WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


agosto 2015
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  






:: ago/2015

C O N V I T E

“Ilhéus sem violência é bem melhor”

“Ilhéus sem violência é bem melhor”

Ministério Público lançou campanha contra corrupção na Faculdade de Ilhéus

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado da Bahia realizaram a apresentação pública da campanha, em nível nacional “10 Medidas Contra a Corrupção”, com o objetivo de conscientizar a população a validar a proposta a ser encaminhada ao Congresso Nacional, que necessita de cerca de um milhão e meio de assinaturas, para que seja convertida em lei.

Campanha contra corrupção

Campanha contra corrupção

O evento foi debatido pela Promotora de Justiça, Aline Salvador, e pelos Procuradores da República, Tiago Modesto Rabelo e Cristina Nascimento de Melo, durante evento realizado na última quinta-feira, às 19 horas, na Faculdade de Ilhéus, e contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado Filho, da juíza Federal Clara Mota Pimenta Alves, do procurador seccional Federal, Lucas Lousada, da reitora da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), professora Adélia Pinheiro.

Também estiveram presentes a diretora acadêmica da Faculdade de Ilhéus, Sandra Milanesi, a coordenadora do curso de Direito da instituição, professora Daniela Haun, o Capitão Hosanah, da 68ª Companhia da Polícia Militar, o capitão Caio, da 69ª Cia. da PM, Capitã Viliane, do Corpo de Bombeiros, Inspetor Marcus Vinicius e Athos, da Polícia Rodoviária Federal, o vereador Cosme Araújo, as Defensoras Públicas, Cristiane e Fabiane, Sandoval Mendes de Souza, chefe do escritório local do Ibama, Gerson, advogado da Caixa Econômica Federal, Robson Magalhães, representante da OAB-Ilhéus, o presidente do Sindicato do Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, estudantes, professores e servidores públicos.

:: LEIA MAIS »

Paróquia Santa Rita de Cássia celebra a Semana da Família

Programação envolve a  comunidade do bairro Conquista, em Ilhéus.

A Paróquia Rita de Cássia, situada no bairro Conquista, em Ilhéus, une-se à Igreja do Católica do Brasil para celebrar a Semana da Família. Entre os dias 16 e 23 de agosto diversas atividades estão previstas para motivar a vivência familiar da fé cristã. A programação foi aberta domingo(16), durante a missa às 7 horas, presidida pelo padre Antônio Celso Ramos da Silva, que frisou o valor da família para a construção de uma sociedade justa, ética e, portanto, em paz.

Com o tema “O amor é a nossa missão” a programação está marcada para acontecer sempre às 19 horas, nas igrejas da área de abrangência paroquial. Nesta segunda-feira(17), a Renovação Carismática Católica e o grupo de Cursilhos da Cristandade farão a reflexão “Gerados no amor de Deus”, Na capela do Abrigo São Vicente de Paula. Terça-feira (18), “Igreja mãe e mestra” será o tema da reflexão, na matriz, situada a rua Monsenhor Evaristo, no mesmo bairro.

Na quinta-feira(19), novamente na Capela do Abrigo São Vicente de Paula, o tema da reflexão será “Homem e mulher: construindo um só matrimonio”. “Todo amor dá frutos” será a reflexão da quinta-feira (20), na Capela Frei Galvão, situada nos Carilos. Sexta-feira(21) toda comunidade está convidada a assistir o filme “A prova de fogo”, que será exibido na Igreja matriz.

Sábado (22), a partir das 14 horas, na Igreja Santa Ria, na Rua Monsenhor Evaristo, será realizada a “Tarde de louvor” envolvendo as crianças da Catequese Eucarística, adolescentes da Perseverança, Crisma, Eneuc e grupos de Jovens com o tema “Criando frutos.

Encerrando a programação da Semana da Família os organizadores vão promover uma caminhada, com concentração, às 17 horas, no Abrigo São Vicente de Paula em direção a Igreja matriz, quando será celebrada a missa às 18h30min.

Vacina contra Poliomielite disponível nos postos de saúde de Ilhéus

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. As unidades de saúde do município estão prontas para receber o público alvo da campanha

Cartaz da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

Cartaz da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

Já estão disponíveis, nas unidades da rede básica de atendimento de saúde, as doses das vacinas contra a Poliomielite e outras doenças que atingem crianças. Em virtude do feriado de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Ilhéus, ocorrido neste sábado, 15, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) transferiu para 22 de agosto o Dia de Mobilização. De acordo com a supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, o trabalho se estenderá até 31 deste mês.

Devem ser vacinadas indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. De acordo com Cardeal, para evitar que os pais se desloquem até o centro para imunizar seus filhos, os seguintes bairros estarão com unidades oferecendo as vacinas: Olivença, Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Parque Infantil, Iguape, Centro Social Urbano (CSU), Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Salobrinho, Vila Cachoeira, e também na antiga sede do Sesp, na Avenida Canavieiras. A comunidade do Basílio deve se dirigir ao Posto Sarah Kubitschek, no Parque Infantil. Os postos funcionam das 8h às 17h.

Além da proteção contra a paralisia infantil, a campanha será a oportunidade para colocar a vacinação em dia. Para isso, é fundamental que os pais levem a caderneta  das crianças para ser avaliada. As vacinas em atraso podem ser administradas, na hora, pelo profissional de saúde.

:: LEIA MAIS »

OBSERVAÇÃO DE PLANETAS COM USO TELESCÓPIOS NA TENDA TEATRO POPULAR DE ILHÉUS

Nesta terça-feira (18), das 17h30 às 20h, acontece na Tenda Teatro Popular de Ilhéus o “Conto&Cantigas”, projeto desenvolvido em conjunto pelo grupo Teatro Popular de Ilhéus e o Observatório Astronômico da UESC.

Durante o evento, um músico e dois atores apresentam, na biblioteca Jorge de Souza Araújo (área interna da Tenda), uma história que ressalta a beleza do céu.

Num segundo momento, acontece a observação de planetas, através do uso de telescópios do Observatório Astronômico.  As atividades são gratuitas e com  classificação indicativa livre.

Confira um vídeo produzido durante a edição anterior do Conto&Cantigas.

A Tenda Teatro Popular de Ilhéus fica localizada na Avenida Soares Lopes, próximo ao Colégio São Jorge. O espaço é administrado pelo Teatro Popular de Ilhéus, que neste mês comemora 20 anos de fundação.

As atividades são mantidas através do Programa de Apoio a Instituições Culturais de Ações Continuadas do Fundo de Cultura da Bahia. Confira a programação completa: http://goo.gl/raAgxB.

MENSAGEM DA SEMANA

Caros amigos e amigas,

 A VIDA

 Não ponha limites à sua vida!

Procure ouvir as notas harmoniosas e sublimes do canto maravilhoso que se evola da natureza.

Viva sorridente e alegre, para espantar as preocupações, para aliviar as lutas.

Mergulhe sua alma na alma da natureza: absorva a luz do sol, goze a suavidade da lua, contemple o esplendor das estrelas, aspire o perfume das flores.

A vida é bela, apesar das dores e dos contratempos. (C.Torres Pastorino)

Que todos tenham uma semana de PAZ e LUZ, repleta de SAÚDE e a BENÇÃO misericordiosa de DEUS, que é um Pai de infinita bondade e amor.

 ZÉCARLOS JUNIOR

No Gotas de Paz

Aprendendo com a dor

Na vida temos duas possibilidades de aprendizado para nos tornarmos melhores como seres espirituais que somos: pelo amor ou pela dor. Infelizmente a maioria ignora os chamados da vida, e acaba mesmo que de  forma inconsciente escolhendo o caminho da dor para aprender alguma coisa.

A dor nos ensina que o orgulho não nos leva a nada, e aí passaremos por situações que nos mostrarão que o caminho certo é o da humildade.  O egoísmo também nos leva ao caminho da dor e nos ensinará que vivemos dentro de um contexto e que fazemos parte do Universo. A dor nos mostrará que precisamos uns dos outros. Podemos ter todo o ouro do mundo, mas se não tivermos alguém que nos ame, que compartilhe conosco dos nossos sonhos, das nossas desventuras, que nos dê forças nos momentos difíceis, de que adianta todo o tesouro em nosso poder?

