:: 26/jul/2013 . 20:20
Jorge Solla destaca parceria entre Estado e Ilhéus
Para o secretário de Saúde do Estado, a parceria empreendida com o prefeito Jabes Ribeiro e com as instituições de saúde locais promove maior qualidade no atendimento à população.

Inauguração da UTI do Hospital de Ilhéus com o Secretário de Saúde do Estado – Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus).
O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, destacou, durante a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus, na tarde desta sexta-feira, dia 26, a parceria que vem sendo empreendida com o prefeito Jabes Ribeiro e as instituições de saúde locais no sentido de promover mais oportunidades no atendimento de qualidade à população. A unidade conta com oito leitos instalados, mas possui capacidade para dezesseis.
Estavam presentes na solenidade de inauguração, o vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, o médico Jorge Viana e a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro. Na ocasião, Solla citou os projetos de ampliação da emergência do Hospital Geral Luiz Viana Filho e de construção do novo Hospital Geral da Costa do Cacau, que une a Sesab, a Prefeitura e a UESC.
Dezoito novos leitos – A cidade que contava com apenas oito leitos disponíveis na UTI do Hospital Geral Luiz Viana Filho, hoje ganhou mais 18 novos leitos, sendo dez no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, e oito no Hospital de Ilhéus. Segundo Solla, o que hoje ocorre em Ilhéus é fato em toda a Bahia: a triplicação do número de leitos de UTI. “Mesmo assim, a demanda por leitos de UTI ainda é grande em todo o Estado”, afirmou o secretário estadual.
Solla também afirmou que na próxima semana define com a UESC o projeto do novo hospital, a ser construído no Bairro do Banco da Vitória, que servirá como laboratório e residência médica para os alunos concluintes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biomedicina.
UTI Moderna – O diretor do Hospital de Ilhéus, Jorge Viana, lembrou os 75 anos de história da instituição e disse que a UTI sempre representou o sonho de seus pais, que idealizaram o projeto do hospital logo após a II Guerra Mundial. Já o coordenador médico da Unidade, Nilson Ribeiro, destacou a arquitetura moderna da UTI em salão, de cujo posto médico se pode visualizar todos os pacientes, além do monitoramento em vídeo. Ribeiro disse ainda que todos os leitos estão preparados para tratamento de hemodiálise, com monitores individuais de TV, além de especialistas em fisioterapia, psicologia, nutrologia, fonaudiologia, entre outros.
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) UM PINTOR ARTISTA DE ILHÉUS EM JUAZEIRO DO NORTE (1).
2) HÁ 21 ANOS ATRÁS, O ABRAÇO DOS AMIGOS QUE PARTICIPARAM DA FESTA DE ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE (8).
3) TRÊS PERGUNTAS A EMPRESA DE TRANSPORTES COLETIVOS VIAMETRO.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.
Reinauguração da UTI do Hospital São José
Santa Casa de Ilhéus comemora 100 anos e reabre a UTI
A Unidade de Terapia Intensiva foi reformada e ampliada de seis para 10 leitos.Durante a cerimônia, o prefeito Jabes Ribeiro garantiu manter todo o apoio à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus.
As comemorações pelo transcurso do centenário da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus foram marcadas, nesta sexta-feira, dia 26, com a solenidade de reabertura da Unidade de Terapia Intensiva(UTI), reformada e ampliada de seis para 10 leitos. O evento, ocorrido pela manhã, contou com a presença do provedor EusínioGesteira Lavigne, do prefeito Jabes Ribeiro, do deputado federal Antonio Brito (PDT), coordenador da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas de Misericórdia, da deputada estadual Ângela Souza (PSD), da secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e da diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, entre outras autoridades.
A nova UTI passa a funcionar, com plantão 24 horas, através de parceria entre a Santa Casa e a empresa Semei(Serviço de Medicina Intensiva de Ilhéus), cujo grupo já administra a UTI da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O coordenador médico da UTI do Hospital São José, Paulo de Tarso, informa que a equipe conta com 50 profissionais, sendo 10 médicos, 13 enfermeiras, além de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e pessoal administrativo.
O coordenador da UTI acrescenta que a nova unidade dispõe de modernos equipamentos, como respiradores, bombas de fusão, aparelho de gasometria, multiparâmetros, desfibrilador e máquina de hemodiálise. Dos dez leitos, oito são preparados para tratamento de hemodiálise e um para isolamento. Há também salas para farmácia, auditoria, administração e enfermagem. No momento, dois leitos estão à disposição do SUS, mas, segundo informação da secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, 60% dos leitos serão contratualizados para pacientes do Sistema Único de Saúde.
Apoio – Durante a cerimônia, o prefeito Jabes Ribeiro garantiu manter todo o apoio à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus pela importância que a instituição tem, ao longo da história, de prestação de serviços à população. Ele parabenizou toda a equipe médica e de funcionários da Santa Casa, agradeceu o apoio permanente do deputado federal Antonio Brito, classificou a reabertura da UTI como um “exemplo de parceria e solidariedade”. Segundo o prefeito, são características necessáriashoje à gestão do município, na qual ele tem se empenhado para a manutenção do diálogo e transparência das ações, no sentido de superar as dificuldades enfrentadas pelo município.
Homenagem – Na ocasião, o doutor Paulo de Tarso encerrou a solenidade prestando uma homenagem ao médico cardiologista Ademir Hildo Medeiros, fundador da UTI da Santa Casa, pelo pioneirismo no desenvolvimento da medicina intensiva em Ilhéus. Presente ao evento, Ademir Medeiros lembrou a criação da UTI, há 20 anos, e reverenciou outros médicos que participaram daquele momento, a exemplo de Antonio Espírito Santo, Nei DortasMontargil, Adalgiso Carvalho, Adalberto Silva, José Lourenço da Silva, JulioGuzman, Kátia Gustavo, além do então provedor José Lourenço da Fonseca. A nova unidade passa a ser denominada UTI Dr. Ademir Medeiros.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Pescadores de Ilhéus recebem curso de mecânica em motores marítimos
Diversos pescadores de Ilhéus poderão navegar pelo litoral e rios do estado com mais segurança e melhor produtividade a partir de agosto. Mais de 20 profissionais estão participando de um curso de Mecânica de Motores Marítimos, que irá ajudá-los a resolver problemas antes das viagens ou mesmo emergências em alto mar. As aulas – fruto de um convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura – estão acontecendo no Terminal Pesqueiro de Ilhéus até o dia 30 de julho.
Entre os temas das aulas estão os princípios de funcionamento dos motores, componentes do sistema, gases de escape, dentre outros. A realização do curso no terminal permite um melhor aproveitamento dos alunos nas aulas práticas, já que o espaço conta com áreas para atracação de embarcações, embarque e desembarque de pescados, comercialização de óleo diesel e fábrica de gelo.
“O conhecimento adquirido pelos pescadores servirá em diversas oportunidades. Além de dar mais segurança, permitir que os barcos passem mais tempo no mar e melhorar a auto-estima dos profissionais, o aprendizado também proporcionará mais economia às comunidades pesqueiras”, analisa o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
—
Ascom/Bahia Pesca
Hoje está muito fácil, destemido “militante” rsrsrsrsrsrsrsrs
Você acertou, meu nobre estudante, em pedir empenho dos governantes para, por exemplo, a Educação. Prova maior disso é o seu vocabulário, acentuação, concordância … Mas meu “brode” vc não deve “decistir”. Continue (escrevendo) e não militando porque escrevendo vc se prepara melhor para militar. Leia, leia e leia sempre…
Deixe eu te pedir uma coisa. Realmente, estou passando ao largo mas, atento a tudo e a todos. É meio sem sal esse seu movimento. Quando ele nasceu, puro, de dentro da alma do povo ele ficou lindo demais. Motivou, movimentou, chamou. Depois que isso ganhou corpo, os estrategistas de plantão plantaram os baderneiros. Sabe a razão? Não seria, como não o é, nada bom ter um movimento puro nas ruas clamando por seriedade… Desse modo, infiltrados, mataram o apoio popular e nem sei se dá, pelo menos agora, para remendar.
Achei interessante esse seu “ir pra cima” rsrsrsrsrsrs tá fácil, filho e, acredite mesmo que daqui do meu canto gostaria muito de vê-lo indo pra cima de um fuzil com uma baionetra reluzente brilhando nos seus olhos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk como gostaria de ver sua vida sendo doada para que os “novos” pudessem fechar uma rua, acampar e foda-se a mobilidade … Taí, nobre e destemido militante.
Vejo nas redes sociais os “brô” se articulando… Imagine vc numa época em que dois ou três conversando numa esquina já era motivo para encostar uma veraneio preta… Seria bom tê lo conosco nas madrugadas colocando mensagens MIMIOGRAFADAS nos postes (redes sociais da época) …
Veja esse “e-meio” usado na época:
Se eu encontrasse você diria:
O calor está demais.
