Serviços públicos prestados pelas secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública (SSP) estão entre os mais elogiados pela população baiana, em 2015, de acordo com informações do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

No total, a Secretaria da Educação recebeu 28,34% dos elogios, seguidos da SSP (26%), e o SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão (25,94%). Também foram elogiadas as secretarias da Administração (Saeb), Saúde (Sesab), Detran-BA, Embasa e a OGE.

Os dados mostram ainda que o número de reclamações e denúncias diminuiu 10% em relação ao apurado em 2014. O balanço tem por base as informações do sistema TAG, software de registro e gerenciamento de atendimentos ao cidadão, onde as demandas são analisadas e respondidas pelas secretarias e órgãos do Estado, sob a coordenação da Ouvidoria Geral.

Além de receber, encaminhar e acompanhar sugestões, reclamações, denúncias e elogios referentes aos serviços públicos estaduais, a OGE atua como ferramenta de gestão pública, pois cada registro do cidadão é um indicador qualitativo da avaliação social da prestação dos serviços públicos e atuação do Estado. A ouvidoria atua conforme a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).