Ilhéus realiza trabalho de educação para o trânsito com estudantes
Atividades gratuitas de conscientização e instrução podem ser solicitadas por escolas do município
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Trânsito (Sutran), dá continuidade ao Programa Permanente de Educação para o Trânsito, que tem por objetivo a discussão de temas relativos à segurança nas vias públicas através de palestras e atividades educativas voltadas aos estudantes, desde a educação infantil até o ensino médio. A equipe realizou trabalho no último sábado, 9, no Colégio Ideal quando, na oportunidade, os alunos puderam conhecer as principais regras, bem como esclarecer suas dúvidas com relação a esse tema.
“Considerando que as escolas são celeiros de futuros motoristas, a educação para o trânsito deve ser definida como ação para desenvolver nos estudantes capacidades de uso e participação consciente das vias terrestres urbanas e rurais, uma vez que ao circular, os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e na daqueles com quem convivem no trânsito”, destacou o superintendente Paulo Machado.
O trabalho de educação para o trânsito é iniciado sempre nas séries primárias, com o intuito de criar nessas crianças o hábito de respeitar a legislação, as boas práticas e, principalmente, de promover a cordialidade. Ainda de acordo com Machado, o objetivo é despertar uma nova consciência que priorize o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade, em substituição à competição, ao individualismo e ao exibicionismo. Essa educação deve estar baseada na prática de valores, habilidades e autoestima, onde o valor a vida seja o foco primordial.
Participação – As escolas interessadas em participar do Programa Permanente de Educação no Trânsito podem solicitar a visita da equipe da Sutran através de oficio encaminhado à sede do órgão (Avenida Roberto Santos, 86), ou através do site http://sutran.ilheus.ba.gov.br/Atendimento.