:: 4/fev/2016 . 23:30
Carnaval começa no próximo sábado na zona sul de Ilhéus
A festa momesca acontece no bairro Hernani Sá de 06 a 09 de fevereiro a partir das 17h. O circuito Hernani Sá Folia será tomado pelos blocos, mine trios e paredões de som.
Confira a programação:
Sábado (06)
17:00h Bloco as Ferretes
17:30h Bloco Levada do Jegue
19:30h Bloco da Família
Domingo (07)
16:00h – Bloco Feijão Boleiro
17:00h – Bloco Infantil Pirulito
18:00h – Bloco as Xepetes
Segunda (08)
18:00h – Bloco as Luluzetes
Terça (09)
16:00hs – Bloco as Piriguetes
18:00hs – Bloco Dinossauros
MPF denuncia 21 hackers que atuavam em Vitória da Conquista/BA
Dos denunciados, sete foram presos em dezembro de 2015, durante a Operação Lammer. Os réus atuavam desde o ano de 2010 e furtaram quase 300 mil reais das contas invadidas
Vinte e uma pessoas denunciadas e sete presas. Esse foi o resultado da Operação Lammer, deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA e pela Polícia Federal para desmascarar a organização criminosa que, desde 2010, praticava fraudes contra instituições financeiras pela internet. As investigações identificaram que o golpe chegou ao montante de R$ 289.160,00.
A acusação foi apresentada pelo MPF em 23 de dezembro de 2015. No dia 31 de dezembro de 2015 a Justiça Federal recebeu a denúncia e determinou a prisão de Iuri Pereira dos Santos, além da manutenção dos outros que já estavam presos, Leandro Morais Paixão, Nelita Almeida Ferraz, Delmiro Ferraz, João Batista, Sandro Camilo, Tiago Bezerra, Sandro Bezerra. O único foragido é Iuri Pereira dos Santos.
De acordo com a ação, o esquema ocorria da seguinte forma: Leandro Morais Paixão e Iuri Pereira dos Santos eram os programadores responsáveis por captar dados bancários de correntistas. Eles obtinham informações pessoais e as repassavam a Nelita Almeida Ferraz, responsável por invadir a conta corrente das vítimas e orientar saques e transferências dos valores depositados. Em seguida, a organização recrutava pessoas para ceder a conta corrente que recebia o dinheiro furtado.
O núcleo da organização é composto pelos irmão de Nelita, Delmiro Ferraz e João Batista, e seu marido, Fábio dos Santos, além de Sandro Camilo, Tiago Bezerra, Davi Ferraz e Raquel Barbosa. Todos devem responder por invasão de dispositivo informático alheio, cuja pena prevista é de reclusão de seis meses a dois anos e multa, conforme art. 154-A, § 3º; por furto qualificado, com pena de reclusão de dois a oito anos, e multa, conforme art. 155, §4º, incisos II e IV, todos do Código Penal Brasileiro (CPB). Devem responder, ainda, por promoção de organização criminosa, cuja pena é de reclusão de três a oito anos e multa, conforme art. 2º da Lei 12.850/2013.
Kesley Marques, Marcus de Jesus, Leandro Prado, Anderson Caldeira, Elder Ferreira, Ezequiel de Souza Santos, Mikaelly da Costa, Matheus Marques de Souza, Walisson Lima dos Santos e André Luís Dantas foram favorecidos por transferências em suas contas ou participaram dos saques, sendo denunciados por furto qualificado, conforme art. 155 §4º, incisos II e IV do CPB.
Durante as investigações, foram identificadas no mínimo 15 operações, e o MPF acredita que a atuação da organização seja ainda mais extensa. Isso porque, que no período entre 1º de janeiro de 2011 e 13 de março de 2012, ao menos 62 contas bancárias vinculadas à Caixa Econômica Federal foram lesadas. A perícia em apenas um celular de Nelita Ferraz identificou o acesso a, pelo menos, 635 contas do Banco do Brasil. Embora não tenha sido objeto principal da investigação, algumas provas indicam que a organização também atuava no pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O MPF requer, ainda, a condenação solidária dos integrantes da organização no valor de 500 mil reais, conforme artigo 387, inciso I do Código de Processo Penal.
