“Missa do Crisma” Reúne um Grande número de Fiéis na Catedral Diocesana de Ilhéus, e os Padres Renovam suas Promessas Sacerdotais.

Nesta terça-feira (31/03), na Catedral Diocesana de Ilhéus, tivemos a Celebração da “Missa do Crisma”, na qual são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e se consagra o Santo Crisma; daí, ser também chamada “Missa dos santos óleos”.

"MISSA DO CRISMA"

“MISSA DO CRISMA”

A celebração foi presidida pelo nosso Bispo Dom Mauro e concelebrada pelos padres da Diocese, daí essa celebração ser também chamada de Missa da Unidade. Ela, pois, expressa a comunhão diocesana em torno do mistério risto, sendo um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja. Nessa missa os padres renovaram as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação.

Em sua Homilia o Bispo disse: “Para esta Missa se congregam e nela concelebram os presbíteros, uma vez que, na confecção do crisma, eles são testemunhas e cooperadores do seu Bispo, de cujo múnus sagrado participam, na edificação, santificação e condução do povo de Deus. Deste modo se manifesta claramente a unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja”.

Dom Mauro também se dirigiu aos padres e, usando das palavras do Papa Francisco, reforçou o sentido do ministério sacerdotal como entrega e serviço ao povo de Deus e caminho de santificação do povo e do próprio padre. “Tomai, diz o Papa, consciência do que fazeis, imitai o que celebrais, para que, participando no mistério da morte e da ressurreição do Senhor, vos esforceis por fazer morrer em vós o mal e por caminhar com Ele na vida nova”.

A Catedral esteve superlotada, com fiéis vindos das várias paróquias e comunidades da cidade de Ilhéus e de toda a Diocese. Ao final o bispo entregou para cada paróquia os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e do Santo Crisma que são utilizados na celebração dos Sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Unção dos Enfermos. E se despediu dirigindo-se aos padres: “Meus caros. Junto com os novos óleos que levarão para as comunidades, levem também os meus votos de uma Santa Páscoa. Que o Senhor Ressuscitado habite nos corações de todos e os ressuscite para uma vida nova”. A Celebração foi animada pelos Grupos de Canto da Paróquia São Jorge.

Matéria e Imagens:

Paulo Costa – PASCOM – Diocese de Ilhéus