A dor é o caminho das pedras, que nos levará ao caminho da verdade, onde o mundo das ilusões será desfeito e teremos de nos confrontar com a realidade.

Por isso, antes que a dor bata à sua porta procure olhar para si para aprender a conhecer-se e com humildade descobrir o que precisa ser modificado em você. Façamos a famosa reforma íntima, a que todos nós estamos destinados.

E lembremos de que Deus, nosso Pai está ao nosso lado, nos amparando, nos auxiliando, para chegarmos ao mundo onde só a paz, a alegria e a fraternidade serão nossas companheiras.

GOTAS DE PAZ:

http://www.gotasdepaz.com.br/aprendendo-com-a-dor-2/?utm_source=16%2F08%2F2015&utm_medium=email&utm_campaign=16%2F08%2F2015

Marcos Bandeira defende aperfeiçoamento das Varas da Infância em seminário nacional no Rio

O aperfeiçoamento para magistrados e servidores das Varas da Infância e Juventude de todo o país foi defendida pelo juiz Marcos Bandeira, durante o VI Encontro de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça, promovido no Rio de Janeiro, pela Associação Brasileira de Magistrados da Infância. O encontro, realizado sexta-feira, dia 14, no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, contou com a presença de representantes de todos os Estados da Federação, com exceção do Amazonas, Alagoas e Santa Catarina.

Juiz Marcos Bandeira _centro da mesa_ durante a apresentação das proposta no encontro nacional de magistrados

Juiz Marcos Bandeira _centro da mesa_ durante a apresentação das proposta no encontro nacional de magistrados

O magistrado itabunense sustentou a programação de uma grade permanente de cursos de aperfeiçoamento para magistrados e servidores, patrocinados pela Escola da Magistratura, sob os mais diversos temas da infância, como Justiça Restaurativa, família acolhedora e adoção. Bandeira sugeriu, também, que os magistrados da infância e juventude de todo o país celebrem Termo de Cooperação Técnica com as Universidades, objetivando qualificar as pessoas que participem dos projetos encampados pela Vara da Infância e Juventude.

Ao final do encontro, os magistrados brasileiros sugeriram a criação de uma Coordenadora Nacional da Infância e Juventude vinculada ao Conselho Nacional de Justiça. Sugeriram um pedido de encaminhamento ao CNJ para que os Tribunais de Justiça criem em suas estruturas as equipes técnicas interdisciplinares junto as Varas especializadas da Infância e Juventude. Repudiaram, também, a Proposta de Emenda Constitucional que reduz a maioridade penal. Manifestaram, no entanto, adesão ao projeto que majora o prazo de internação para oito anos nos atos infracionais considerados hediondos, gradativamente, de conformidade com a faixa do adolescente infrator.

Titular da Vara da Infância e Juventude de Itabuna, Marcos Bandeira, que é membro da Coordenadoria da Infância do Tribunal de Justiça da Bahia, representou o Estado. O magistrado itabunense substituiu o desembargador Salomão Resedá. O encontro foi presidido pelo presidente do colégio de coordenadores da Infância e Juventude e atual presidente da Associação Brasileira de Magistrados da Infância-ABRAMINJ, Renato Rodovalho Scussel. O próximo encontro está previsto para 13 de novembro, em Belo Horizonte.

ILHÉUS / NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS 2015 / CAMINHADA DE FÉ

Brasil cai na repescagem do estilo livre masculino no Mundial de Luta Olímpica

A Seleção Brasileira espera encerrar as disputas na Bahia com resultados mais positivos.

Juliano Carvalho (SP) e Jonas Silva (PE) começaram a manhã deste sábado 15, levando alegria ao público, que está prestigiando o Mundial Júnior de Wrestling, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

O paulista Juliano Carvalho conquistou a primeira vitória para o Brasil derrotando o chileno Bastien Mateluna Leiva por 12 a 2, no estilo livre masculino. O que permite, como o próprio nome sugere, atacar e defender utilizando as pernas.