Confira a íntegra da denúncia.
Número para consulta processual da ação cautelar na Justiça Federal: 0001264-40.2012.4.01.3307 – Subseção judiciária de Vitória da Conquista.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
—
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Agrissênior Notícias – Nº 558 – 09 de fevereiro de 2016
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.
Após o antecipado “Ilhéus Folia”, vários bairros terão eventos carnavalescos no período oficial
Marcadas por blocos, marchinhas e toda a irreverência da população ilheense, as festas de momo acontecerão no Hernani Sá, Teotônio Vilela, Pontal, Conquista e Salobrinho

2016
“Estamos dando todo o apoio logístico necessário para que, além do grande carnaval antecipado que conseguimos realizar com a ajuda dos nossos parceiros, também possamos manter a tradição do evento no seu período oficial”, explica Josenaldo Cerqueira. Segundo ele, as associações de moradores estão definindo os últimos detalhes da programação. “Mas, o Hernani Sá terá carnaval nos dias 6, 7 e 9; o Pontal, nos dias 6, 7 e 8, o Teotônio Vilela, dias 7 e 8, e a Conquista, no dia 6”, informa o secretário, acrescentando que a associação do Salobrinho ainda não definiu suas datas.
Cerqueira destaca que os eventos terão a fisionomia dos antigos carnavais culturais de Ilhéus. “Além de palcos, mini trios e bandas locais, contaremos mais uma vez com toda a magia das antigas e inesquecíveis festas de momo, marcadas por blocos de sujo e arrasto, pelas velhas marchinhas, pelas tradicionais fantasias, como pierrôs, colombinas e piratas, e, principalmente, pela alegria, bom humor e irreverência da nossa população”, comenta.
Segundo Jackson Rodrigues, da Setur, a infraestrutura dos carnavais nos bairros incluirá som, decoração e sanitários químicos. “A proposta é que, ao lado das associações e dos parceiros privados, a Prefeitura dê sua contribuição para manter viva a tradição de agremiações carnavalescas, como os blocos Dinossauros e Zé Pereira”, enfatiza o servidor da Secretaria de Turismo.
“Obrigada pelo presente dessa pipoca”, diz Ivete Sangalo no Campo Grande

Manu Dias e Mateus Pereira GOVBA
MICROCEFADENZIKAGUNHA
Quando criança, ouvia dizer que o inimigo número um do ser humano era o rato.
A história mudou. Nos tempos atuais, o mosquito Aedes Aegypti passa a ocupar o posto. Fico pensando como pode caber tanta doença dentro de um reles, minúsculo, frágil e insignificante inseto. Aliás, fragilidade e insignificância é o que ele deve pensar sobre nós, humanos. Sim, somos mais fracos e mais burros do que o poderoso Aedes. Fracos porque, apesar de nossa capacidade de raciocínio – única entre todos os seres vivos – ainda não conseguimos criar antídoto para as doenças que o bicho carrega. Burros, poque somos irresponsáveis, displicentes e negligentes no trato da prevenção àquele mosquito que vai acabar infectando a nós próprios (clique aqui ).
Agora que pipocou a bomba em diversos países do mundo e a microcefalia entrou no jogo, rapidinho as campanhas governamentais foram retomadas, e cheias de fôlego; o assunto passou a ser tratado como prioritário absoluto, todo dia, o dia todo, nas esferas de governo e nos meios de comunicação, o que confirma nossa velha máxima de só fechar a porta depois de roubado.
Em paralelo, e por ironia do acaso, surge involuntariamente um tipo novo e eficaz de controle da natalidade, por conta da grave doença microcefalia.
Sim, mas… e o povo? Já tomou vergonha? Já resolveu praticar a prevenção ao mosquito?
Quem sabe agora. Mas está difícil. Afinal, o Sr. Aedes mostrou a que veio e vem provando ser bem mais competente.
Nilson Pessoa
Otimismo marca a posse dos gestores da UESC
Adélia Pinheiro e Evandro Freire foram empossados para mais um quadriênio 2016/2020 reafirmando princípios e defesa do interesse publico na realização de ações e atividades que deem resposta aos problemas e necessidades da sociedade.
A posse da professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, reitora, e Evandro Sena Freire, vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, para o quadriênio 2016/2020, foi marcada pelo otimismo. A solenidade, no auditório do Centro de Arte de Cultura Governador Paulo Souto, foi presidida pelo Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto. O governador da Bahia, Rui Costa, foi representado pelo vice-governador e secretario de Planejamento do Estado da Bahia, João Leão .
” Reafirmamos princípios e defesa inabalável do interesse público na realização de ações e atividades que deem resposta aos problemas e necessidades da sociedade. Como instituição pública de ensino superior temos responsabilidades e deveres;” destacou a reitora em seu discurso lembrando que “há quatro anos firmamos com a comunidade academica e regional o compromisso de reitorar tendo a UESC como instituição social, a educação como bem público, a gestão e o trabalho acadêmicos definidos pelos valores da autonomia, democratização, ética e excelência aliados a sustentabilidade institucional dos quais não nos afastamos.”
Último dia para pagar IPTU 2016 de Ilhéus com desconto
Quem pagar o imposto até o dia 5 de fevereiro, em cota única, terá direito a um abatimento de 15%.
Termina nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, o prazo para o contribuinte pagar, em cota única e com direito a 15% de desconto, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano. Ao todo, cerca de 35 mil carnês, com as opções de cota única e parcelamento em até dez vezes, já começaram a ser distribuídos. Também encerra nesta sexta o prazo para pagamento da primeira parcela do imposto, para quem não deseja quitá-lo de uma só vez, salienta o Gerente da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, Fernando Fernandes.
Prefeito decreta ponto facultativo em Ilhéus na próxima segunda-feira, dia 8
Determinação foi dada levando em consideração pedido dos servidores municipais
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, a pedido de diversos segmentos, incluindo dos servidores públicos municipais, resolveu determinar ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 8, véspera do feriado oficial do carnaval. Conforme a decisão do gestor, o expediente na Prefeitura será retomado no dia 10, quarta-feira, a partir das 12h.
Um dos aspectos observados pelo prefeito ilheense para a decisão leva em consideração que as instituições bancárias também não funcionarão no dia 8 de fevereiro, retornando o expediente público na quarta-feira, a partir do meio dia.
Por sua vez, o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, em audiência com o prefeito, informou que havia demanda do setor comerciário em ter conhecimento prévio do horário de funcionamento das repartições municipais. Esse segmento alega que a mesma medida foi tomada pelo Município de Itabuna e que lá o comércio acompanhará a deliberação.
No GOTAS DE PAZ
Caridade como alegria
Não há sensação mais maravilhosa do que ajudar o próximo. Como é bom trazer o sorriso num rosto amargurado pela dor. Como é bom aliviar a dor de alguém. Que felicidade trazer a esperança e a fé a alguém que perdeu a confiança no futuro. Não há bem material que pague a sensação de ser útil, de demonstrar carinho e afeto pelos nossos irmãos de jornada. Por isso a caridade está sempre acompanhada da alegria. O homem busca a felicidade nos lugares mais improváveis. Não sabe que a verdadeira felicidade se encontra tão perto. A felicidade está em servir ao próximo, como Jesus nosso Mestre tanto exemplificou durante sua passagem pela Terra. A caridade é a mãe de todas as virtudes e quem pratica a caridade está sempre em paz, alegre e feliz. Lembremo-nos de que quando partirmos daqui para a nossa verdadeira morada nada levaremos de material, mas tão somente o bem que tivermos feito, e as sementes de amor e carinho que tivermos semeado em cada coração que tenha cruzado o nosso caminho!
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/caridade-como-alegria/?utm_source=04%2F02%2F2016&utm_medium=email&utm_campaign=04%2F02%2F2016
- 1