Após a realização da I Jornada foi criado um espaço para a reflexão sobre a Agroecologia e o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais do território baiano, para a troca de saberes da área, de aprendizado prático e de definição de encaminhamentos sobre a Prática Agroecológica na Bahia. Além disto, a partir de diálogos continuados após a Jornada, os diversos segmentos presentes, em especial assentados, quilombolas, indígenas e pequenos produtores criaram a TEIA AGROECOLÓGICA DOS POVOS DA CABRUCA E DA MATA ATLÂNTICA.

Diante de todos os avanços ocorridos nos diálogos sobre a agroecologia no Território Litoral Sul da Bahia, a III Jornada terá como finalidade central promover novamente mais um encontro entre os povos baianos para avaliar as experiências promovidas pela TEIA e avançar nos conhecimentos e práticas agroecológicas.

Objetivos

A Jornada de Agroecologia da Bahia constitui-se em um espaço de encontro entre a teoria e prática sobre os avanços práticos e no cotidiano das comunidades com o princípio pautado na Agroecologia e áreas correlatas com o objetivo geral de trocar saberes, intercambiar aprendizados, discutir, aprender e traçar práticas agroecológicas. Visa propiciar o encontro de comunidades e povos tradicionais, movimentos sociais e profissionais para promover um aprofundamento no saber agroecológico capaz de auxiliar o desenvolvimento comunitário, do setor produtivo territorial, preservação ambiental, empoderamento dos povos e comunidades tradicionais que residem e atuam na Bahia e promover o fortalecimento identitário.

Síntese da III Jornada:

 

EM QUE CONSISTE: Encontro dos diferentes povos da Bahia para dialogar e construir uma proposta agroecológica para mudar a realidade das Comunidades Indígenas, Quilombolas, das Áreas de assentamentos e Espaços Urbanos.

LOCAL DA JORNADA: Assentamento Terra Vista, Arataca-Bahia.

DATA DA JORNADA: 04 a 07 de dezembro de 2014.

PROPONENTE:  TEIA AGROECOLÓGICA DOS POVOS DA CABRUCA E DA MATA ATLÂNTICA, rede colaborativa e solidária criada a partir da I Jornada de Agroecologia da Bahia. Associação Territorial de Agroecologia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica

METAS DO PROJETO: Através do Evento pontual será possível ampliar o aceso a troca dos saberes entre as comunidades elos da Teia, valorizando o conhecimento das sementes crioulas, a ciência e as tecnologias agroecologicas entre elas

 

Mais informações consulte

blog: http://jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.br/

Facebook da Jornada e da Teia:

https://www.facebook.com/jornadadeagroecologiadabahia?fref=ts

https://www.facebook.com/profile.php?id=100006838099380

 

Telefones de contato:

Joelson Ferreita: (73) 8141-9920

Deysiane  Ferreira:  (73)8171-0193 (Coordenadora Geral) (deyse-fa@hotmail.com)