ENCONTRO DE AMIGOS NO COMÉRCIO

Caminhando pelas ruas do comercio de Ilhéus, quando encontro um grupo de aposentados jogando conversa fora a respeito de futebol, política, religião e outras coisas banais. No grupo estavam Viturino Palomo, José Donato, Tony Rhen e Nildo Ribeiro. Cada um desenvolvia um tema diferente, porém o que prevaleceu foi a respeito dos Jogos Abertos do Interior, que geralmente eram realizados em Feira de Santana, por ter um Ginásio de Esportes em condições técnicas, além de a PMF dar o apoio logístico principalmente na acomodação  das delegações participantes. A nossa delegação sempre participou do referido torneio com bastante destaque, pois era beneficiada com o apoio  do Prefeito Herval Soledade, que inclusive chegou a construir o nosso ginásio de esporte, dando condições para a ascensão do esporte de quadra.

Certa feita em Feira de Santana, a equipe masculina de basquete  de Ilhéus chegou as finais do torneio sendo campeã do torneio. Afinal n osso seleção tinha somente feras a começar por Nildo Ribeiro, Joilson Paulino, Welingthon, Albenzio, Gilberto, Anésio, Moscoso, Wilson Longo e Novaes. O timaço foi apelidado de “time das visitadoras do Sesp”, tendo em vista dos mesmos terem uma poupança bastante avantajada.

Em outra oportunidade tivemos uma excelente seleção de voley feminino, que chegou a representar o Estado da Bahia “Seleção Baiana de Voley”. A equipe era comandada por Márcia e Marta Zaidan, Nilza , Aida , Consuelo, Marlene, Celeste e Idalba.

Havia também outras modalidades: Futebol de Salão, Salto a distancia, revezamento e natação. Vários atletas Ilheenses destacaram-se principalmente Luiz Lavinsky, João Toca, Pulinho, Aida e Marinalva.

Infelizmente os governos municipais atuais não têm dado a devida atenção para promover campeonatos estudantis de quadra, estimulando os jovens a praticarem esporte.

O nosso Ginásio de Esportes já esta ultrapassado, sem condições técnicas para promover torneios deste quilate, é preciso que o departamento de esportes esteja atento para desenvolver  planejamento a respeito.

Em vez dos vereadores terem concedidos o titulo de cidadão Ilheense ao tal Gentille da Itália, seria de bom alvitre levar propostas ao executivo para construir quadras de esportes nos bairros e distritos, tirando, por conseguinte os jovens das drogas e do ostracismo.

Alias quem deveria receber o titulo de cidadão Ilheense, seria  determinados jogadores que representaram nossa cidade em outros estádios e ginásios de esportes a exemplo de Ademar do Bolo (Salgado-Se), Wilson Longo (Ubaitaba), Joilson Paulino (Uruçuca), entre outros.

Outro assunto debatido foi sobre o Estádio Municipal Mario Pessoa, que esta basicamente abandonada, sem refletores, com as ferragens sem pintar, banheiros quebrados, a pista de atletismo sem funcionar, sem condições total de utilização.

Foi focalizado sobre as áreas de esportes localizadas na Avenida Soares Lopes, também estão precisando de limpeza geral e marcação de campo.

Enfim vamos reestruturar nosso futebol de campo amador, pois tivemos tempos áureos onde vários craques destacaram-se: Armandinho, Catroca, Esquerdinha, Malagute, Manequinha, Cassimiro, Miltinho, Oliveirinha, Wilson Longo, Zé Freitas, Ronaldo, Americano, Bebeto, Ivo, Du Gavilã, Tinho II,  entre outros.

Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa