WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930






:: 13/abr/2016 . 23:11

ILHÉUS / FESTA PARA SÃO JORGE

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

Ilhéus realiza 1º Festival Literário entre 28 e 30 de abril

Evento vai reunir atrações diversas, além de concurso literário em homenagem a Sosígenes Costa

Entre os dias 28 e 30 de abril, acontece a primeira edição do Festival Literário de Ilhéus, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur), Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), Fundação Pedro Calmon e Academia de Letras de Ilhéus (ALI). O evento terá atividades na sede da ALI – na Rua Antônio Lavigne, centro, e na Praça Castro Alves.

A programação engloba feira de livros, mesas literárias, palestras, programação infanto-juvenil, saraus, oficinas, exposição fotográfica e circuitos literários, que vão girar em torno do tema “Fazer Literário e Diversidade Cultural”. O circuito terá visitação guiada aos cenários das obras de Jorge Amado, como o Vesúvio, Bataclan e outros espaços do centro histórico.

De acordo com o professor André Rosa, um dos organizadores do evento, o Festival vem coroar a riqueza literária não só de Ilhéus, que tem a marcante história das obras de Jorge Amado em sua rua e seu povo, mas também da região sul da Bahia, que revelou autores de grande relevância, como Sosígenes Costa, Cyro de Mattos, Adonias Filho, entre outros.

Concurso – Um dos pontos altos do Festival Literário de Ilhéus será a cerimônia de entrega I Prêmio Literário Sosígenes Costa, que vai premiar um autor de obra inédita de poesia com a quantia de mil reais e a publicação do livro pela Editus. A solenidade marcará a abertura do festival, no dia 28, na Academia de Letras. O concurso recebeu inscrições de escritores de 14 cidades baianas. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento – http://www.flios.com.br/.

OPUS DEI

Amar o mundo apaixonadamente

A mensagem de São Josemaria vivida por pessoas comuns, recolhida em um pequeno documentário.

APAE DE ILHÉUS TRABALHA A ÁGUA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS

A Escola Flor do Cacau, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, tem trabalhado a água com os alunos, neste mês de abril. Por meio do planejamento pedagógico que elencou o meio ambiente como tema central para outros subtemas, a ideia é perpassar vários assuntos presentes na vida em comunidade.

DSC_0025

APAE – ILHÉUS

De acordo com a coordenadora pedagógica Silvana Ramos da Silva, foram realizadas diversas atividades com os alunos para a compreensão sobre a importância da água para a vida no planeta, para a nossa própria vida e alimentação. Desde noções de higiene pessoal, dos alimentos e saúde, à identificação do ambiente poluído e os malefícios da água suja, foram trabalhadas, por exemplo, ações como exibição de vídeos de conscientização, experiências para mostrar as diferenças entre a água suja e a água limpa, e uma caminhada no caminho principal da Urbis, em que os apaeanos puderam verificar a poluição do canal de esgoto que passa nessa mediação.

A ideia é conscientizar sobre o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à vida saudável e ao uso responsável dos recursos hídricos. “Os alunos vão despertando essa capacidade de compreensão, e, aos poucos, começam a intervir em suas comunidades, mostrando aos pais e pessoas da convivência deles sobre o que é trabalhado na escola. Isso os torna agentes de transformação”, destacou a coordenadora Silvana Silva, que lembrou o último tema ligado ao meio ambiente, sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito aedes aegypt, transmissor da zika vírus, dengue e chikungunya.

Escassez de chuvas leva Embasa a reduzir preventivamente a oferta de água em Ilhéus

A falta de chuvas no sul do estado e a pouca disponibilidade de água na barragem do Iguape e na barragem do rio do Engenho, mananciais que abastecem Ilhéus, levou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a reduzir preventivamente a oferta de água na cidade em cerca de 15%. Com isso, a distribuição será feita por áreas de abastecimento que, a partir da próxima segunda-feira, dia 18, passarão a receber água em dias alternados. Essa foi a solução encontrada para garantir a continuidade do fornecimento de água diante dos efeitos da estiagem prolongada e atípica que acontece na região.

De acordo com o gerente da Embasa na região, Danilo Gomes, serão afetados com a medida cerca de 24.100 domicílios de um total de 53.200, em Ilhéus, distribuídos em 17 setores de abastecimento. “Como teremos que captar menos água, para não esgotar a disponibilidade dos mananciais, e distribuir para o mesmo número de residências, é preciso que todos mudem seus hábitos, até que volte a chover, consumindo água de forma racional e mais inteligente para que não venha a faltar”, explica Danilo.

Recomendações

Nesse cenário, é importante evitar o uso de água potável para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins. Para esses fins, é recomendável o reuso da água de lavagem de roupas ou da lavagem de hortaliças e legumes (ver mais dicas no hotsite eueconomizoagua.com.br). Também é preciso que a população seja vigilante em relação a vazamentos na rede interna do imóvel onde mora ou de onde frequenta, como shoppings, centros comerciais e repartições públicas e em relação a vazamentos na rua.

Para informar sobre vazamentos na rede pública distribuidora de água, basta ligar 0800 0555 195 para que a Embasa providencie o conserto da tubulação e evite perda de água na distribuição.

No GOTAS DE PAZ

Podemos vencer

Podemosvencer

GP

Às vezes nos encontramos em meio a muitas dificuldades. Temos a impressão de que nada dá certo para nós. O desânimo toma conta, perdemos a confiança e a fé. Sentimo-nos sozinhos, ao abandono e sem esperança. É como se fossemos esquecidos por Deus.  Muitas dificuldades são causadas por nós mesmos, por agirmos mal, sem pensar e pesar as atitudes que temos na vida. Outras contrariedades, adversidades, podem ocorrer como necessidade de  aprendizado para nós. De qualquer modo, Deus nos deu a capacidade e a inteligência para resolvermos os problemas. Ele confia em nós porque conhece o potencial de cada um. Se Deus permite que passemos por determinadas situações difíceis é porque Ele sabe que temos condições de vencer. Por isso, quando você se encontrar em dificuldades lembre-se de que não está só. Deus está ao seu lado de alguma maneira, amparando, ajudando para que você saia vitorioso, mais forte e mais confiante na vida. Ore e confie. Deus sempre está com você!

http://www.gotasdepaz.com.br/podemos-vencer/?utm_source=13%2F04%2F2016&utm_medium=email&utm_campaign=13%2F04%2F2016





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia