Pela ausência das chuvas há meses, a região tem apresentado uma grande estiagem, com predomínio, principalmente, da vegetação seca, o que tem ocasionado focos de incêndio, chegando a grandes proporções, sobretudo no litoral Norte, a exemplo da APA da Lagoa Encantada.

B 01

B 01

São inúmeras as causas dessa problemática, tendo como principal, a ação humana descuidada, intencional ou criminosa. Se cada um colocar em prática a PREVENÇÃO, o incêndio será evitado ou controlado. Outras são pontas de cigarros lançadas acesas nas rodovias, a queima indevida de resíduos, garrafas e outros vidros abandonados aleatoriamente, fogueiras mal apagadas, fogos de artifícios, raios, piromania, queimadas, etc.

B 02

B 02

Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue IMEDIATAMENTE para o Corpo de Bombeiros, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição.

B 03

B 03

B 04

B 04

Veja as principais dicas de PREVENÇÃO:

  1. Não jogue lixo em terrenos baldios;

  2. Não queime resíduos sem técnicas adequadas ou próximo à vegetação;

  3. Descarte corretamente os metais e vidros;

  4. Evite queimadas ao longo das estradas;

  5. Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos;

  6. Não solte balões;

  7. Não deixe crianças brincarem com fogo;

  8. Utilize fogos de artifício, conforme instruções da embalagem.

 

Mantenha o foco na PREVENÇÃO!

 Telefones do 5º GBM: 193 ou 3639-2633.