Já o pernambucano Jonas Silva foi beneficiado com a queda do adversário Giorgi Chkarttishvili, da Geórgia, que sofreu uma luxação no ombro, após sofrer um golpe do brasileiro. A luta estava empatada em 2 a 2 e o árbitro central deu o combate por encerrado.

Repescagem

Na etapa da repescagem a sorte fugiu dos brasileiros. Juliano foi derrotado pelo dominicano Albaro Ru Desindo, na categoria até 60kg. “Lutei muito mal. Fui péssimo. A derrota me serviu de aprendizado. Preciso lutar melhor para almejar medalhas nas próximas competições internacionais”, declarou de forma reticente e muito abatido.

Jonas, na categoria até 96kg, reconheceu que o indiano Rouble Singh foi superior na luta. “Ele se mostrou com mais técnica e conseguiu a vitória por 12 a 1. Eu tentei surpreendê-lo e me dei mal”, disse ainda agachado e na área de entrevistas.

Os outros dois brasileiros, que entraram no tapete de lutas, neste primeiro dia do estilo livre masculino, foram eliminados sumariamente. Os amazonenses Matheus Frota (AM) na categoria até 74kg e Patrick Alves (AM), na categoria até 50kg perderam suas lutas, respectivamente para Byambador Bat-Erdene (MGL) e Darkhan Kalkenov (KAZ).

Neste domingo, termina o Mundial Junior de Wrestling, com o segundo dia de estilo livre masculino. Estarão representando o Brasil, David Moreira (AM), na categoria até 55kg; Fábio Costa (RJ),na categoria 66kg; Fábio Júnior (AM), na categoria até 84kg; e Iago Oliveira (MG), na categoria até 120kg. A Seleção Brasileira espera encerrar as disputas na Bahia com resultados mais positivos.

Projeto resgata cultura do bordado richelieu em terreiros de Salvador

Após a Abolição, a técnica francesa do richelieu garantiu a sobrevivência de ex-escravas, que passaram a ganhar a vida como bordadeiras, atendendo às famílias abastadas de Salvador. Com o tempo, o bordado que está presente nos trajes cerimoniais das religiões de matriz africana e nas vestimentas típicas das baianas, deixou de ser produzido na cidade.

A tradição está sendo retomada por meio do projeto ‘Richelieu e Bordados Ancestrais’, desenvolvido com apoio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre). As primeiras peças produzidas serão apresentadas no próximo dia 20, às 20h, no Instituto Goethe (Icba), no Corredor da Vitória.

O projeto é implementado em uma rede de seis terreiros de candomblé, capitaneados pelo Ilê Axé Ya Onira, formando o núcleo produtivo, e os núcleos comerciais com os outros terreiros, que contam com investimentos de R$ 181 mil da Setre, captados via Edital 001/2014 de Apoio aos Empreendimentos de Economia Solidária de Matriz Africana, lançado ano passado.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus debate gestão participativa do turismo

Um dos objetivos do encontro é criar o Conselho e o Fundo Municipais de Turismo

Com a finalidade de discutir a criação do Conselho e do Fundo Municipais de Turismo, a Prefeitura de Ilhéus promove no dia 19 deste mês, o II Encontro de Gestão Participativa do Turismo. O evento acontece a partir das 14h, no auditório do Ilhéus Praia Hotel. “Turismo sustentável: perspectivas para Ilhéus” é o tema central da palestra programada para ocorrer após a solenidade de abertura.

O secretário de Turismo, Josenaldo Cerqueira, afirma que o encontro tem por objetivo apresentar o mapa turístico e promover, em plenária, a leitura, discussão e ajuste da minuta de criação do Comtur e Fumtur. “Na oportunidade, vamos sensibilizar e mobilizar atores públicos, privados e do terceiro setor para o desenvolvimento do turismo sustentável no município de Ilhéus”.

Conselho e Fundo – O COMTUR, dada a sua característica de Conselho Municipal, é uma instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo. O objetivo é consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística. Já o Fundo de Turismo tem por objetivo financiar atividades voltadas ao desenvolvimento do setor, como a divulgação dos potenciais de Ilhéus.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia