WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930








PREVENÇÃO, PALAVRA ESQUECIDA

Já dizia minha avó “melhor prevenir do que remediar”. 

Dengue, zika e chicungunya - prevenção ZERO.
Dengue, zika e chicungunya – prevenção ZERO.
Dar chance ao azar é típico do ser humano.  Nós, brasileiros, mais ainda, daí aquele outro ditado: “brasileiro só fecha a porta depois de roubado”.

Já parou pra pensar quantos motoristas estariam usando o cinto de segurança se não fosse obrigatório por lei e sujeito a multa? E os motociclistas, quantos estariam usando capacete? Quantos de nós, mesmo os de melhor condição financeira, possuem seguro de vida? Quantos têm um extintor de incêndio em casa? Quantos usam camisinha sempre?
Pois é, e quando o assunto é prevenção ao tripé dengue/zika/chicungunya, a coisa não muda nem um pouco de figura.
Um dos slogans da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti é “se cada um fizer a sua parte, acabaremos com o mosquito”. Mas a realidade é cruel. Na massa que inclui pessoas físicas, pessoas jurídicas, setor público e setor privado, apenas uma minoria inexpressiva está fazendo a sua parte – ou seja, quase ninguém – e o efeito disso é nada mais nada menos do que ZERO. Nem mesmo o poder público consegue equacionar que,  em se reduzindo o número de mosquitos, reduz-se o número de pessoas infectadas e reduz-se, também, a despesa financeira do sistema público de saúde.
Em Ilhéus, um exemplo clássico é o velho e famoso lixão ao lado do Colégio CAIC, no Hernani Sá, zona sul. Enquanto a prefeitura dá de ombros ao problema,  populares continuam usando e abusando de um terreno não murado (cujo proprietário parece ser blindado a penalidades) para descartar toneladas de lixo e entulho, viabilizando, assim, o que pode ser um dos maiores criadouros de mosquitos Aedes Aegypti da cidade, se não o maior. Quais desses atores estão fazendo a sua parte no combate ao mosquito? Nenhum.
Moral da história: Fomos roubados. E a porta continua aberta.
Nilson Pessoa

1 resposta para “PREVENÇÃO, PALAVRA ESQUECIDA”

  • João Otávio says:

    Pensei ao ler que fosse 1° de Abril….infelizmente não é, a cidade está cada dia que passa a pior desgraça Sr. Prefeito, a cidade é dos Ilheenses e de quem dela gosta, volta para sua terra logo logo antes que acabe com nossa Ilhéus. Meus Irmãos votem consciente, deixem aqueles cinquentinha de lado, a galinha e o peixe eleitoreiro, ou então minha casa sua vida do vereador. O voto é sua única arma…

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia