WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


fevereiro 2014
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  








Luiz Castro em: DECOLORES

PASSEANDO EM ARACAJU

 Por motivos familiares, há dezessete anos visito esta linda cidade, onde seus munícipes têm orgulho de viver e de ser nordestinos.

Aracaju não tem belezas naturais igual a Ilhéus, no entanto os administradores procuram dotá-la de encantos e recantos onde os nativos e turistas passam apreciá-la.

Sua renda principal vem dos Royates do petróleo, alem da agricultura, pecuária, comercio e ultimamente tem se expandido na área do turismo, expandido a rede hoteleira e modernizando as opções turísticas.

Aracaju significa Cidade do Caju, Cidade de todos ou Capital Nordestina de Qualidade de Vida.

E’ um município e capital do Estado de Sergipe. Localiza-se no  litoral, sendo cortada pelos rios Sergipe e o Puxim.

A cidade conta com aproximadamente 700.000 habitantes. E’ apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, com hábitos de vida mais saudáveis do pais, sendo exemplo na consideração de ciclovias nos projetos de deslocamento urbano e e’ considerada a capital do pais com menor índice de fumantes.

Anualmente, tem como comemorações marcantes em seu calendário turístico, os eventos Pre’-Caju, Forro’ Caju e o Verão Sergipe.

Aracaju tem origem na língua tupi, através da junção dos termos guyra’ (pássaro) e akaiu (caju), significando caju de pássaros.

Inicialmente, Aracaju não era a capital de Sergipe. Anteriormente a sede estadual era São Cristóvão.

O clima e quente e úmido, com período chuvoso de marco a agosto. A temperatura media anual e de 26 C.

O atual prefeito da cidade e’ João Alves Filho, filiado ao Partido dos Democratas.

O município de Aracaju e’ atualmente constituído por apenas um distrito e 39 bairros.

Aracaju possui um centro comercial, com grandes lojas comerciais e uma grande rede de supermercados.

A cidade conta com dois shoppings ( Jardins e Rio Mar) e na região metropolitana há também o Shopping Premio.

Com relação ao transporte urbano, e’ possível conhecer toda cidade e algumas cidades que compõe a grande Aracaju, pagando-se apenas uma passagem. As conexões são feitas nos  terminais de integração.

Aracaju possui Aeroporto Internacional Santa Maria e o Terminal Rodoviário Jose’ Rollemberg, onde cerca de quinze empresas operam com transporte interestadual.

Através do ciclo vias as bicicletas tem uma importância para mobilização urbana, outros investimentos estão sendo efetuados através dos recursos oriundos do Ministério das Cidades.

Recentemente foi construída a ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros, considerada a maior do Nordeste.

A Orla de Atalaia e’ um dos principais cartões postais da cidade, possuindo 6 km de extensão, onde alguns dos principais hotéis e restaurantes da cidade ficam localizados em frente a orla.

A maioria dos restaurantes com pratos típicos da região ficam localizados na passarela do caranguejo.

Alem da praia, a Orla de Atalaia possui lagos natural e fontes com iluminação especial. Alem de varias áreas de lazer com quadras poliesportivas, rampas de skate e cartodromo. Há também o Oceanario de Aracaju com formato de tartaruga, abrigos diversos de animais marinhos em 20 aquários e tanques.

Outra atração da Orla e o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, onde ficam a mostra de obras artísticas e artesanato sergipano.

No mês de junho a capital Sergipana vira um verdadeiro arraial na vila do forro, na orla Atalaia e no Forro Caju.

A cidade conta com 01 Rua 24 horas, 5 parques, 8 museus, 4 teatros, 4 cinemas, 3 bibliotecas, 7 galerias de ar, diversos ginásios de esportes e 3 estádios de futebol.

Apesar de vislumbrar toda beleza de Aracaju, continuo amando minha Ilhéus pela sua beleza natural e  seu povo acolhedor.

Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa

2 respostas para “Luiz Castro em: DECOLORES”

  • Sueli Borges says:

    Estive em Aracajú no mês passado e posso confirmar tudo isso, amei a cidade, as pessoas… a orla de Atalaia muito linda, bem que poderíamos ter uma dessa por aqui, espaço não falta.

  • Vinicius says:

    Caro amigo e irmão em Cristo Luiz Castro, vale ressaltar que essa maravilhosa transformação que a querida capital sergipana teve, deve-se principalmente a administração do saudoso Marcelo Deda, que durante as suas gestões tanto de prefeito, como de governador deixou essa capital que todos hoje admiram, realmente muito linda e organizada, inclusive a criação da orla de Atalaia.
    Grande abraço

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia