transferir a unidade de ensino para outro prédio, também na localidade de Ponta da Tulha.

Ao todo, mais de 20 escolas da rede municipal de ensino que apresentaram problemas na estrutura física dos imóveis estão sendo reformadas pela Prefeitura Municipal de Ilhéus. O trabalho de melhoria das escolas continuou, mesmo após o início do ano letivo, em unidades da sede e zona rural.

A Creche Dom Eduardo e a Escola Municipal Perpétua Marques, que atendem à educação infantil, estavam interditadas desde agosto e novembro do ano passado, respectivamente. As unidades tiveram a estrutura do telhado, a parte hidráulica e elétrica reparadas, além da pintura do imóvel. Outras unidades que apresentavam problemas na estrutura física, como as Escolas Municipais Barão de Macaúbas, Princesa Isabel, Heitor Dias e o Instituto Municipal Eusínio Lavigne (IME), também foram recuperadas pela força-tarefa organizada pela Prefeitura.

Na Escola Municipal Barão de Macaúbas, no Pontal, um curto-circuito danificou todo o sistema elétrico do imóvel. Os reparos não só incluíram a parte elétrica, mas também a hidráulica. As outras unidades de ensino tiveram a estrutura do telhado totalmente reformada, além de outros pequenos consertos. Outra unidade que está em fase final de reforma é a Escola de Ribeira das Pedras, que apresentou problemas estruturais graves e, por isso, exigiu um serviço mais amplo. A previsão é que, na próxima semana, a obra seja concluída.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.04.2013