:: 12/abr/2013 . 14:34
Mares do Sul pede socorro (II)
Boa Tarde! Rabat
Conforme entrei em contato ontem a noite com vc. segue as fotos da Rua D, loteamento Mares Sul. veja o absurdo.
Aproveitando a oportunidade gostaria que vc. chamasse atenção da autoridade competente para o assunto que agora vou abordar nas primeira imagens:


Um morador plantou uma bananeira no meio do passeio para impedir que as pessoas utilizem seu passeio para passar antes ele havia colocado uma corrente cercando o referido passeio fiscais da PMI retiraram, agora plantou esta bananeira e várias árvores, agora colocou um fio vermelho como se vê na foto nº 2 formando uma cerca elétrica para impedir que crianças com suas traquinagem de colher frutas no quintal alheio pule a cerca como mostra a foto nº 3 colocando vidas em risco.


Até onde saiba este tipo de cerca com fio descoberto é crime e se acontecer um acidente? o morador do referido imóvel mora em Salvador, os vizinho não querem conversa com ele pois é tirado a valentão, pois tem um filho que é policial civil em Aracaju ai ele acha que tudo pode, não respeito o direito dos outros.
As outras fotos são da rua esburacadas e alagadas.
Agradeço sua atenção e um forte abraço
————————–
CONFORME SOLICITADO.
Um passeio pelo comercio de Ilhéus.
Amigo Rabat
Hoje pela manha caminhando pelo centro de Ilheus me bateu uma saudade no meu coração, ao passar pelo nosso comercio e nao ver mais aquelas casas que fizeram parte de nossas vidas. Agora mais ainda com proposito de meu amigo Ney encerrar as atividades da nossa Livraria A Nacional. Lembra-se de onde voce, Rabat, comprava os Gibis daquela epoca: O Fantasma, Pato Donald, alias nunca mas vi falar em Gastão e nem Tio Patinhas, pois a Nacional deixou de vender revistas e tem poucos livros em suas prateleiras. Vejo hoje suas prateleiras cheias de brinquedos, perfumes e relogios. Ta certo Ney voce cumpriu com o seu papel.
Abraços
Eduardo – Siri
—
Hoje, 11 de abril, às 7:45hs sair da minha da minha casa à rua Conselheiro Dantas, centro, com destino ao trabalho, que fica na av.Almirante Linhares, Galeria de Ilhéus Hotel. No meu passei pela Praça JJ SEABRA, onde fica o Palácio Paranaguá. Em vez de seguir pela Prado Valadares, onde esta estabelecido Franzino Foto resolvi passar primeiro pela Rua Almirante Barroso para ver o nosso amigo Ademar do Bolo. Encontrei a turma dos conferentes, em frente à Casa da Manteiga, esperando a famosa umbuzada preparada por D.Nilza feita de polpa de umbu e creme leite, uma verdadeira refeição para aqueles que teriam que enfrentar o trabalho em nosso Porto. Outros preferiam o pão quentinho da Padaria Minerva do Aroaldo Mendonça. Cumprimentei a todos e entre eles estavam Quincas, Gobira, Raul Clement, Zito Macarrão. Segui em frente encontrando-me com o Zé Perelo, o mais novo funcionário da Padaria Luso Brasileira, alias Padaria e Armazéns de Secos e Molhados. Muitas famílias faziam suas compras da semana neste estabelecimento, pois não tínhamos ainda muitos supermercados. A Padaria Lusa foi o primeiro emprego de Zé Perelo, o terror das gatas da Cidade Nova. E por falar em Supermercado, após duas casas chego ao estabelecimento dos Hage, que veio a ser o primeiro Supermercado de Ilhéus, à frente o amigo Magib Hage, onde atento fiscalizava os clientes que entravam para pegar a mercadoria diretamente nos gandulas indo direto ao caixa para pagar. Estranho isto não é! Mas Supermercado é assim. Logo após sugiram outros, como o Supermercado de Paulo Pinto na Avenida Dois de Julho, o Supermercado de Sobral, embaixo do Hotel Central do nosso amigo Castor, nada menos que cunhado do meu amigo Grimaldo da Casa dos Retalhos. Continuando o meu percurso passei em frente do Brilhante para cumprimentar o Ailton e resolvi subir a D. Pedro II. Em sua esquina as duas lojas charmosas de Ilhéus, uma dirigida pelo amigo Omar Rabat e outra pelo amigo Antonio Luz que de vez enquanto me presenteava com umas mangas rosa, tirada do terreno de Liberio Menezes, la no alto Outeiro São Sebastião. Uma loja vendia roupas para homens escolhido a dedo por Berá e a outra Moveis de Primeira Linha (Casas Arnaldo) vinda diretamente de sua filial que ficava no Rio de Janeiro. Na Rua D. Pedro II encontro seu Elias Ocke da Loja Gaucha, mas antes cumprimentei o João da Paulista. Mas a frente à Loja de D. Anizinha, que estava a posto, a espera do amigo Cid para fazer seu deposito do dia anterior no Bancrelar, de onde o mesmo era gerente. Naquele momento me deparo com João, que apressado corria para Loja dos Mendonça Irmãos para não perder o seu horário de trabalho. Na esquina da Loja Geni, o Bel Zaidan, resmungando clamava por Djalma, seu único funcionário, para chegasse no horário para levantar as suas portas. Daí passei pela Nacional e como sempre no horário o Araujo de prontidão para atender os alunos do Colégio Afonso de Carvalho, que procuravam lápis e canetas para comprar. Vou eu seguindo, parando antes na Padaria São Jose do Sr.Acidalio Mendonça, padaria esta que Jofre comprava todo dia 100gramas de manteiga, em mãos de Waldemar. Encontrei também nesta padaria o amigo Jair, sub-tabeliao no Cartorio de Sá Barreto, que tomava seu cafezinho servido pelo amigo Asterio. Como não precisava comprar panos, passei direto pela Pernambucana e na outra esquina já sentia o cheiro de comida gostosa do Samburá do nosso amigo Jorge, que já pensava em se mudar para as bandas do Malhado. Para finalizar meu percurso pela D. Pedro II fui ate o Barril de Maynart encomendar para noite os famosos robaletes fritos, tinha que chegar antes de Antonio Olimpio, pois ele era um dos fregueses assíduo do Maynart. Como estava fechado, resolvi voltar para empresa, pois já passava 10 minutos das 08h00min.
No retorno já na esquina da Paranaguá com a D. Pedro II encontrei com o meu irmão Zé Fininho, que apressado nem me cumprimentou por que estava atrasado para o seu expediente no Banco de Ilhéus, do Sr. Ananias Dorea. Era colega dele Tavares, Ranni, Arnon, Colo, Humberto, Toinho Dorea e muitos outros. Por fim chego ao largo do Prédio da Pensão Vasco, na sua esquina a direita Sapa Veiga, na esquerda o Walmir Duarte funcionário padrão da Casa Brasil. Vizinho a Farmácia de Nildo da Academia Vigor eis a Lanchonete dos Lagos, à frente o nosso amigo Zé Lago parceiro inseparável do Zé Leite. Por fim chego ao majestoso prédio do Ilhéus Hotel, o com seu moderníssimo elevador. Tínhamos a honrar de ter um prédio único no interior do Estado servido por um elevador, alem da Lavanderia do nosso amigo Nobre companheiro da Professora Cidelia do Afonso. Como não bebo apenas cumprimentei Darival Gila, que servia uma legitima destilada de Itaranti, na própria Galeria do Hotel.
Mas meus amigos, isto tudo me veio memória hoje pela manha. Mas o que me levou a pensar no passado foi uma placa, fixada na fachada da Livraria A Nacional, que dizia: ALUGA-SE.
Esta Livraria com certeza cumpriu com o seu papel na educação de muitos jovens da nossa cidade. Desde a época do seu primeiro dono, Sr. Carlos, depois o Sr. Guy e por ultimo o meu compadre e amigo Ney Melo que resolveu encerrar as atividades da nossa querida Livraria a Nacional. Agora eu me pergunto onde vou comprar minhas revistas A Realidade, Pato Donald, e O Fantasma? Não tem problema, pois todos nos estamos antenado na Internet e temos em nossas mãos a Biblioteca Virtual GOOGLE onde você encontra de tudo.
Vai deixar saudades…
Eduardo – Siri
|
Legião da Boa Vontade (LBV)
Aplacar a tempestade
Paiva Netto

Paiva Netto
Diante das mais variadas situações, em que a dor e o sofrimento chegam, muitas vezes sem avisar, é imprescindível o gesto solidário das criaturas em prestar socorro material ao seu próximo. E, ao lado desse apoio imediato, é preciso alimentar a força da esperança e da Fé Realizante, que movem o ser humano a se manter sob a proteção do Pai Celestial e o estimulam a arregaçar as mangas e concretizar suas mais justas súplicas.
Nos desafios da existência, recordemos sempre a palavra de conforto e ânimo renovado de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, constante do Seu Evangelho segundo Mateus, 8:23 a 27; Marcos, 4:35 a 41; e Lucas, 8:22 a 25. A seguir, o texto da Boa Nova unificado por Wantuil de Freitas:
“Aconteceu que, num daqueles dias, Jesus tomou uma barca, acompanhado pelos Seus discípulos; e eis que se levantou no mar tão grande tempestade de vento que as ondas cobriam a barca, enquanto Jesus dormia na popa, sobre um travesseiro. Os discípulos O acordaram aos brados, dizendo: ‘Salva-nos, Senhor Jesus, nós vamos morrer!’. E Jesus lhes respondeu: ‘Por que temeis, homens de pequena fé?’. Então, erguendo-se, repreendeu os ventos e o mar; e se fez grande bonança. Aterrados e cheios de admiração, os discípulos diziam uns aos outros: ‘Afinal, quem é Este, que até o vento e o mar Lhe obedecem?’”.
ENFRENTAR E VENCER AS TORMENTAS
Denúncia
Rabat, bom dia!
Venho, a vários dias, percebendo que aquele esgoto da Av. 02 de julho, entre a Catedral e o Cristo (dois pontos turísticos da nossa cidade), está jorrando seu líquido fétido e impregnado de doenças, na nossa bela praia da Avenida.

Peço que divulgue isso, para ver se nossas autoridades responsáveis (MP, Prefeitura, Ibama e, principalmente a EMBASA), adotem providências. Não aguentamos mais!! Antigamente, nossa taxa de esgoto era irrisória. Hoje ela é 80% do consumo da água. Uma fortuna, que não vemos retorno, pelo menos em Ilhéus e região (olhe as cidades ribeirinhas, despejando seus esgotos no leito dos rios – Ilhéus se torna a fossa destas cidades).

Cadê o Bahia Azul???
——–
***



























































































