:: 22/maio/2014 . 21:54
Comitê de Segurança da Copa apresenta ações ao governador Jaques Wagner
Representantes dos órgãos das três esferas de governo se reuniram nesta quinta-feira (22) com o governador Jaques Wagner. Durante o encontro realizado no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o Comitê de Segurança da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 apresentou ao chefe do Poder Executivo Estadual o plano de ação a ser executado durante o Mundial de Futebol, em Salvador.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, esta foi a segunda reunião do grupo. “Viemos dizer ao governador que já estamos prontos, com todos os equipamentos funcionando, com o efetivo do governo federal, seja das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Rodoviária [Federal] que já começou a chegar”. Segundo Barbosa, além da segurança dos baianos e turistas, o plano inclui a proteção das delegações no deslocamento para outras cidades e estados, e ainda das autoridades brasileiras e estrangeiras que irão assistir aos jogos na Arena Fonte Nova.
…
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahi
NOTÍCIAS DA AVEP

6ª RODADA COM VITÓRIA DE RENATINHO E EMPATE

01

02
Domingo(18) pela manhã na praia da Av. Soares Lopes (imediações do Ed. Sta. Clara) a Avep (Associação dos Veteranos de Esporte Praiano) realizou a 6ª rodada de “babas de praia” de sua Programação 2014. No Campo 1 (ou Grimaldo) deu empate de 2 a 2 entre as equipes do Cap. Marconi e a do Cap. Djalma Peludo. Marcaram para o primeiro o atacante Luis Eduardo e o meia Zé Eduardo; o volante Adauto e o lateral-esquerdo Jatobá assinalaram para o segundo. No Campo 2 ( ou Martial) o time do Cap. Renatinho abateu a do Cap. Haroldo pelo placar de 3 a 2. O próprio Renatrinho, atacante, e o centro-avante Wendell(2) foram os autores dos gols, cabendo ao meia-atacante Wagner(2) conferir para o Cap. Haroldo.

03

04
Teodorico Majestade faz última apresentação do mês na Tenda
Há sete anos em cartaz, a sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito faz sua última apresentação do mês, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A sessão acontece às 20 horas desta sexta-feira (23), com entradas ao preço de R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI, programa de fidelidade do espaço cultural. A classificação indicativa é 14 anos.
A comédia Teodorico Majestade é um protesto bem humorado, mostrando o lado ridículo dos bastidores da política corrupta. Ao mesmo tempo, conclama o povo a exercer seus direitos de cidadão. Escrita e dirigida por Romualdo Lisboa, a peça surgiu como um posicionamento do Teatro Popular de Ilhéus diante dos escândalos vividos em Ilhéus, em 2006. Desde então, a montagem já rodou diversas cidades do interior da Bahia e na capital do estado, além de ter se apresentado em palcos do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Alagoas.
A repercussão de Teodorico Majestade foi tamanha que acabou gerando uma segunda parte, O Inspetor Geral – sai o prefeito, entra o vice, que será apresentada no 30, também na Tenda TPI . Os espetáculos são baseados na literatura de cordel, xilogravura e cancioneiro nordestino.
Em Teodorico Majestade, o público pode conferir o drama do prefeito da fictícia Ilha Bela, acuado em seu gabinete, cercado pela população revoltada com suas trapaças. O boca-suja e beberrão o alcaide se vê abandonado pelos seus comparsas e, em um ato de desespero para se manter no poder, tenta negociar com o povo, que pede sua cassação imediata.
“Recursos naturais podem ter colapso em 40 anos.”

