O umbu é um importante fruto do semiárido, com um sabor peculiar, de alta qualidade nutritiva, e rico em vitaminas. Diante desta importância, o Centro de Formação de Agricultores Familiares de Irecê (Centrefértil), unidade da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), já capacitou 14 turmas nos dois primeiros meses deste ano, sobre métodos para o beneficiamento do umbu.

EBDA_UMBU_IRECÊ

EBDA_UMBU_IRECÊ

Amanhã (18), 20 agricultores da Comunidade Lagoa Grande, município de São Gabriel, participam do curso sobre os derivados do umbu. Na quarta-feira (19), são os agricultores da Comunidade Morro do Gregório, município de Central, que aprendem a beneficiar o umbu.

A capacitação, dividida em aulas teóricas e práticas, é uma iniciativa do Centrefértil, em parceria com as associações dos municípios de São Gabriel e Central. Os agricultores terão acesso aos dados de produção e características da planta, bem como o cultivo do umbuzeiro, preparação da área e o solo. Também aprenderão receitas como umbuzada, geléia, pudim de polpa de umbu, mousse, brigadeiro, umbu cocada e umbuzeitona.

De acordo com o técnico da EBDA e expositor das aulas, Arnou Dourado, o beneficiamento do umbu é uma excelente alternativa de renda para as famílias rurais que vivem no semiárido. “Nas aulas enfatizo a importância de difundir a cultura do umbu para nossa região, incentivando o seu replantio, e direcionando os diálogos para a garantia de renda extra para os agricultores”, explica o técnico.

O técnico Arnou Dourado afirma que existem mais de 130 espécies de umbu e do seu processamento podem ser obtidos 48 subprodutos, para consumo in natura ou comercialização dos derivados do fruto a baixos preços.

 —

Ascom Ebda