Se vc respondesse: pede um sorvete significava dizer que existia material pronto para a distribuição. Certamente vc saberia onde pegar …
Filho, que a vida precisa dar algumas palmadas, preste atenção no seguinte:
Quando vc sair para bagunçar (não existe outra palavra) saiba que muitos dos seus antepassados ficaram pelo caminho.
Quando vc for fazer e acontecer lembre-se que, para tanto, muitos ficaram “confinados” na estrada de ferro onde está edificado o magnânimo prédio da Ceplac.
Cá pra nós:
Não me provoque para que eu não aponte todas as falhas desse movimento que está provocando milhares de interrogações na cabeça do povo da minha/nossa cidade …
Grande abraço e fique com DEUS (Sempre!).
Rabat.
FESTIVAL REGIONAL DE CAPOEIRA
O Grupo de Capoeira Arte Malê promove o FESTIVAL REGIONAL DE CAPOEIRA
3 de agosto o dia da capoeira!
Acontecerá nos dia 2, 3 e 4 de agosto de 2013 em Ilhéus-Ba
Evento que tem como finalidades a divulgação, integração e valorização da capoeira no Sul da Bahia. Comemoraremos bem como questionaremos 3 de agosto o dia da capoeira.
PROGRAMAÇÃO:
● Dia 02/8/13(sexta-feira) local Colégio Vitória, no Bairro Conquista
◦ Às 18h – Uma história da capoeira e os animais;
◦ 18:30h-20:30h – IX Batizado de capoeira e troca de cordão do Col. Vitória.
● Dia 03/8/13(sábado)
◦ 8h – 9:30h → oficina de capoeira(acrobacia e recreação). Local Praia Av. Soares Lopes(em frente ao Morro de Pernambuco.
◦ 9:30h – 10h→ hidratação com suco e água.
◦ 10h – 11h→ BERIMBALADA-caminhada orquestrada com berimbaus e pandeiros pelo centro de Ilhéus (sai da Catedral e finaliza no Teatro).
◦ 11h – 12h→ roda de capoeira em frente ao Teatro Municipal,
◦ 12h – 13:30h→ almoço,
◦ 16h – 18h→ oficinas: capoeira angola, capoeira regional, maculelê- Local Colégio Modelo(Av. Governador Roberto Santos – Av. Esperança).
◦ 18h – 20h→ Mesa redonda – Tema: 3 de agosto o dia da capoeira. Local Col. Modelo,
● Dia 04/8/13(domingo) local Colégio Modelo
◦ 8h – 9h→ Palestra ( a confirmar – Secretaria de saúde)
◦ 9h – 11h→ FORMATURA em MESTRE, Batizado de capoeira e troca de cordão no Col. Modelo
◦ 12h – 16H → confraternização – local será informado no dia
Cosme Araújo presente na Marcha dos Vereadores em Brasília, DF.
A Marcha dos Vereadores que ocorre entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013, sob a coordenação da União dos Vereadores do Brasil surgiu em Brasília, na década de 80 e teve seu ápice nos anos 90. Por um longo período deixou de ser realizada e consequentemente o movimento em defesa do poder legislativo municipal brasileiro foi se esvaziando e enfraquecendo, mas estamos recuperando o tempo perdido.
A Marcha dos Vereadores está de volta e tem a pretensão marcar na história da entidade, como o grito da renovação de uma nova UVB, que atua com seriedade, ética, transparência, respeito aos vereadores e vereadoras, mas sobre tudo, com respeito ao cidadão brasileiro. A defesa do poder legislativo municipal prima pela democracia e necessita da participação de todos os agentes políticos deste país.
Na Marcha dos Vereadores, são discutidos temas da atualidade que têm seus efeitos nos municípios. São temas abordados em Brasília e nos estados da federação, mas que seus efeitos são sentidos pela população dos municípios e que obrigatoriamente passam pelas câmaras municipais. A Marcha dos Vereadores vai ouvir os principais presidenciáveis, fora do período eleitoral para que sem a emoção das eleições, possam transmitir com razão suas mensagens para um país melhor e com visão municipalista.
A defesa do poder legislativo municipal brasileiro é o tema principal da Marcha que vai mostrar o principal agente da política brasileira e que a sua presença é de extrema importância para a sociedade. Ele é a primeira porta que se abre na busca de mais saúde, educação, qualidade de vida, soluções para o bairro, a rua. O seu carro vira ambulância, transforma-se num assistente social. Enfim, um leque de reivindicações, que literalmente aberto, resume a identidade do cidadão com o agente político mais próximo do povo: O Vereador.
A Marcha dos Vereadores é um marco para os vereadores do país. Será a mobilização do resgate e do fortalecimento e vai reunir parte dos 57.261 vereadores brasileiros, numa ampla programação que conta com a mostra dos municípios, produtos e serviços, concurso do vereador destaque, marcha em frente ao congresso nacional, com tribuna livre e desfile das bandeiras dos municípios, sessão em homenagem ao poder legislativo municipal, encontro com deputados e senadores, participação dos principais presidenciáveis, da Presidenta da República, Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Ministros de Estado e elaboração do Plano de Diretrizes da UVB.
O convite para o Vereador Cosme Araújo, ex-assessor jurídico da União dos Vereadores do Brasil participar deste evento, partiu do próprio atual presidente da entidade, Gilson Conzatti. “Não queremos apenas a presença do Dr.Cosme Araújo, mas, as suas intervenções sempre inteligentes nas mesas discursivas e estudo para o legislativo mais forte e atuante” pontuou Conzatti.
—
Assessoria
PSICOMUNDO – CEGUEIRA MORAL DOS HOMENS ADULTOS NA FACE DA TERRA
No Brasil, a Constituição de 1988, no art. 6º, no capítulo dos direitos sociais, estabeleceu o direito à saúde. No art. 196, determinou que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
As mentes de inúmeros homens imaturos estão atropelando os seus desejos de tudo querer mesmo sem poder alcançá-los! Quando alguma pessoa espirra, há sempre alguém ao seu lado que exclama: “saúde”! Tudo isso em qualquer lugar, especialmente, no mundo de direitos e deveres desiguais em que vivemos.
Com grande clamor verificamos muitas pessoas dizendo: “não suportamos ouvir ou ver nas manchetes de canais de televisões tantos hospitais e casas de prestações de atendimentos médicos, falindo e sendo destruídas suas composições de higiene adequadas”. Realmente não podemos continuar aceitando a famigerada ideia dos nossos administradores imaginando que faltam profissionais da medicina para cuidar da saúde do nosso povo!
A solução quanto aos hospitais não pode continuar dependendo apenas da criatividade de seus abnegados administradores, esperando os gritos de misericórdia da população, tudo em decorrência da falta de pagamentos de aquisições de bens patrimoniais e materiais de consumo para as suas manutenções básicas. O que entendemos é que se o direito a saúde é inerente ao direito à vida e real substrato da dignidade humana, também a dignidade do trabalhador é essencial para o seu país.
C A R T A A B E R T A A O GOVERNADOR J A C Q U E S W A G N E R
SENHOR GOVERNADOR:
Pela presente esses dois signatários ilheenses vêm manifestar o seu apoio ao nome do dr.Jorge Solla, Secretário Estadual de Saúde-BA, para candidato ao governo do Estado da Bahia nas eleições de 2014.
O dr. Jorge Solla é um político competente e que muito tem feito em prol da Bahia e muito nos tem assistido, nos momentos mais críticos que temos enfrentado, não medindo esforços no sentido de providências em aparelhar para um melhor funcionamento a saúde pública no nosso estado.
Queremos aproveitar a passagem do dr.Jorge Solla em nossa Ilhéus hoje para darmos esse testemunho a respeito desse valoroso servidor, leal e competente, homem público de larga visão e que a todos atende no cumprimento de seu mister,sem distinção de pertencer a este ou aquele partido político e que, caso venha a ser escolhido pelo leque de forças políticas da base aliada e se eleito governador,com o apoio do povo baiano, poderá contribruir muito para a continuidade dos programas e obras de governo que V.Excia vem tocando em prol do desenvolvimento da população da Bahia, em especial os mais carentes.
Acreditamos que este nosso pensamento venha a encontrar acolhida na mente e no coração de milhares de baianos que acompanham o grande trabalho do dr.Jorge Solla à frente dos destinos da saúde pública no estado da Bahia e que, no momento do senhor iniciar as articulações para a escolha de seu sucessor, venha a levar em conta este manifesto de dois lutadores ilheenses em favor do nome do dr.Jorge Solla ao governo da Bahia.
Ilhéus,26/07/2013
Atenciosamente,
Ruy Carvalho – cidadão ilheense, profissional médico,ex-vereador e candidato a prefeito de Ilhéus e ex-diretor do Hospital Regional Luiz Viana Filho.
José Henrique Abobreira- cidadão ilheense, ex-vereador e ex-vice prefeito de Ilhéus.
- 1