A guarda municipal estará atuando com 30 homens, a Sutran ordenará o trânsito com 25 agentes, será instalado um posto de saúde, na Avenida Soares Lopes, próximo ao palco da festa, com atendimento de enfermagem e o serviço permanente de uma ambulância, além da ampliação do  horário de funcionamento do efetivo do corpo de salva-vidas.

As secretarias municipais de Ilhéus programaram operações especiais para o período de Carnaval, garantindo mais tranquilidade e segurança tanto para aqueles que vão se divertir nas ruas, quanto para os que não participarão da festa, que inclui desfile de blocos e outras entidades carnavalescas e shows de bandas e artistas que se apresentarão no palco montado pela Prefeitura na Avenida Soares Lopes.  A Superintendência de Trânsito e Transportes (Sutran), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), vai colocar 25 agentes de sábado, dia 1º de março, a terça-feira, dia 4, fazendo o ordenamento do trânsito nos pontos mais movimentados da cidade: na cabeceira da ponte, Avenida Lomanto Junior, Rua 13 de março e na Avenida Cairu, a fim de evitar transtornos.

Conforme ressalta o superintendente da Sutran, Eliezer Ribeiro, no período do Carnaval, o trânsito será interrompido na Avenida Soares Lopes, a partir das 15 horas, e haverá horários especiais para o sistema de transporte coletivo. O chefe da guarda municipal, coronel Valmir Silva Santos, vai comandar diariamente cerca de 30 homens que trabalharão a pé e em três viaturas, atuando no bairro do Pontal, na Urbis, e no palanque montado próximo a Catedral. O coronel Valmir alerta ainda sobre os cuidados básicos que devem ser tomados, prevenindo-se contra assaltos, evitando tumultos e agressões e passar longe de recipientes onde se preparam comidas nas barracas. “Queremos que todos se divirtam com segurança, respeitando o companheiro, o trânsito, evitando brigas. Carnaval é diversão” ressaltou.

Saúde- O secretário de Saúde, José Antonio Ocké, informou que durante os quatro dias do carnaval será instalado um posto de saúde ao lado da Catedral de São Sebastião, na Avenida Soares Lopes, próximo ao palco da festa, com atendimento de enfermagem e o serviço permanente de uma ambulância.

Ocké informou que já expediu ofício aos hospitais contratados (São José, Casa de Saúde São Jorge e Coci), alertando-os para a garantia do funcionamento do serviço de pronto-socorro 24 horas, durante os dias da festa de Carnaval.

Além disso, a equipe do Centro de Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) vai trabalhar com a distribuição de folhetos informativos e de preservativos, no sentido de orientar a população com relação à prática de sexo seguro.

Salva-vidas – O efetivo do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus já ampliou o horário de funcionamento antes mesmo do período carnavalesco. “Desde o mês de novembro, os agentes de salvamento marítimo estão atuando de quinta-feira a domingo, divididos em duas equipes: uma das 8 às 14 horas e outra das 12 às 18 horas”, afirma o coordenador da corporação, Alexandre Mendonça.

Equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vão fazer a coleta diária dos resíduos e fará a varrição das ruas, além de instalar sanitários químicos nas proximidades da Soares Lopes.

Secretaria de Comunicação Social