LUIZ CASTRO EM: DECOLORES
DE BOBO NÃO TEM NADA
Normalmente no final de governo de todas as esferas (federal, estadual e municipal) os recursos financeiros aparecem no passo de mágica. Durante os três primeiros anos de governo é aquele verdadeiro marasmo principalmente no executivo municipal: varrição de ruas, coleta de lixo e entulhos, pintura nos meios fios, pagamento do funcionalismo com certo atraso e sem a devida correção da inflação, muito chororô, alegando que arrecadação esta aquém das despesas, os repasses estaduais e federais chegam com atraso, promessa de demissão, em fim é uma verdadeira ladainha de mentiras e tramóias políticas. Os edis por sua vez começam a reclamar a falta de atenção por parte do alcaide para seus redutos políticos. Prometem romper com o governo, começam bater nos meios de comunicação, forçando a barra e demonstrando que estão reivindicando melhorias para suas bases. Acontece que são pagos para isso!
As eleições vão se aproximando. Nas praças, no trabalho, nas filas dos bancos o comentário é um só: quem será o próximo prefeito? Será que o atual continua? E os 19 Vereadores, quais conseguiram ficar na mamata? Os cabos eleitorais começam espalhar comentários maliciosos sobre determinado pré candidato, até mesmo sobre sua vida pessoal, formando assim uma conjectura política à respeito dos candidatos. Muitos vereadores que não visitavam suas bases eleitoral voltam freqüentar, dando desculpas esfarrapadas, prometendo mundos e fundos. Tomam café, levam cesta básica para os mais necessitados, beijam as crianças, abraçam as mulheres e apertam as mãos dos homens.
Os eleitores por sua vez ficam de bituca, olhando igual a jacaré na lagoa, com um olho aberto e o outro fechado, pois dessa malandragem já estão cheios, em seus lugarejos durante os três anos, as escolas não funcionaram direito, os postos médicos não houve atendimentos, o transporte foi deficitário, a estrada continua esburacadas, o alcaide não foi lá nem uma vez para pelo menos prometer alguma coisa, até mesmo a merenda escolar que o governo federal manda, não chega para os destinatários que são as crianças.
O quarto e ultimo ano de governo ano esta chegando e a cidade começa a ferver igual a um vulcão em erupção: As obras começam a surgir, os recursos que estavam guardados para essa ocasião é tirado do fundo do baú e fazer acontecer as obras, as praias passam por uma limpeza total dando um novo aspecto de beleza ao atlântico que estava escondido sobre o matagal e a restinga, uma usina asfaltica é adquirida e a cidade é retocada igual como se retoca uma moça bonita parecida com a cidade que sempre foi bela por natureza. Escolas são soerguidas, a biblioteca publica volta ao seu funcionamento normal, o teatro municipal já em fase de acabamento com nova roupagem, distribuição de peixe na semana santa e frango no natal para a população carente, a caravana da saúde volta aos distritos e lugarejos, estradas são recuperadas, ordens de serviços são assinadas, entregas de milhares de casa do plano federal “minha casa, minha Dilma (divida)”, merenda escolar farta, postos de saúde reabertos embora alguns sem médicos e enfermeiras ou atendentes, medicação em abundancia, escola pequeno príncipe recuperada com urgência, inauguração da casa de atendimento para famílias carentes, funcionários recebendo seus salários rigorosamente dentro do prazo da lei, apesar da não correção oficial do governo federal, praças, jardins, calçamentos remodelados, sinalização do transito modernizadas, partidos aderindo a nova conjectura do alcaide no intuito de partir para uma reeleição ou indicar seu substituto, indicação de cargos do governo federal e estadual, reivindicações junto ao Governador para construção da nova ponte, porto sul, duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, reinicio das atividades do moinho, zpe entrando em ação, mudança da sede do governo municipal, transformação do Palácio Paranaguá para um museu moderno sobre os aspectos históricos da cidade, fiscalização atuante no comércio a adjacência, guarda municipal trabalhando em conjunto com a policia estadual, concurso publico para funcionários publico com salários razoáveis, tapinhas nas costas, sorrisos por todo lado, contas aprovadas pelo Tribunal de Contas, Finanças controladas apesar da crise nacional, etc.
Em fim o alcaide esta preparado para enfrentar seus futuros adversários, inteligência política não lhe falta para sair na frente, pois conta com uma Radio que lhe dar cobertura 24 horas por dia, com a melhor audiência, bons radialistas fazem seus trabalhos de maneira suave, alguns blogs lhe dão apoio, tem boa penetração na esfera Estadual e Federal no intuito de reivindicar obras para o município.
Cabe agora a oposição se unir para derrubar o gigante que esta no poder , lembrando que a nossa cidade estar a mercê de muitas obras importantes como a reestruturação dos mercados municipais, construir urgentemente a nova ponte Ilhéus-Pontal, fechamento por completo do canal do malhado como se fez na cidade de Aracaju e Itabuna, um moderno ginásio de esporte pois o atual esta a desejar, melhoramentos no estádio Mario Pessoa com a construção de novas arquibancadas, mais apoio ao esporte amador futebolístico:Colo Colo, Flamengo Amarelo e Preto, Vitoria, Ferroviário, Ypiranga, Satelite e Ilhéus, para relembrar os velhos tempos do campeonato onde o estádio lotava mesmo a noite. Sugeria também recuperar a Praça Castro Alves por ser a mais freqüentada pelos jovens e a turma da velha guarda, arborizar mais a cidade que esta cada vez mais quente, fazendo um convênio com a Ceplac, construção de pistas diversas para competição de varias modalidades esportivas, pois temos espaços suficientes na Avenida Soares Lopes, que também esta precisando de uma reforma principalmente na sua passarela onde aquelas pedras portuguesas deveriam ser retiradas e colocar um passeio liso de cimento, os próprios ortopedistas estão aconselhando não caminhar pelo passeio da avenida, pois maltrata por demais a cartilagem dos menisculos e conseqüência maltrata os joelhos (eu sou vitima, pois já tropecei três vezes).
Outras sugestões virão, espero que se eleja o melhor para Ilhéus, que é minha cidade de coração onde nasci verdadeiramente. Espero que os recursos com IPTU durem para que os novos governos ou o atual faça um orçamento que seja adequado a realidade da cidade.
Apresentamos como exemplo esta frase que foi dita há 2067 anos.
Citação de Marco Tulio Cicero, Senador Romano. “O orçamento deve ser equilibrado, o tesouro público deve ser reposto, a divida publica deve ser reduzida, a arrogância dos funcionários públicos deve ser moderada e controlada, e a ajuda a outros países deve ser eliminada.
Para que Roma não vá a falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver às custas do orçamento o Estado.” ANO 55 AC.
Colaboração de Luiz Castro
Bacharel Administração de Empresa – Aposentado
Pior Luiz Casto que infelizmente só lembra nossa Cidade de Ilhéus…uma pena. Vcs eleitores valorizem seu voto, sua única ARMA. Cuidado com as falsas promessas, escolham um candidato sério e novo preocupado com as coisas de nossa Ilhéus. Precisamos de mudanças…