Eduardo Pachalski
Um fórum da faculdade onde estudo propôs uma discussão sobre uma matéria da revista Reuters com a seguinte chamada: Recursos naturais podem ter colapso em 40 anos.
A reportagem chama a atenção para as consequências sistêmicas do crescimento populacional descontrolado, mudança de temperatura e escassez de recursos básicos como condições sanitárias, água potável e alimentos desencadeando grandes epidemias e migrações catastróficas.
Em um texto malthusianista a revista chama a atenção para consequências que já vivemos em escala local, principalmente nos países pobres e em desenvolvimento, novidade apenas para os leitores usuais da Reuters.
A mudança de hábitos vai ocorrer sim, mas somente depois dos mais fortes tomarem todos os recursos para si, como sempre ocorreu na história da humanidade. Até lá, muitas mentiras serão contadas para justificar atrocidades em prol dos mais fortes.
Não, Malthus ainda não será enaltecido, teremos mudanças importantes na estrutura da política mundial com consequências imprevisíveis.
Somos macacos com armas, não queremos evoluir, queremos apenas dominar os mais fracos.
É fato, triste, principalmente para um animal dotado de um intelecto capaz de fazer estas previsões, antecipar as consequências das próprias ações, e escolher manter o modelo por dinheiro. Escolhemos acabar com o futuro porque ele não nos pertence, escolhemos abusar em vida dos recursos porque estaremos mortos até lá e não há mentira contada sob pretexto religioso ou divino que tenha feito diferença na postura comportamental da humanidade em mais de dois mil anos da história ocidental. Somos egoístas como espécie. Errados somos nós os poucos malucos ambientalistas, os malucos que se privam pelo bem alheio, que dedicam vidas, carreiras, famílias por um coletivo que não tem tempo para olhar pela janela, sentimentalista, tolos românticos e filósofos, todos inúteis para os macacos armados que dominam o planeta. Nossa espécie tem uma papel sim neste planeta. De acabar com as demais formas de vida até que nossa própria espécie acabe pela falta de suporte do hospedeiro. Como um ciclo natural qualquer. Como o ciclo de qualquer vírus.
Mas isso não vai acontecer agora, nem daqui a quarenta anos. Antes disso um país detentor de tecnologia e poder bélico irá interferir “pelo bem da humanidade” e realizar um controle de pragas eliminando as doenças infecciosas e porque não seus hospedeiros desnutridos e incapacitados? Não. A humanidade não acaba neste século porque existem mais egos poderosos do que podemos contabilizar. Mas não farão pela humanidade, mas pelas próprias fazendas de petróleo, pelas Ilhas artificiais particulares em Abu-dhabi, pelos passeios em ônibus espacial regado a champagne francês.
Qualquer comunidade inteligente se adequaria, os vírus conseguem, mas nós? Nosso conceito de inteligência é egocêntrico, limitado de mais. Mas Malthus está lá, sentado na eternidade do conhecimento humano, e seu dia certamente chegará, mais cedo ou mais tarde.
Um grande abraço…
Eduardo Pachalski
PONTAL- UMA MORTE NÃO FOI SUFICIENTE
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
—
Rezende.
DÉCIMA OITAVA CIRCUNSCRIÇÃO DE SERVIÇO MILITAR
Criada em 17 de maio de 1946, com a denominação de 18ª Circunscrição de Recrutamento (CR), foi chefiada primeiramente pelo Tenente Coronel Liberato de Carvalho, que teve a missão de organizá-la e instalá-la.
Sua sede inicialmente foi estabelecida no município de Jequié, visando a mobilização da Força Terrestre nas microrregiões do extremo sul e sudoeste da Bahia, face a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.
Em 1966 passou a ser denominada 18ª Circunscrição de Serviço Militar, sendo subordinada à 6ª Região Militar e atualmente está localizada na Rua Rotary nº 180, no bairro da Cidade Nova em Ilhéus.
Atualmente a 18ª CSM possui sob sua jurisdição 6 (seis) delegacias, distribuídas nas cidades de Itabuna, Jequié, Brumado, Bom Jesus da Lapa Eunápolis e Vitória da Conquista.
Na oportunidade da comemoração de seus 68 anos de criação, ocorrido no dia 16 de maio de 2014, foram homenageados com Diploma de Amigo da 18ª CSM as seguintes personalidades: Sr JOSÉ ORLEANS DO NASCIMENTO, SR ITAIBES DE ARAÚJO PAIVA, SR ÍTALO MÁRCIO OLIVEIRA DA SILVA E O SR MARCELO CÉZAR CARVALHO BORGES.
Durante a solenidade também foram entregues ao 2º Tenente AIRTON e ao 1º Sargento SiIDNEI a Medalha do Marechal Osório, “O Legendário”.
Décima oitava Circunscrição de Serviço Militar: sinônimo de profissionalismo, eficiência, dedicação e compromisso com a Nação brasileira.
Infarto é responsável por quase 30% das mortes no Brasil
Um brasileiro a cada cinco minutos. De acordo com dado s da campanha “Coração Alerta”, mantida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é este o índice de mortalidade por infarto agudo do miocárdio, no país. Por ano, mais de 300 mil pessoas têm uma parada cardíaca e cerca de 80 mil delas não consegue sobreviver, conforme estimativa do Ministério da Saúde. O infarto agudo do miocárdio é responsável por 29,4% de todas as mortes registradas no Brasil.
“Esses números seriam significativamente reduzidos se os pacientes com diagnóstico de infarto fossem encaminhamos para o serviço de Hemodinâmica, área da Cardiologia que utiliza técnica minimamente invasiva para diagnosticar e tratar doenças cardíacas. No laboratório de Hemodinâmica, é possível realizar cateterismo para o diagnóstico do problema e angioplastia para desobstrução da artéria coronária, o que contribui com o salvament o da vida”, explica o cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Fabio Sandoli de Brito Jr.
Ainda de acordo com Sandoli, além de ser utilizado em caso de emergência, o cateterismo também é fundamental para o diagnóstico e planejamento do tratamento da doença arterial coronariana. “Caso haja uma suspeita de obstrução, um médico especialista pode indicar o procedimento. Durante o exame, são inseridos cateteres nos vasos sanguíneos que são guiados até o coração. Injeções de contraste iodado são aplicadas pelo cateter para a visualização das artérias coronárias. O procedimento dura cerca de 30 minutos”, revela.
Após a confirmação da obstrução, o cardiologista pode indicar a angioplastia. “Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo desobstruir as artérias do coração. Para isso , são implantados ‘stents’, tubos metálicos minúsculos que liberam medicamentos para impedir a reobstrução da artéria. A angioplastia é mais comumente realizada com anestesia local. Em uma situação eletiva, o paciente tem alta em 24 horas”, detalha Sandoli.
Segundo Fabio Sandoli de Brito Jr, o serviço de Hemodinâmica é um grande aliado da Cardiologia. “Os primeiros procedimentos de angioplastia foram registrados em 1977. Ao longo dos anos, houve uma grande evolução da técnica e, atualmente, é possível realizar diversos procedimentos para o tratamento das coronárias, válvulas e doenças estruturais e congênitas do coração”, conta.
* Fabio Sandoli de Brito Jr. é cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
Mutirão da Catarata em Ilhéus disponibiliza 7.000 consultas e 2.500 cirurgias
As secretarias de Saúde da Bahia e de Ilhéus se preparam para realizar o Mutirão da Catarata, que acontece no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, a partir do próximo dia 28.
A próxima Etapa da estratégia Saúde em Movimento, promovida pelas secretarias de Saúde do Estado (Sesab) e do Município (Sesau), que será realizada em Ilhéus, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, entre os dias 28 de maio a 6 de junho, vai disponibilizar 7.000 consultas oftalmológicas e 2.500 cirurgias de catarata, além de exame do aparelho ocular. De acordo com a diretora de Projetos Estratégicos do Estado, Cláudia Almeida, o evento tem o objetivo de atender a população com idade a partir dos 60 anos e os alunos que frequentam o Programa Todos pela Educação (TOPA), abrangendo os municípios de Itacaré, Uruçuca, Una, Canavieiras, Santa Luzia, Arataca e Mascote.
Cláudia Almeida informa que o interessado em participar da ação deverá procurar a Sesau (Avenida Vereador Marcus Paiva, nº 291, Cidade Nova), para agendar o atendimento, lembrando a obrigatoriedade do cartão nacional de saúde, o registro geral (documento de identidade) e crachá de identificação do usuário. “Adotando estes cuidados, todos estarão aptos a participar das consultas, e caso necessário, também às cirurgias de catarata, para as quais será fornecido gratuitamente o colírio para uso durante 30 dias”, afirmou. A Secretaria de Saúde funciona das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.
Ressalta ainda a representante da Sesab, que de 28 de maio a 3 de junho, serão efetivadas as consultas, e até o dia 6 de junho, acontecerão as cirurgias. “Neste sentido, é bom esclarecer que todos os pacientes operados deverão retornar para avaliação pós-cirúrgica em 24 horas, e a equipe de oftalmologistas voltará ao município executor para realizar a segunda consulta pós-operatória, no prazo de 30 dias”, garantiu.
Sobre os procedimentos de atendimento, durante os 10 dias de execução da 73ª Etapa da Estratégia Saúde em Movimento, Cláudia Almeida afirma que serão disponibilizadas 1.000 consultas/dia assim como 250 cirurgias/dia, sendo que os alunos do TOPA serão beneficiados com uma fábrica de óculos. Já o serviço oftalmológico conta com equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom
Porto Seco de Ilhéus retoma as atividades após três anos desativado
O local tem capacidade para concentrar até 200 caminhões, oferecendo restaurante, banheiros e áreas de convivência para os condutores, que contam também com serviço de segurança.

O Porto Seco foi uma aternativa encotrada pelo prefeito Jabes Ribeiro para evitar a concentração de caminhões no espaço urbano (Secom-Ilhéus) – Foto Roberto Santos.
Reativado pela Petrobrás há cerca de três semanas, por solicitação do prefeito Jabes Ribeiro, o Porto Seco é um espaço, situado na BR 415, reservado para concentração de carretas que fazem a movimentação de carga no porto de Ilhéus. O local tem capacidade para concentrar até 200 caminhões, oferecendo restaurante, banheiros e áreas de convivência para os condutores, que contam também com serviço de segurança.
Conforme explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, o Porto Seco foi criado durante o terceiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro, como uma alternativa de alojar os veículos que ficavam estacionados na Rua Rotary, na Cidade Nova, e na Avenida Litorânea Luiz Eduardo Magalhães. “Aquela situação causava um caos total na cidade, prejudicando o tráfego de veículos e de transeuntes“, comenta Albagli.
O secretário informa que com o reinício do embarque da soja pelo porto de Ilhéus, a Prefeitura Municipal solicitou à Petrobrás a reativação do equipamento, uma vez que os caminhoneiros estavam estacionando no Bairro do Iguape. De acordo com Albagli, a medida da prefeitura foi preventiva e colabora com o ordenamento urbano.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
C O N V I T E
O “SE TOQUE” Grupo de Apoio e Auto-Ajuda para pacientes de Câncer, entidade sem fins lucrativos, realiza palestra gratuita dia 31.05.14, às 10 hs, no Auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, e pedimos a gentileza de divulgar.
Assunto de interesse direto de quem fez cirurgia de mama e indireto de todos.
—
Sueli Dias
REENCONTRO
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).































































